sexta-feira, 19 de março de 2010

FALTA DE ENTENDIMENTO

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16 : 33)

Esta frase que o Senhor Jesus diz, (sim diz, pois Ele continua dizendo tudo o que está escrito na Palavra de Deus), causa muita polêmica e engano, porque a maioria dos cristãos acha que tudo de ruim que passam na vida é conseqüência do que está escrito aqui, só que a quem o Senhor Jesus revelou a Palavra sabe que não é bem assim.

O Senhor começa dizendo que nele temos paz, na sequência, diz que no mundo teremos aflições, mas a frase não termina aqui, pelo contrário o principal está na continuação da frase, só que o diabo engana até mesmo os que são do Senhor, usando a própria Palavra de Deus de maneira destorcida ou faltando o restante de uma frase, assim como satanás tentou enganar a Jesus no deserto quando estava sendo tentado, assim ele tenta hoje e muitas vezes até consegue enganar os cristãos, pois não se firmam na Palavra.

"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra." (Mateus 4 : 6)

Nesta frase o diabo citou para Jesus uma passagem da Bíblia que está em Salmos 91, só que se notarmos bem após ele dizer: “Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito,...”, ele não cita a parte da Palavra que diz:para te guardarem em todos os teus caminhos.” Porque? Porque satanás quis enganar o Senhor Jesus com a própria Palavra de Deus faltando uma parte dela, a parte principal, pois se ele citasse esta parte Jesus poderia dizer ao diabo que não precisaria saltar do pináculo, pois se Deus o guardaria em todos os seus caminhos, então em qualquer lugar Ele o guardaria, não precisando assim saltar para provar que Deus estava com Ele.

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." (Salmos 91 : 11)

"Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra." (Salmos 91 : 12)

Assim é também a frase que estamos estudando em João 16 : 33, pois cremos que em Jesus temos paz e que no mundo teremos aflições, mas o diabo muitas vezes lança seus dardos inflamados em nossa mente para não darmos atenção ao principal da Palavra, pois quanto mais adquirimos conhecimento mais satanás estará derrotado em nossa vida.

“...mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Aqui na parte principal o Senhor nos diz para termos alegria (bom ânimo) diante das aflições, mas como ter alegria diante de algo ruim? Simples, a resposta está na própria frase, pois Ele nos diz: “EU VENCI O MUNDO.” Que palavras maravilhosas, pois as aflições nós teremos, mas devemos estar alegres porque Ele venceu o mundo, ora se o Senhor Jesus venceu o mundo então o mundo já foi vencido por Ele, então em consequência, tudo que há no mundo já está vencido, ou seja, o pecado, as doenças as tristezas, angústias, enfim tudo que não provém do Senhor já está vencido, para nós que estamos em Cristo Jesus, pois somos feitos novas criaturas.

Não precisamos vencer o mundo, pois ele já foi vencido, prova disto está em Romanos 8 : 37, em que o Senhor nos diz que somos mais que vencedores.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8 : 37)

Ora, se somos mais que vencedores, é porque Ele já venceu, pois o vencedor luta para vencer, mais o “mais que vencedor” não precisa fazer nada a não ser obedecer o vencedor, ou seja aquele que lutou por ele.

Mas o inimigo astuto faz com que muitos não dêem a devida importância para a parte principal da Palavra, e assim ele vai ganhando terreno na vida daqueles que não atentam para a Palavra de Deus, como Jó que sofreu porque faltava a ele o conhecimento da Palavra, ele era um homem reto, temente a Deus, se desviava do mal, mas mesmo assim não tinha o devido conhecimento da Palavra.

"Jó falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência." (Jó 34 : 35)

E no último capítulo de Jó, ele mesmo reconhece sua falta de entendimento:

"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." (Jó 42 : 3)

Só depois deste reconhecimento de Jó, é que Deus virou o cativeiro dele, e até hoje muitos cristão andam sofrendo por falta de entendimento, pois não querem buscar ao Senhor de todo coração, não querem a Palavra.

E ainda imputam a Deus os males que estão sofrendo, como se o Senhor fosse mal, se estão sofrendo é porque estão falto de entendimento da Palavra de Deus e não porque o Senhor disse que no mundo teremos aflições, pois apesar delas, se estivermos na Palavra, teremos bom ânimo e veremos verdadeiramente que o Senhor venceu o mundo.

Só há uma maneira de se obter o conhecimento, lendo e se dedicando de todo o coração a Palavra de Deus.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Crônicas 7 : 14)


Flávio Franklin.

Nenhum comentário: