sábado, 27 de setembro de 2008

TRANSFORMANDO ÁGUA EM VINHO

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2)


O primeiro milagre de Jesus Cristo onde começou a manifestar sua glória ocorreu em um casamento em Caná da Galiléia, onde Jesus e seus discípulos foram convidados para as bodas. (João 2 : 1-11)

Este foi o primeiro milagre de Jesus, e é de fundamental importância estudarmos as revelações contidas nesta passagem, pois aqui está um dos mistérios de nossa vida com o Deus vivo.

As pessoas estavam em uma festa importante, pois era um casamento, então faltou o vinho.

"E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho." (João 2 : 3)

O vinho na época de Jesus era o melhor da festa, não era alcoólico, era um suco da uva puro, feito artesanalmente, todos os convidados de uma festa esperavam pelo melhor vinho, o melhor da festa, a alegria da festa.

No versículo acima notamos que o vinho faltou, acabou, o que aconteceu ali foi algo inesperado, algo ruim, pois o melhor da festa havia acabado.

Então diante de tal situação e conhecendo Jesus como sendo filho de Deus que pode todas as coisas, sua mãe lhe disse que não tinha mais o vinho.

Este vinho que acabou representa para nós o melhor do mundo, a alegria do mundo, em fim as coisas do mundo que deixam as pessoas carnais felizes.

"Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." (João 2 : 4)

Aqui então Jesus responde a sua mãe com uma pergunta (Que tenho eu contigo?), e logo acrescenta (Ainda não é chegada a minha hora), se analisarmos esta pergunta com nossos conceitos carnais parece até que o Senhor Jesus foi mal educado com sua mãe, ou no mínimo menosprezou a informação dela, que o vinho havia acabado.

Porém o Senhor Jesus não estava na festa como Jesus filho de Maria, mas como o Senhor e Salvador Jesus Cristo, filho do Deus vivo, e como tal, não se submete aos desejos humanos, somente os de Deus.

"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." (João 2 : 5)

Em seguida que Jesus disse a Maria que ainda não era chegada sua hora, ela então por ter uma vida de comunhão com o Senhor dirigiu-se aos serventes e disse para eles fazerem absolutamente tudo o que Ele (Senhor Jesus) vos dissesse.

E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes (medidas).

Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.” (João 2 : 6,7,8)

Nos versículos acima Jesus então disse para encherem as seis talhas com água e prontamente sem questionamentos encheram as talhas, interessante é que este milagre foi o primeiro de Jesus, ninguém tinha o visto fazer milagres antes mas mesmo assim eles obedeceram as ordenanças Dele, então na seqüência Jesus mandou que levassem as talhas para o mestre-sala e novamente assim o fizeram.

"E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo," (João 2 : 9)

"E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho." (João 2 : 10)

Nestes versículos acima ouve a consumação do milagre, onde Jesus transformou a água que estava nas talhas em vinho bom, o mestre-sala ficou surpreso com o noivo, pois ele pensou que fosse o noivo que tivesse guardado o vinho bom para o final da festa, e o costume era ao contrário os noivos guardavam o vinho inferior para o final, só que ele não sabia que Jesus tinha transformado a água em vinho por isso era o melhor vinho.


Esta passagem toda relatada no livro de João, é um ensinamento maravilhoso para nós, pois é exatamente isto que o Senhor quer fazer conosco hoje, Ele quer transformar a água de nossa vida em vinho bom.

A água é sem gosto, sem cheiro, sem cor, talvez a sua vida hoje esteja desta maneira, sua vida pessoal, intima, financeira, mas eu te digo uma coisa Jesus quer transforma-la em uma vida nova, Ele quer dar a todos nós o melhor da festa, porém temos que fazer algo para ele poder agir.

Devemos fazer tudo o que Ele nos disser, sem quetionar-mos, sem murmurações.

E oque Ele nos diz? A resposta está na Bíblia. O que Ele diz hoje, é o que sempre disse para o povo, ou seja para nós guardarmos Sua palavra, os seus mandamentos, este é o segredo para os milagres começarem a se manifestar em nossas vidas.

Estes dois versículos entre tantos outros citados na Bíblia, nos dão a clara revelação do que Jesus nos diz para fazermos.

"FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos." (Provérbios 3 : 1)

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15 : 7)


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A MENTIRA E A VERDADE

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44)


"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)


As pessoas sabem o que é a mentira e a verdade, entretanto a maioria delas não sabem o profundo significado do que representam estas opostas posições.

E você sabe o que é a mentira? E a verdade ?

Como tudo que há, e o que virá está escrito na Palavra de Deus (Bíblia), a mentira e a verdade também estão lá.

Entre várias passagens que falam sobre mentira e verdade na Bíblia, eu destaco estes dois versículos, pois eles explicam profundamente estes assuntos.

Em João 8:44, Deus quis nos mostrar que o diabo, satanás foi o genitor da mentira, e mais, que quem anda na mentira é praticamente filho do diabo, isto é muito profundo, mas é o que está escrito na Bíblia, e se não acreditamos na Bíblia, então confirmaremos que somos legítimos filhos do diabo.

Ao perguntarmos qual foi o primeiro homicídio no mundo. Muitos responderão que foi Caim matando Abel, não está errado esta visão, só que é uma visão material, pois materialmente Caim matou Abel. Porém se analisarmos os versículos 16 e 17 do capítulo 2 de Gênesis verificaremos que Deus tinha ordenado a Adão para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, para não morrer.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16-17)

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." (Gênesis 3 : 4)

"Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3 : 5)

No entanto satanás figurado aqui por uma serpente, usou da mentira para matar a criatura de Deus, satanás, muito astuto usou doque é dele pois é mentiroso, para tirar o homem da presença, da comunhão com Deus, pois ele sabia que se o homem provasse da árvore do conhecimento do bem e do mal, seria afastado da presença de Deus, isto significa a morte pois homem que não tem comunhão com Deus, está morto, esta é uma verdade.

Logo satanás usou uma mentira para matar Adão e Eva, então este foi o primeiro homicídio ocorrido no mundo. “ Ele foi homicida desde o princípio...”

Quando Adão e Eva provaram da árvore do conhecimento do bem e do mal, aconteceu algo sobrenatural e terrível com eles e com a humanidade, os olhos (a mente) deles se abriram, isto era tudo que satanás estava querendo, pois o homem com sua mente aberta seria como uma porta aberta para entrada livre da vontade dele no homem.

...se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” esta foi a frase que seduziu o homem a desobedecer a Deus. O homem realmente ficou sabendo o bem e o mal, porém morreu, morreu para o criador, o homem não suportaria ser igual a Deus, pois o mal vem do diabo e o homem não tem forças para derrotar o mal. O homem se tornou morto, fora da presença de Deus e com o mal impregnado, que situação terrível.

"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente," (Gênesis 3 : 22)

"O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." (Gênesis 3 : 23)

Então através deste conhecimento, sabemos que a mentira não é simplesmente não dizer a verdade a alguém, más é realizar o que não está na palavra de Deus, pois tudo que fizermos fora da palavra de Deus estaremos realizando uma mentira, e nos tornando filhos do diabo.

...não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

Porém com Sua infinita misericórdia e sabedoria o Senhor traçou um plano para neutralizar este acontecimento terrível da mentira, Ele enviou a verdade para que todo que nela creia seja feito verdadeiro e volte a viver.

Quem é ou o que é a verdade então? Verdade não é simplesmente falar a verdade a alguém.

Verdade é Jesus Cristo, é a Palavra de Deus, é a vida.

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)

A Bíblia é a verdade, o que está fora dela é a mentira.

"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus." (Apocalipse 19 : 13)

Jesus é a Palavra de Deus, é a verdade, e o único pelo qual podemos derrotar a mentira (satanás).

Se toda a palavra de Deus é a verdade, então tudo que está escrito nela é a verdade

Temos que tomar posse de tudo que há na palavra da verdade.

"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1 : 18)

Não nos deixemos enganar, quem não está na verdade, não está na Palavra de Deus, não vive pela Palavra, não pratica tudo que está escrito nela, está na mentira, logo é mentiroso e irá para o lago de fogo.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)

Cuidado, Deus fala claramente aqui que todos os mentirosos sofrerão a segunda morte, todos que não andam na verdade.

Busque ao Senhor, procure ter intimidade com Deus, ore, leia a Palavra (Bíblia) sempre, fazendo assim você estará na verdade, e não aceitará mais a mentira em sua vida.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

TEMA O NOME DE JESUS

Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. (Malaquias 4.2)

Em todas as gerações e culturas, sempre há pessoas religiosas, as quais servem a ritos e práticas na esperança de agradarem a Deus e, assim, poderem se livrar das mazelas que as acometem. Entretanto, está provado que isso não ajuda, ao contrário, até atrapalha!

UM EXEMPLO - Os judeus eram o povo de Deus, tinham as Escrituras (o Velho Testamento), mas não entendiam que deviam temer (respeitar) o Nome do Senhor, servindo e obedecendo-Lhe. Hoje, o mesmo acontece nas chamadas igrejas cristãs, nas quais muitos julgam que, por pertencerem a uma denominação antiga, terão certo status espiritual ou acesso “mais direto” ao trono de Deus.

A promessa aos israelitas era somente para os que temessem o Nome do Senhor. A esses nasceria o Sol da Justiça. Este é, exatamente, um dos codinomes do Senhor Jesus. O Sol ofusca, esquenta, abrasa e por nada é afetado. Assim é o nosso amado Salvador. Para quem não teme o Nome dEle, nenhuma bênção é prometida.

O NOME DE PODER - A verdade é: tudo de que precisamos (o que Deus fará por nós ou em nosso favor) está no Nome de Jesus. Temer esse Nome é respeitá-lO, usando-O contra todos os males que surgirem em sua vida; é entender que esse Nome abre os Céus, liga-nos ao Pai e opera o que determinamos de acordo com a Palavra.

Experimente agir pela fé, em Nome do Senhor Jesus, contra a dor ou outro sofrimento qualquer, e você verá o diabo ser amarrado: a cura, o livramento, a prosperidade e a vitória sobre as ciladas malignas em sua vida.

O Sol da Justiça (Jesus) nasce no viver de quem teme Seu Nome, o qual traz a salvação debaixo de Suas asas e, com elas, protege todo aquele que Lhe obedece. A palavra salvação, no original grego, inclui: cura, libertação, solução de problemas e toda operação divina.

Para quem teme o Nome, os bezerros crescem e são mais fortes do que os de outras pessoas que não O respeitam. Isso quer dizer que o Senhor Deus tem uma alimentação especial (bênçãos espirituais e naturais) para dar àqueles que temem o Seu Nome.

A CONFIANÇA DE DAVI

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. (Salmo 16.11)

O rei Davi fez inúmeras confissões da sua confiança em Deus, a qual era fruto de suas meditações nas declarações do Senhor. Ele sabia que esse é o segredo do sucesso e, por isso, foi bem sucedido em tudo que fez. Davi usava sua fé para vencer os inimigos, mas também para declarar sua certeza de que em tudo o Senhor cuidaria dele e o abençoaria.

A VEREDA DA VIDA - Davi declarou que o Altíssimo o faria ver o Caminho da vida, referindo-se ao Senhor Jesus, que ainda não tinha vindo ao mundo. Mil anos se passaram, e, um dia, no seio de Abraão, cumpriu-se a promessa; uma luz brilhou e, para a alegria de todos, nasceu o Filho de Deus. Trinta e três anos se passaram, e Ele foi crucificado, mas derrotou Satanás e todo o seu império; foi morto, mas ressuscitou e vive para sempre. Jesus é a Vereda da Vida, na qual há abundância de alegrias e delícias perpetuamente. Confie, meu irmão, pois o nosso Deus não falha em Suas promessas!

ABUNDÂNCIA DE ALEGRIAS – Abraão, Isaque, Jacó, Davi e os demais heróis da fé morreram esperando a redenção que viria por intermédio do Filho de Deus. Eles sabiam que, na presença dEle, haveria abundância de alegrias. Essa presença, hoje, está disponível a todo aquele que crê na Palavra de Deus. Por que há alegrias na presença do Senhor? Porque há cura, libertação e solução para todos os problemas.

DELÍCIAS PERPÉTUAS - Na mão do Senhor está Seu poder, e nela há delícias perpétuas. Basta crer na Bíblia para que a mão divina – a qual nunca se encolhe – entenda-se e realize o que a pessoa necessita. Com a mão de Deus sobre nós, o mal foge, as doenças desaparecem e os problemas são resolvidos.

Faça como o rei Davi: medite nas declarações do Senhor, creia nelas, caminhe pela Vereda da Vida e, certamente, você terá abundância de alegrias e a mão direita de Deus oferecendo-lhe delícias perpetuamente.