sábado, 16 de abril de 2011

QUEDA DE SANSÃO

Ao estudar a Palavra de Deus, em Juízes, temos uma história emocionante que relata a vida de Sansão, porém como toda a Bíblia, esta história não é apenas bonita e emocionante, ela é uma mensagem que vem do coração de Deus para nós, a fim de sermos iluminados e guiados por Ele.

Em Números capítulo 6, o Senhor Deus faz conhecer a Moisés os mandamentos a respeito do voto de nazireu, que na época era um voto de separação do mundo para viver purificado na presença de Deus.

Números 6

1 e falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR,

3 De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.

4 Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.

5 Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.

6 Todos os dias que se separar para o SENHOR não se aproximará do corpo de um morto.

Hoje, ser nazireu é ser santo, separado para Deus, ou seja, é o que todo cristão deve ser.

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" (I Pedro 1 : 15)

Leiamos:

Juízes 14

5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.

6 Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.

8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.

9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.

Então na verdade todos nós devemos ser nazireu, assim como foi Sansão, e diante desta revelação do Senhor Jesus é que devemos analizar e meditar na Palavra de Deus.

No início do capítulo 14 de Juízes, Sansão começou o ministério que Deus havia lhe dado, o primeiro ato de Sansão foi lutar com um filhote de leão que foi em direção a ele quando chegou às vinhas de Timnate com seu pai e sua mãe.

Notamos então que o Espírito do Senhor se apoderou de Sansão para que este despedaçasse o leão.

Isto é o que Deus faz conosco também, quando aceitamos a Jesus como nosso único salvador, o Senhor nos levanta, nos dá poder, para derrotarmos satanás em nossas vidas, e com a força da Palavra de Deus conseguimos destruí-lo de nosso caminho, porém nunca devemos agir fora da Palavra de Deus, como aconteceu com Sansão, na verdade a derrota dele não foi porque Dalila cortou seu cabelo, a derrota começou quando Sansão desobedeceu a Palavra de Deus, aproximando-se e até tocando no corpo de um morto, que era o leão, notamos também que a Bíblia relata que Sansão apartou-se do “caminho” para ver o corpo do leão morto, ele saiu do propósito de Deus para ver o morto. Assim como aconteceu com Sansão, acontece hoje com muitos cristãos que se desviam do caminho, que é Jesus, para ver o que aconteceu com as obras do mundo que foram destruídas de sua vida, só que o diabo é astuto, e preparou para Sansão uma armadilha eficaz, ao se aproximar do corpo do leão morto, ele viu um enxame de abelhas e mel, o que sem pensar o fez a tocar no corpo e pegar o mel e comer.

Ao analisarmos o que Sansão fez, podemos verificar que satanás faz o mesmo conosco hoje, pois após derrotá-lo em nossa vida, ele tenta nos atrair novamente ao mundo nos mostrando que aquilo que lutamos e expulsamos de nossa vida pode ser bonito e até gostoso aos nossos olhos após sairmos do caminho que é o próprio Jesus.

Sair do caminho do Senhor é o início da derrota para o cristão, como foi também para Sansão, que não obedeceu a lei ao se aproximar do corpo morto do leão e ainda por cima o tocou.

Satanás astuto, assim como usou a Palavra de Deus contra o Senhor Jesus no deserto (só que este não caiu), usou também contra Sansão e usa contra nós também, só que da maneira destorcida.

Na lei, Deus falou para Moisés que quem fizesse voto de nazireu não poderia se aproximar do corpo de um morto, pois Sansão saiu do caminho e se aproximou do corpo morto do leão atraído por aquilo que lhe é agradável, que era o mel, que na Palavra de Deus significa a doçura de Deus.

"E lhes deste esta terra, que juraste a seus pais que lhes havias de dar, terra que mana leite e mel." (Jeremias 32 : 22)

"Come mel, meu filho, porque é bom; o favo de mel é doce ao teu paladar." (Provérbios 24 : 13)

Hoje se sairmos do caminho vamos nos aproximar daquilo que em nossa vida já estava morto, vamos nos sentir atraídos por aquilo que já estava morto, pois satanás vai nos induzir a ver algo bom e atraente no que está morto, e por fim se tivermos contato com o que já morreu em nossas vidas e provarmos da falsa doçura do mundo, então como Sansão, ali já estaremos derrotados, e para chegarmos ao fundo do poço, como Sansão chegou, será questão de tempo.

Nunca devemos em nossa caminhada sairmos do caminho, nem que pareça aos nossos olhos tão atraente a oferta, pois fora do caminho só há ofertas de satanás, para nos destruir.


Flávio Franklin.