quinta-feira, 11 de setembro de 2008

BENÇÃO  E  MALDIÇÃO

...de uma só boca procede benção e maldição.” Tg 3.10

O mundo espiritual é uma realidade onde encontra-se os seres espirituais, não podemos vê-los mas sentimos sua influência direta na vida. Muitos cristãos ainda não despertaram para este fato e vivem cegos, recebendo em si as conseqüências de sua incredulidade.
Abençoar e amaldiçoar é uma autoridade dada aos homens por Deus desde a antiguidade e vemos na Palavra a sua seriedade. As recomendações feita pelo Senhor são inúmeras quanto ao falar, pois, as palavras podem dar vida ou morte.
Mateus 12.36,37
“Digo-vos que toda palavra frívola ( fútil, leviana, volúvel, vã) que proferirem os homens , dela darão conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pela tuas palavras serás condenado.”

Tiago 3.10
“... De uma só boca procede benção e maldição.”

Marcos 11.23
“ Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar... Assim será...”

Marcos 11.14,21
“...Nunca jamais coma fruto de ti... A figueira que amaldiçoaste, secou.”

A palavra é dotada de poder para abençoar e amaldiçoar.

AMALDIÇOANDO A SI PRÓPRIO ( Sl 109.17)
Geralmente se vê esta questão de outro ângulo, sempre como sendo amaldiçoado por alguém; mas na maioria das vezes auto-amaldiçoa-se de forma involuntária e recebem na vida as conseqüência pela liberação de palavras e expressões indevidas, por exemplo:

Sou idiota; não presto para nada; meu destino é sofrer; sou azarado; nasci para o fracasso; nunca vencerei; sou danado; e muitas outras. Estas expressões quando proferidas, autorizam aos espírito demoníacos a agir fazendo acontecer o declarado. Portanto cuidado com as palavras.

A auto-estima também é abalada quando se fala do corpo, por exemplo:
Não gosto do cabelo; da boca; dos olhos; dos dentes; do nariz ; sou gordo etc. estas lamentações abre as portas para o maligno agir e a situação torna-se muito grave.

Muitos nos momentos de dificuldade ou mesmo ao divertir-se fazem pedidos terríveis. Isto é dar brecha ao diabo e ele age. Veja o exemplo judeu:
“Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos (Mt 27.24,25)

O resultado é visível até nos dias atuais; perseguições, mortes, exílios, guerras intermináveis, etc. Assim é a vida dos Israelitas.

A Palavra tem muito poder! (Mt 15.11 e Tg 3.6)

AMALDIÇOANDO O PRÓXIMO ( Ec 7.22)
Quanto ao próximo, deve-se ter o cuidado de não proferir palavras não edificantes, pois pode-se amaldiçoá-lo. Na Bíblia vê-se o exemplo de Noé, que amaldiçoa seu filho Canaã .
“... Maldito seja Canaã..” (Gn 9.24-27)

E assim foi amaldiçoado, poucas palavras mas o suficiente para a desgraça de alguém.
Deve-se ter um cuidado especial com palavras ou expressões que verdadeiramente desconhecemos o significado, como exemplo veja:
Danado, muito comum no Brasil, mas seu significado é condenado ao inferno. (Dicionário Aurélio)

AMALDIÇOANDO AS AUTORIDADES (Ex 22.28 e Ec 10.20)
Devido as grandes dificuldades o homem está muito propenso a descarregar nas autoridades (vereador, prefeito, dep.,governador, presidente e outras) os seus males e geralmente o faz com palavras pesadas, de maldição. Os cristãos precisam ter o cuidado de não procederem de forma pecaminosa a semelhança dos ímpios; a vontade de Deus é que sejam abençoados, que orem por eles.

Quando os governantes são amaldiçoados , as conseqüências recaem sobre seus cidadãos (Rm 12.14) .

AMALDIÇOANDO OS FILHOS ( Gn 9.24-27)
É extremamente fácil praticar o ato da maldição contras os filhos. Por serem cheios de energia e em muitos casos desobedientes, teimosos e respondões, facilmente enerva os pais, que usam palavras e expressões de maldição.

Pais, cuidado com os termos usados em relação a seus filhos, falem palavras edificantes , construtivas e positivas; assim certamente serão honrados pelo Deus vivo.
Paguem o preço pelo filho, orando; jejuando; ensinando; levando-os aos montes; vales e matas para orar.

Arrependimento, atalho para o avivamento

"Como será que podemos fazer com que este avivamento venha rápido? Como atrair a Glória de Deus para que Ele faça chover sobre nós de uma forma tremenda nestes dias?

Oh!!! Deus nós precisamos de avivamento por favor apresse o seu derramar sobre nos!!!Como podemos achar um atalho para o avivamento?"

Tenho dito e percebido que o arrependimento é um sinal de avivamento e creio que também é uma chave para o mesmo. A mensagem de João o Batista era:

" arrependei-vos pois esta próximo o Reino dos céus"

O primeiro sermão de Jesus, em Mateus 4:17 foi

"Arrependei-vos, pois esta próximo o reino dos céus"

Somos um ministério missionário e vivemos da obra, colabore! Invista em missões sem gastar nada!

Em outras palavras: João e Jesus estavam dizendo que o reino esta próximo mais precisamos de arrependimento, creio que nestes dias nós podemos dizer que o avivamento esta próximo mas nós precisamos de arrependimento, quando o Espírito Santo veio sobre a igreja primitiva a primeira mensagem que foi liberada naquele dia foi uma mensagem de arrependimento, atos 2:37 muitas vezes nós.

Temos pregado sobre avivamento, mover de Deus vinho novo e etc..., as pessoas começam a pensar que avivamento é cantar ou gravar cds ou fazer conferências ou ter a igreja cheia, nós só vamos experimentar verdadeiro avivamento quando uma onda de arrependimento vier sobre nós um clamor por santidade invadir as nossas reuniões; em Ez.9 : 4 Deus manda marcar aqueles que tem um peso por santidade que não suportam a impureza na casa do Senhor .

Jesus, a palavra diz a respeito dele que: "- O zelo pela tua casa me consumiu", Deus esta procurando homens e mulheres estes dias aos quais o zelo pela a santidade os consumam, eu não quero que Deus passe por nossa geração e espere por outra que esteja disposta a gemer e pagar um preço por Santidade . Se, queremos avivamento, precisamos mudar nossa temática ARREPENDIMENTO precisa voltar para as nossas pregações as lágrimas de arrependimento precisam voltar, quem nunca ouviu falar do famoso sermão de Jonanthan Edwards: "- Pecadores nas mãos de um Deus irado" enquanto ele lia o sermão na Igreja as pessoas se agarravam nas pilastras clamando por arrependimento com convicção de pecado.

Oh!!!! Deus traga de volta momentos como estes onde tenhamos convicção de pecado e aos berros se preciso for, clamemos por Perdão, Perdão... Quantas vezes amamos mais as coisas do que pessoas; mais aos prédios do que ao Senhor; colocamos o mármore antes de almas; granito antes das nações e etc, etc...

Meu coração tem fervido com este tema, precisamos de avivamento para que as nações sejam tocadas, Deus tem abençoado a igreja Brasileira nestes dias e vai abençoar muito mais o que faremos com o que o Senhor nos der, construiremos grandes impérios ou o Reino de Deus na terra, muitas vezes precisamos parar e perguntar: " - Qual reino estamos edificando: o nosso, o da nossa denominação, ou o Reino do nosso Deus?"

Precisamos nos arrepender por gastar os recursos que o Senhor tem nos dado em coisas que ele não nos mandou fazer.

O tema arrependimento não e um tema muito atrativo, mas eu estou convencido de que o arrependimento genuíno vai abrir uma enchente do mover de Deus cidades inteiras serão transformadas, o arrependimento traz contrição e quebrantamento, e nós sabemos que Deus não resiste ao contrito e quebrantado de coração, o arrependimento nos leva de volta ao caminho que não deveríamos ter saído o caminho da Santidade, pureza, renúncia, humildade, etc ...

Você talvez ao ler isto está pensando:

"Mas arrepender do quê eu estou jóia" "não tem nada para me arrepender", provavelmente vou começar a falar um pouco sobre tipos de arrependimentos que encontramos na bíblia .

Parte ll

Efeitos do arrependimento:

Efeitos de um arrependimento genuíno: Em ll crônicas 7:14 diz "Se o meu povo que se chama pelo o meu nome ..." é interessante olhar este texto de uma perspectiva diferente; O Senhor aqui esta dizendo não importa a situação se houver retorno para mim se voltar para mim, em outras palavras se houver arrependimento a situação pode ser revertida. A mais ou menos uns dois anos atrás , ouvia-se uma palavra de que viria uma onda de arrependimento sobre a Igreja, mas ao mesmo tempo se falava de avivamento parecia um paradoxo mas agora, dois anos depois estamos começando a entender que o arrependimento abre ou rompe uma grande porta para avivamento. Vamos analisar alguns textos de Lucas 15:

Aqui Jesus começa a citar três parábolas. A primeira Ele se refere a um pastor que tinha cem ovelhas e uma delas se desviou do caminho e ficou perdida ele deixou as outras e foi atrás da perdida e quando a encontrou ficou cheio de alegria, voltou com ela nos seus ombros, e disse ele que há alegria nos céus por um pecador que se converte. O interessante com esta parábola que tanto conhecemos é que Jesus não esta falando de alguém que nunca foi ovelha ele fala de uma ovelha que foi ovelha daquele pastor e se desviou, é obvio que este texto também se aplica as pessoas que se encontram com Jesus a primeira vez mais é importante entendermos que Jesus falava de alguém que era ovelha e o arrependimento produziu alegria nos céus.

1- Arrependimento causa alegria nos céu

Jesus continua, citando a história de uma mulher que tinha dez dracmas e perdeu uma ficou completamente desesperada varreu o chão da casa buscou com diligencia até encontrá -la e quando a encontrou chamou as amigas e vizinhas e celebrou fez festa. Você pode perceber que aqui também fala sobre arrependimento Jesus cita no verso 10 que há alegria diante dos anjos , ele afirma que quando existe o arrependimento ele libera alegria nos céus .

Como se não bastasse o mestre continua o capitulo com mais uma parábola sobre desviados a famosa parábola do filho pródigo e que mais uma vez eu me surpreendo por encontrar coisas novas e tão maravilhosas todas as vezes que me deparo com esta palavra, Jesus cita como o filho mais novo saiu de casa e foi viver sua vida e depois " caindo em si" Arrependendo-se voltou com o desejo de ser apenas servo.

Uma das coisas que sempre me intriga em pessoas que se dizem arrependidas e voltam para pedir perdão é que elas muitas vezes dizem me perdoe mas... você também fez isto ou aquilo , na minha opinião no arrependimento não há lugar para mas... mas, ou justificativas , o filho pródigo estava realmente arrependido pois ele voltou com o desejo de ser Servo.

Em reposta a este arrependimento sincero o pai o viu de longe E correu ao encontro do filho, o texto diz que o pai lançou-se ao pescoço do filho e o beijou, Oh....!!!! que cena maravilhosa o filho pródigo voltando para casa desejando apenas ser servo, ainda nem havia chegado de longe o pai correu ao encontro do filho, o Arrependimento move o Pai a correr em nossa direção, e se lança ao nosso pescoço, quando o pai está presente então há avivamento, festa alegria , e restauração .

Nós vimos que o arrependimento move os céus, os céus se alegram quando há arrependimento, O senhor se alegra quando há arrependimento genuíno Ele corre em nossa direção, talvez você pergunte porque em nossas reuniões (Cultos) nós oramos e pedimos para que o Senhor venha e muitas vezes nós saímos da mesma forma que entramos, talvez a resposta seja que nós não estamos vivendo uma vida de arrependimento, quebrantamento e contrição. Precisamos pedir ao Espírito Santo para gerar arrependimento em nossas vida.