quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COMO ESTAMOS VENDO AS PESSOAS?

Marcos 8

22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.

23 E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.

24 E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.

25 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.

Nesta passagem da Bíblia, o Senhor Jesus nos mostra de modo peculiar como Ele fez e até hoje faz para com que as pessoas possam ver como são realmente as outras pessoas (semelhantes a Deus).

Notamos no versículo 22 que trouxeram ao Senhor um cego e rogaram que o tocasse, mas quem trouxe e rogou que o cego fosse curado? Este cego como está escrito na Palavra era um cego, e não alguém específico, assim como a Bíblia não diz se ele era cego de nascença ou não. Este cego representa as pessoas (cristãs ou não) que por estarem cegas não conseguem ver as maravilhas contidas na Palavra de Deus, notamos que não foi o cego que rogou ao Senhor que o tocasse e sim os que o trouxeram na presença de Jesus, os que trouxeram o cego até Jesus e rogaram sua cura representam as orações daqueles que andam na presença do Senhor, que cumprem seus mandamentos.

No versículo seguinte 23, o Senhor Jesus pegou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia, ou seja, o Senhor Jesus pega os cegos espirituais pela mão e leva-os para fora do mundo, não mundo material, mas o mundo espiritual, o mundo que torna o homem cego, e depois Ele cospe nos olhos do cego, causando sem dúvida um impacto na vida daquele homem, pois certamente ele não estava esperando ser cuspido nos olhos pelo Senhor Jesus.

Logo após, perguntando ao cego se ele via alguma coisa, o mesmo respondeu que via os homens, mas via como árvores que andavam. Aqui notamos que primeiro o cego não via nada e com a ação do Senhor ele começou a ver as pessoas como se fossem árvores que andavam, ou seja, não as via ainda como seres humanos, como semelhança de Deus, as pessoas do mundo e até alguns cristãos que vivem na aldeia (mundo) não vêem as pessoas com Deus vê ou vêem com se fossem árvore, sem afeição, como se nelas não houvesse salvação. Infelizmente hoje vemos muitos “pregadores” que estando no púlpito olham para as pessoas a sua frente e vêem pessoas como se fosse árvores a sua frente sentadas nas cadeiras da igreja famintas pela Palavra viva e eficaz do Senhor.

No versículo 25 o Senhor tornou a por as mãos sobre os olhos do cego, porém vemos que o que levou o cego a ver cada homem claramente, ou seja, ver as pessoas como o próprio Deus as vê, foi quando o Senhor Jesus fez o cego olhar para cima, olhar para algo superior, algo que vem de cima, olhar para Deus, então o cego não era mais cego, pois foi restaurado e via cada pessoa claramente, como semelhança de Deus.

Algo então interessante aconteceu no versículo 26:

"E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia." (Marcos 8 : 26)

O Senhor mandou aquele homem para sua casa, mas o proibiu de entrar na aldeia e de dizer a alguém na aldeia que fora restaurado e estava vendo tudo.

O Senhor ainda trata os cegos espirituais desta maneira, quando estarmos na aldeia que significa a vida mundana, secular, que muitas pessoas estão, e até algumas que se dizem cristãs estão, e quando os verdadeiros cristãos começam a orar e rogar ao Senhor que aja em nós, então o Senhor nos pega pelo braço, e de maneira impactante “cospe” em nossos olhos espirituais para que começamos a ver como Ele vê, então por fim nos faz olhar para cima, para Deus, olhar para a Palavra, então nossa visão é restaurada, a palavra restaurada significa refeita, consertada, ou seja o cego já via só que ao viver na aldeia perdeu a visão, quando um cristão vive uma vida mundana, secular, ele perde a visão de Deus e a vida humana para ele não tem valor nenhum, ele fica cego.

O Senhor após nos restaurar a visão espiritual nos adverte, assim como fez ao ex-cego, para que não entremos novamente na vida mundana, e para não dizermos a ninguém, pois um cego que vê não precisa dizer a ninguém que está vendo, as pessoas a sua volta que tem que notar que o cego não é mais cego para servir de verdadeiro testemunho.

Infelizmente vemos alguns “cegos” (cegos espirituais) pregando nas igrejas, vendo nada ou pessoas como insignificantes árvores.

Continuemos irmãos a orar para que a visão da Igreja seja restaurada e consigamos a ver as pessoas como o Senhor Jesus as vê, ou seja imagem e semelhança de Deus, e assim amarmos o próximo como a nós mesmo.

Flávio Franklin.