quarta-feira, 3 de outubro de 2012

INTEGRIDADE

UMA QUESTÃO DE INTEGRIDADE
Daniel 6.1-10

INTRODUÇÃO
John Blanchard disse certa vez: “O crescimento cristão requer mais do que conhecimento da Bíblia; ninguém se alimenta decorando cardápios”. Esta é uma verdade inegável. Jesus mesmo asseverou que o homem que somente ouve as suas palavras, mas não as põe em prática, é semelhante a um homem tolo que construiu sua casa sobre a areia. Na vida cristã nós precisamos mais do que simplesmente saber de cor a mensagem bíblica.

Uma das coisas imprescindíveis à vida cristã é a integridade, e é sobre ela que estaremos estudando hoje, olhando para o exemplo do profeta Daniel.

Se você tivesse a plena certeza de que jamais seria descoberto se:

· Usasse de meios errados para conseguir dinheiro;

· Traísse seu cônjuge, ou namorado(a);

· Mentisse para “salvar a pele”;

· Não pagasse suas dívidas;

· Colasse no teste da escola; etc.

Qual seria a sua atitude?

É essa atitude que revela o nosso grau de integridade

DEFINIÇÃO DE INTEGRIDADE
Segundo o dicionário, integridade é “inteireza, retidão, inocência, imparcialidade”a

Nas palavras de Jaime Kemp: “Qualidade de ser autêntico, transparente, sincero”b

É isso! É sinceridade. É ser “sine cera”.

Charles wallis conta: “Quando os artesãos do mármore, na antiga Roma, fazima, acidentalmente, talhos muito profundos em certas partes das estátuas que estavam esculpindo, procuravam, manhosamente, esconder tais falhas, enchendo os buracos resultantes com pedaços de cera da mesma cor, mascarando assim os defeitos ocasionados pela má execução de suas peças, que eram, no entanto, vendidas como perfeitas.

Outros escultores, todavia, desejando vender as suas obras com honestidade, anunciavam no pedestal das mesmas que elas eram “sine cera” (sem cera).

De tal prática derivou-se a palavra ‘sincera’ “c

As pessoas que trabalham fazendo móveis de madeira às vezes se deparam com frestas ou buracos na madeira, e eles os tapam com cera tingida da cor do móvel. Fica tudo “beleza”! Mas, com o tempo, a cera sai, e aquele lugar fica transparente. É isso que sinceridade quer dizer, “sem cera”, transparente, sem máscara.

Conta-se de um homem do passado, chamado Filoxeno, que ele era assim, sincero; e sincero em extremo, ao ponto de, ao ser chamado a julgar a arte poética de Dionísio , que se achava um grande poeta, julgou-a como sendo de má qualidade. Dionísio então, sendo o “maioral” da época, mandou-o para a prisão.

Passado algum tempo, Dionísio compôs uma poesia que julgou ser muito boa, e, senhor de si, mandou buscar Filoxeno na prisão, para julgar a poesia. Filoxeno, depois de ouví-lo, serenamente falou aos carcereiros: “Levem-me de volta para a prisão”d

O EXEMPLO DE DANIEL
Quando Dario, o Medo, se apoderou do reino babilônico, de quem Israel era cativo, imediatamente tomou a providência de dividir o reino em 120 partes, e constituir 120 sátrapas (ou governadores de província), para que ajudassem na administração do reino. Sobre estes colocou três presidentes, entre os quais estava Daniel, o profeta. Daniel foi exemplo de integridade, e destacou-se dos demais, de forma que o rei considerou a possibilidade de colocá-lo sobre todo o reino.

Vejamos algumas coisas nas quais Daniel se destacou.

Daniel se destacou na atitude positiva – Alguém já disse que a vida é 10% do que nos acontece, e que os 90% restantes são como nós reagimos aos 10%. Em outras palavras, 90% são de nossa atitude diante dos 10% de dificuldades que enfrentamose.

A atitude que eu escolher irá me tornar destacado ou não (ainda que eu não procure destaque), principalmente no local de trabalho. Em Colossenses 3.22-23 lemos: “Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (RC). Este deve ser o retrato do servo de Cristo no seu emprego. Vemos que ele deve ser obediente ao seu senhor (patrão ou chefe), e ser produtivo, não somente na presença, mas também na ausência, como quem serve ao Senhor, e não aos homens. Boa atitude essa! Uma atitude positiva!

Daniel, quando chegou no cativeiro, e depois, sob o reinado de Dario, se destacou devido à sua atitude positiva em relação a Deus. ele se portou como quem servia a Deus, e não aos homens, não importando quais fossem as opiniões e reações de quem estava ao seu redor. Foi um homem íntegro, sincero, transparente, e tornou-se uma grande bênção nas mãos de Deus.

Daniel se destacou na fidelidade no trabalho – Daniel era fiel no seu trabalho. Quantos crentes hoje não o são!?

· “Enrolam” quando o patrão não está perto;

· Não se pode confiar em sua palavra;

· Quando chegam atrasados, já estão combinados com alguém que “bate o cartão” para eles;

· Vão no caminho da maioria para não serem objetos de “chacota”;

· Alguns até “furtam”, etc.

Mas Daniel foi exemplo de integridade no seu trabalho: “Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa.” (Daniel 6:4 RC)

Daniel se destacou na pureza moral – “Quando Daniel teve sua vida exposta como que sob uma forte e reveladora luz, não encontramos nele nenhuma sujeira escondida, nenhum motivo errado. Ele era “sem cera”.

Daniel era um homem que podia Ter sua integridade questionada em qualquer esfera de sua vida, mas “...não se achava nele nenhum erro nem culpa”. Por quê? Daniel era um E.T.? será que ele não era uma pessoa comum, como nós, sujeito às mesmas tentações? Será que ele não pecou?

Não, não é por aí, Daniel era como um de nós, sujeito às mesmas tentações. Ele certamente deve ter pecado, como todo ser humano. Porém, não deixava o pecado se estabelecer. Ele pedia perdão e fugia dele, andando sempre com Deus. e foi por essa porta que resolveram seguí-lo. Já que, por mais que tentassem, não conseguiam encontrar nenhuma corrupção na vida de Daniel, os presidentes e supervisores resolveram atacá-lo em sua fé religiosa (vs. 6-8 – ler). Qual foi a reação de Daniel?...” f (veja no versículo 10)

Daniel se destacou na lealdade no seu andar com Deus – Aí está o segredo de sua impresssionante integridade: a qualidade de um andar consistente com Deus. A força vem de Deus.

“Ao nos depararmos com as adversidades, passamos a conhecer a profundidade de nossa estabilidade e de nossa integridade. Na hora das dificuldades a maioria das pessoas tem seu preço. Daniel não titubeou diante daquilo que lhe foi exigido. Consciente de sua lealdade para com Deus, ele se entregou em Suas mãos e ‘...três vezes no dia se punha de joelhos, orava e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer’

O que isso custou a Daniel? Descoberto orando e louvando em seu quarto, ele foi delatado ao rei, que ainda tentou livrá-lo, pois gostava muito dele. Por outro lado, pressionado a cumprir o decreto que anteriormente assinara, Dario deixou que o profeta fosse jogado na cova dos leões.

O que aconteceu depois, todos sabemos. Cedo, pela manhã, indo até onde Daniel havia sido jogado, Dario o encontrou salvo entre os leões, aos quais os Senhor Deus fechara as bocas. Aliviado e feliz, Dario decretou: “...............” g (veja esse decreto nos versículos 26 e 27)

A firme integridade de Daniel causou impacto em toda a nação.

CONCLUSÃO
Em Daniel 1:8, lemos: “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” (Daniel 1:8 RC). Aí está um resumo da vida de Daniel, de sua integridade. Ele “assentou” no seu coração, isto é, resolveu firmemente, não se contaminar, permanecer puro diante de Deus.

Diariamente, em diversos momentos e questões, precisamos decidir se seremos fiéis ou infiéis, corretos ou corruptos, íntegros ou volúveis. Às vezes, em alguns casos, a decisão por sermos corretos pode implicar em algumas perdas aparentes, mas, no final das contas, veremos que são perdas que se transformam em ganho.

Não precisamos ser perfeitos, mas íntegros sim. Sinceros! Transparentes! Se errarmos, não nos esquivarmos de nosso erro, às vezes até tentando transferir a culpa para outros. Admitir e pedir perdão a Deus e ao próximo é melhor, e demonstra integridade.

Deus não busca pessoas perfeitas, pois estas não existem, mas Ele busca pessoas íntegras.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

UM PECADO MUITO GRAVE


Jerusalém gravemente pecou; por isso, se fez instável; todos os que a honravam a desprezaram, porque viram a sua nudez; ela também suspirou e voltou para trás. Lamentações 1.8
Quem diria! Aquela que foi comprada com grande preço, a amável, a que era o prazer do Senhor, tornou-se repugnante. O mesmo acontece quando uma vida salva pelo sangue precioso de Jesus, batizada no Espírito Santo, com uma missão maravilhosa, afasta-se da presença divina e deixa-se levar pela tentação. Com isso, se não se arrepender de seus erros, nunca mais será uma bênção nem participará das maravilhas preparadas por Deus.
Antes de alguém pecar, o Espírito Santo o convence de que aquela ação acarreta um mal muito grande. Depois de ter transgredido, Ele traz uma tristeza ao coração do pecador, para que ele se emende (2 Co 7.10; Rm 9.1,2). Se a pessoa insistir no pecado, não mais perceberá o erro em suas atitudes, passando a agir irracionalmente. Se você perder o temor a Deus, só lhe importarão os resultados a partir de então. Com isso, seu pecado será classificado como grave.
Isso ocorreu com Jerusalém. A cidade santa tinha tudo para continuar como joia nas mãos do Onipotente, mas, por uma decisão absurda, preferiu o caminho mau e, então, afastou-se cada vez mais da santidade até se tornar repugnante. Não deixe que isso ocorra com você. Se tem caído em transgressão, praticando atos que envergonham a santidade do Senhor, confesse-os agora mesmo e receba o perdão.
Se você não se consertar, o poder divino, que cumpria as suas determinações de fé, não mais o honrará. O pecado faz cair em desgraça quem o pratica, e, sem arrependimento, nada pode ser feito. É grave o pecado de ignorar a voz de Deus. Quando você deixa de atender ao que o Senhor diz e de cumprir o que Ele determina, torna-se candidato certo para cometer qualquer outro erro.
Jerusalém teve um momento de lucidez. Quando caía nas correntes da perdição, antes de naufragar, suspirou. Depois, quando a paz estava voltando, deixou-se novamente ser possuída pelo espírito do erro e, assim, retornou com mais intensidade aos braços do inimigo. Cuidado! O diabo não está satisfeito com sua fé no Filho de Deus. Ele sabe que você representa um real perigo para seus maléficos planos e preparou o pior dele para enganá-lo.
Mesmo que seu pecado seja extremamente grave, volte para o caminho do Senhor. O Altíssimo estende a mão para tirá-lo da cova onde você caiu. Por não ter sido Ele quem lhe fez isso, essa situação pode ser revertida. Aproveite este momento, pois Deus quer libertá-lo.
Mensagem do Missionário,
R. R. Soares