segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AÇÕES DO INIMIGO NO HOMEM

Pois o inimigo perseguiu a minha alma; abateu-me até ao chão; fez-me habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Pelo que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado. Salmo 143.3,4

Quando a alma está frustrada, o ânimo desaparece, e a vontade é não fazer mais nada. Sem dúvida, tal pessoa está oprimida pelas forças das trevas. A culpa pode estar nela ou no seu pastor, que, em vez de pregar a Palavra de Deus, enche o povo com palavras vãs (Ef 5.6). Só quem se alimenta do Pão de Deus consegue forças para lutar contra as investidas do inimigo. Sem o alimento verdadeiro, o homem é impotente diante do mal.

O diabo deseja possuir a alma do homem e, para conseguir isso, é capaz de oferecer o que for necessário; porém, como é mentiroso, jamais cumprirá o que promete. Ninguém deve dar crédito a quem é mau por completo. Jesus disse que o inimigo nunca se firmou nem se firmará na verdade (Jo 8.44). Tudo o que sai da boca do tentador é mentira, por isso não se deve dar crédito algum a ele.

Como o texto de Salmos registra, quem der lugar a ele será abatido até ao chão. No entanto, muitas pessoas não percebem que as quedas na moral, na saúde, no casamento, nas finanças já são sinais de que o maligno está dominando a vida delas. É preciso encontrar esses indivíduos e ser firme com elas, falando-lhes a verdade, sem rodeios, e mostrando o que as espera se não se voltarem para o Senhor. Quem é filho de Deus saberá reconhecer o erro e arrepender-se.

Os que acreditam nas mentiras do adversário se tornam esquecidos pelos amigos, abandonados pelos parentes, e o que resta é ressentimento, mágoa e ódio. O maligno mente o tempo todo; para ele, quanto pior for a situação, melhor será para seus intentos. Ele faz com que as pessoas vejam o que não existe, a fim de que criem um mundo mau, de fantasia, o qual as leva à loucura. É necessário parar, voltar-se para o Senhor e não acreditar mais no tentador.

Se o seu espírito está angustiado, se já não tem mais coragem de orar ou buscar a Deus e livrar-se das tentações, tome cuidado, pois sua destruição pode estar mais próxima do que imagina. Os servos do Altíssimo renovam as forças a cada dia. Eles negam a si mesmos, tomam a sua cruz (missão) e, com isso, seguem Jesus (Mt 10.38). Se tem perdido alguma batalha, volte correndo para o Senhor, antes que você perca a guerra!

O coração desolado mostra que a comunhão com o Pai não tem sido cultivada. Não dá para entender o cristão que vive pelos cantos, esquivando-se das pessoas e com todo tipo de ressentimento. A cada dia, temos de nos encher do Santo Espírito e avançar para o prêmio da soberana vocação de Deus (Fp 3.14).

O cristão tem de ser alegre, bem disposto, cheio de planos, sonhos, decidido a conhecer a vontade divina e dar a volta por cima. Não aceite uma vida minguada ou inferior ao propósito de Deus para sua vida. Você tem o direto de comer o melhor desta terra (Is 1.19 – ARA). Tome posse desse direito e viva como filho de Deus!

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares