terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CONFIANÇA PLENA

Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e terrível.

Deuteronômio 7.21

O Senhor Deus não é um mau estrategista; ao contrário, Ele é o melhor. Ao projetar a saída dos filhos de Israel do Egito, por exemplo, o Todo-Poderoso fez o melhor planejamento. Do mesmo modo, Ele procedeu conosco ao nos tirar do império das trevas e nos transportar para o Reino do Senhor Jesus (Cl 1.13). Entretanto, há muitas atitudes que precisamos ter para assumir o que é nosso nesse novo Reino. Assim, se seguirmos Seus planos, jamais seremos derrotados.

Ao tirar os israelitas da terra de Faraó, o Senhor sabia do que eles necessitariam e o que Ele precisaria fazer para que a Terra Prometida fosse alcançada. Ora, entre nós também não há um só filho de quem o Pai celeste Se esqueça. Ele nos chamou para alcançarmos a Nova Terra. Em razão disso, não podemos desistir diante das tentações que surgem durante a nossa caminhada, visto que elas já estavam previstas. Basta aguentarmos firmes e não darmos lugar ao diabo (Ef 4.27); assim, não erraremos o caminho.

Para que não temessem as dificuldades que viriam, Deus prometeu abençoar o alimento, a saúde e até os animais do Seu povo. Ora, será que temos promessas iguais a essas em nossa vida? Não! Isso era para os israelitas. As dádivas garantidas a nós não só chegam “aos pés” daquelas, mas também superam, já que a Nova Aliança está firmada em melhores promessas (Hb 8.6). Por essa razão, hoje, tudo o que determinarmos em Nome de Jesus nos será feito pelo próprio Senhor.

As nações que habitavam a Terra Prometida eram grandes, numerosas e bem armadas; porém, ainda assim, o povo de Israel não deveria temê-las. A nossa luta não é contra carne e sangue, mas, sim, contra as forças das trevas (Ef 6.12). No entanto, não devemos sentir medo delas, pois já foram derrotadas por Jesus no momento da Sua morte. Hoje, mediante qualquer sinal de investida do inimigo contra nós, basta determinarmos a derrota dele para que o poder divino entre em ação.

Tudo o que acontecia com os israelitas era símbolo do que sucederia conosco tempos depois. Por isso, devemos buscar as estratégias do Altíssimo, a fim de ocupar as posições-chaves da nação, do mundo empresarial e da fé dos povos, aos quais Ele nos envia. Os membros do Corpo de Cristo são vitoriosos sobre todas as coisas e, seguindo a orientação do Todo-Poderoso, jamais serão confundidos. Desse modo, entramos na batalha sabendo que sairemos vencedores.

Para desfrutar da vida abundante na Nova Terra – o Evangelho –, precisamos somente crer no que nos é mostrado como missão divina, executando-a. Podemos tudo nAquele que nos fortalece (Fp 4.13); afinal, em Cristo, não há nem haverá um “não” para aquilo que Ele nos manda fazer. Por isso, sem dúvida, somos mais que vencedores.

Além disso, o Senhor prometeu aos israelitas que faria de novo os mesmos milagres que realizou no Egito quando os tirou de lá. Para nós, no entanto, a promessa é ainda maior, uma vez que todas as obras que Deus fez e estão registradas nas Escrituras serão cumpridas quantas vezes forem necessárias. Portanto, seja firme na fé e faça a obra divina sem medo algum.

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

QUANDO AS COISAS COMEÇAM A DAR ERRADO

Todavia, os edomitas se revoltaram contra o domínio de Judá até ao dia de hoje; então, no mesmo tempo, Libna se revoltou de debaixo de seu mando, porque deixara ao SENHOR, Deus de seus pais.

2 Crônicas 21.10

O erro de Jeorão foi ter deixado o Senhor. Tenho visto esse equívoco ser cometido por muita gente. Há pessoas que se deixam levar facilmente pelas coisas do mundo. Elas preferem morar em lugares deliciosos, ter boas casas, boas roupas, bons carros, o que não é errado; porém, não buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Exatamente por causa disso, o diabo as tem em suas mãos e as oprime.

Nos dias de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o poder de Judá e constituíram para si um rei. Jeorão deveria ter aberto os olhos e visto que alguma coisa estava errada. O fato é que o pecado cega, e quem está nele vê até justificativa para seu equívoco. No entanto, ao primeiro sinal de que algo não está bem, os sábios entram em oração para que o Senhor lhe mostre o que precisa ser feito.

Confirmando o que a Bíblia afirma: Um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), foi a vez de o reino de Libna revoltar-se e não querer mais o governo de Jeorão, o qual, de novo, não buscou o Senhor e fez o que as pessoas do mundo fazem. Ora, os problemas que surgem nos mostram que não estamos andando na luz, pois quem anda de dia não tropeça (Jo 11.9). O inimigo atacará ao perceber que, por causa do pecado, o Senhor não nos guardará.

Jeorão errou por ter abandonado o Altíssimo. Uma pessoa deixa o Senhor quando não mais lê a Palavra, não se consagra nem busca a direção divina. Isso acontece com uma facilidade tremenda, pois o maligno até ajuda o indivíduo a melhorar de vida, se isso afastá-lo de Deus. Então, para não cair em tentação, é preciso estar vigilante e em oração. A pessoa pode ser tentada a cometer adultério, ser desonesto e, dentre outros pecados, a não buscar o Pai.

Se as situações estão dando errado em sua vida, provavelmente, sua fé anda caída. Quem para de clamar ao Senhor fica parado na estrada da fé, sem receber as revelações que Ele concede, as quais iluminam o caminho para segui-lO. Deus sabe os planos que têm para nós; porém, nem sempre permitimos que Ele opere a vontade dEle em nosso viver.

Em vez de buscar o Altíssimo, Jeorão fez altares de idolatria nos altos e, desse modo, seduziu Jerusalém para se afastar do Deus vivo. Ora, também temos construído esses altares ao fixarmos a nossa atenção em uma casa bonita, em um belo carro, barco, nas próximas férias em algum país etc. A verdade é que quem busca encontra; quem bate a porta lhe é aberta, e quem procura acha (Lc 11.9). Deus é com aquele que segue Suas orientações.

Jeorão só conseguiu permanecer por oito anos no reinado, porque Deus não quis destruir a casa de Davi, por causa da Aliança que fizera com ele. O Senhor havia prometido dar a Davi e a seus filhos uma lâmpada. Portanto, não abuse da paciência divina.

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares

USE A TROMBETA DE DEUS

"DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer." (Apocalipse 4 : 1)

Incrível como o Senhor nosso Deus quer nos ensinar a sermos vencedores, e para isto basta estarmos atento e de coração voluntário a ouvi-lo.

Ao lermos a Bíblia, notamos que Deus falava como o som de trombeta, ou seja, a Sua voz era como o sonido de trombeta.

"E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial." (Êxodo 19 : 16)

"E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta." (Êxodo 19 : 19)

Aliás a palavra sonido em hebraico é qol, que significa voz.

Encontra-se registrado na Bíblia pelo menos três atos em que Deus ordenou o uso de buzina ou trombeta para que o povo de Israel conseguisse a vitória.

- Js. 6:20 – A queda das muralhas de Jericó.
- Ex. 19:16 20:18 – Ouvidas no monte Sinai quando Moisés recebia as tábuas da Lei.
- Jz. 7:16 a 22 – Produziu confusão no acampamento dos inimigos, e eles começaram a ferir uns aos outros, de maneira que os trezentos homens de Gideão venceram a batalha.

Em tudo isto o Senhor está nos ensinando que ao usarmos a Sua Palavra teremos vitória em todas as áreas de nossa vida.

Deus mostrou aos Israelitas no velho testamento o poder de Sua voz, e ensinou-lhes a usarem a Sua voz para que a Suas Palavras fossem cumpridas. O mesmo acontece hoje só que a voz do Senhor nos vem por intermédio do Senhor Jesus, ou seja, não precisamos hoje usar trombetas contra o mal que às vezes tenta destruir nossa paz, usamos a Palavra de Deus, ou seja, o que está escrito na Bíblia em nome de Jesus para que alcancemos a vitória.

As muralhas de Jericó caíram porque o povo obedeceu a ordenança do Senhor e tocaram as trombetas, imitando assim a voz de Deus que é um sonido como as de trombeta.

Nossos problemas irão ser destruídos se usarmos a trombeta espiritual de Deus que é a Palavra de Deus em nome do Senhor Jesus, bem como nossos inimigos serão certamente confundidos.

Flávio Franklin