sábado, 10 de dezembro de 2011

O DESTINO DOS REBELDES

Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo.

Salmo 107.10,11 – ARA

É incrível, mas existem pessoas que se rebelam contra a Palavra do Senhor. Embora Ela seja a Revelação de Deus, que aponta o Caminho da felicidade eterna e, por ação do Espírito Santo, leva-nos a enxergar o mundo caótico em que vivemos, há quem não queira dar-Lhe ouvidos, sendo convencido pelo inimigo de que está perdendo as oportunidades da vida por acreditar no Altíssimo. No entanto, a verdade é exatamente o contrário.

Os filhos de Israel viviam como escravos no Egito – tipo de vida que tem a pessoa ainda não liberta pelo Senhor. Ora, enquanto vivemos sem Deus, o império das trevas – o pecado, as doenças e os demais sofrimentos – mantém-nos presos aos mais terríveis e humilhantes erros, tirando de nós saúde e paz, bem como impedindo que nos realizemos na vida. Essa situação só muda com a conversão à Verdade, aceitando o Senhor Jesus como Salvador.

Por fim, os israelitas deram ouvidos a Moisés, o qual fora enviado para tirá-los do cativeiro. Porém, tão logo se sentiram libertos, a vontade de comer os temperos do Egito encheu a alma deles de rebelião, levando-os a desprezarem os conselhos do Altíssimo. Há muitas pessoas na mesma posição dos israelitas – foram libertas da feitiçaria, da idolatria, dos vícios e de várias práticas erradas, mas sentem saudade da antiga vida.

Tais indivíduos não percebem, mas, segundo o salmo destacado, estão assentando-se nas trevas e nas sombras da morte. O pior é que eles não acordam, e o maligno já tem ceifado a vida de seus parentes, destruindo saúde e bens. Assim, eles se deixam dominar pelo mal e passam a viver apaixonados pelos erros deste mundo. Se continuarem desse modo, não chegarão muito longe, pois o diabo os destruirá totalmente.

Quem vive nas sombras da morte não tem futuro, visto que o chefe dessa região é o causador de todos os infortúnios e fará com que a pessoa colecione derrota após derrota. A única coisa que faz o homem viver bem e de cabeça erguida é a sua fé em Cristo. Com Jesus, não há sofrimento ou desventura, mas somente sucesso, porque é dessa maneira que Ele conduz todos aqueles que depositam a confiança nEle.

Sendo assim, por que vivermos presos à aflição e aos ferros se o Mestre nos liberta para sempre do cativeiro? Quem por Ele for liberto será, de fato, livre para sempre (Jo 8.36). Então, se a sua vida não tem mais sentido, você é escravo de algum vício ou pecado, e a paixão tomou conta do seu coração, volte correndo para os braços do Senhor Jesus.

A única saída é achegar-se a Cristo, pois Ele torna livre todos os cansados e sobrecarregados (Mt 11.28). Assim, uma vez tendo experimentado a bondade de Deus, você nunca mais desejará atender ao inimigo e agirá cuidadosamente para não ter o mesmo destino dos rebeldes.

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares