sábado, 9 de maio de 2009

A língua dos sábios é saúde

A língua dos sábios é saúde

Provérbios capítulo 12, versículo 18b

As palavras são muito importantes em nossas vidas, e é imprescindível que cada cristão compreenda inteiramente essa importância, seja quando um mal surge ou quando oramos e não recebemos a resposta prontamente.
Em primeiro lugar, é preciso entender que, quando surge um mal em nossas vidas e o cristão logo diz “estou doente, não estou bem”, neste momento ele está assinando um recibo do inferno. É exatamente isso! As nossas palavras valem como um recibo. Talvez você diga “eu sinto o mal” ou “foi diagnosticada uma doença”, mas vejamos o que a Palavra de Deus diz sobre isto.
Em Provérbios capítulo 12, versículo 17 está escrito: “O que diz a verdade manifesta a justiça (...)”. Mas o que é a verdade? Talvez os nossos sentimentos? A Bíblia diz em João capítulo 17 versículo 17: “Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade”.
Compreenda que não estamos negando o mal. Na verdade, o que fazemos é não aceitar algo que contradiz a Palavra, afinal, mesmo que o mal seja real e que o médico tenha verdadeiramente diagnosticado tal doença, as Escrituras dizem que “(...) pelas suas feridas fomos sarados” (Isaías capítulo 53 versículo 5).
Assim, quando surgir um mal ou o sintoma de uma doença, não o confesse, mas proceda de acordo com a Palavra de Deus. Assuma o que está escrito e resista àquele mal, e certamente ele fugirá! (Tiago capítulo 4, versículo 7).
Tenha muito cuidado, pois quando você ora, determina, e nada acontece, é nessa hora que o diabo começa a agir. E é claro que ele não vai aparecer na sua frente com chifre e garfo nas mãos. Ao contrário, ele surge através de pensamentos como “eu não orei direito” ou “tenho que orar mais forte”, e coisas semelhantes.
Mas então, cristão, o que fazer? Novamente, as nossas palavras valerão muito, pois com elas mostraremos o nosso conhecimento do mundo espiritual. Com elas podemos ser vencedores ou derrotados! (Mateus capítulo 12, versículo 37).
Davi, o grande rei de Israel, mostrava ter um grande conhecimento desse assunto, e na Bíblia podemos encontrá-lo falando assim: “Eu disse: guardarei os meus caminhos para não delinqüir com a minha língua: enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim” (Salmo capítulo 39), e “Põe o Senhor uma guarda à minha boca: guarda a porta dos meus lábios” (Salmo capítulo 141, versículo 3).
Salomão, filho de Davi, continuou com esse entendimento da Palavra do Senhor em Eclesiastes capítulo 5, versículo 6: “Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro (...)”.
Entenda, meu irmão: mesmo que você tenha orado e determinado mas nada tenha acontecido, fique firme e não peque com a tua boca! Coloque uma guarda na porta dos teus lábios, e a palavra que saiu da tua boca não voltará para ti vazia (Isaías capítulo 55, versículo 11), pois o anjo de Deus cumprirá as suas palavras quando elas estão de acordo com a Palavra de Deus (Salmo capítulo 103, versículo 20).
Portanto, não diga que foi erro ou que você não orou direito; não fale diante do anjo (que é um ser espiritual e só pode ser visto com permissão divina) que foi um erro! Segure sua oração, lute contra as evidências! Não se esqueça que o justo vive da fé! Você não pode recuar (Hebreus capítulo 10, versículo 28), mas tenha a certeza de que, agindo assim, você desfrutará da vida com saúde!
Para concluir, desconsidere os pensamentos e não retroceda da tua oração. Diga: “Não adianta, satanás! A palavra que saiu da minha boca não voltará para mim vazia! A tua doença já está repreendida em nome de Jesus!”.

Mensagem do Pastor
Jaime de Amorim

terça-feira, 5 de maio de 2009

PROVE SEU AMOR PELO SENHOR

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Romanos 13.8).

Toda orientação contida na Palavra de Deus deve ser seguida, inclusive a que condena o ato de tomar algo emprestado de alguém, pois quem o faz declara que não tem amor pelo Senhor Jesus.

Tudo de que precisamos deve ser suprido pela fé. Basta determinarmos para termos o poder do Altíssimo operando em nosso favor. No entanto, quem desce ao Egito para resolver seus problemas pode estar acrescentando mais alguns à sua lista. Abraão, por exemplo, desceu ao Egito por causa da fome em Israel e quase perdeu a esposa (Gênesis 12.10-20). Quem é de Deus e não vai ao Senhor para suprir suas necessidades, mas procura ajuda como o homem natural o faz, passa por apuros, pois as leis desse mundo, no mínimo, trarão grande sofrimento para a alma.

Se cremos no fato de que a Bíblia é a Palavra de Deus, temos de aceitar que tudo o que nEla está escrito é a vontade divina e os mandamentos nos foram dados para serem obedecidos. Quem os seguir receberá a recompensa e, se tiver prazer em cumprir o que lhe foi ordenado, descobrirá que os mandamentos não são difíceis de serem observados. No entanto, para os que os desprezam está reservado o castigo.

Pode parecer simples o ato de tomar algo emprestado, mas, na verdade, ao praticá-lo, estamos declarando que não amamos Jesus. O mesmo faz quem adultera, rouba ou transgride qualquer ordenança divina. Só ama o Senhor quem tem Seus mandamentos e os guarda (João 14.21).

Não devemos lançar mão de nada para suprir nossas necessidades. Se há um problema, a maneira mais fácil de resolvê-lo é usar a fé – e é bom lembrar que é pecado tudo o que não provém da fé. Então, quem faz uso de outro meio para se livrar de alguma provação está cometendo transgressão.

Cristo declarou que nos veio dar vida, e vida com abundância (João 10.10b). Como sabemos que Ele não mente, devemos buscar essa vida plena declarada pelo Mestre e desfrutar dela, pois, certamente, Ele não fracassou em Sua missão.

No Evangelho, descobrimos que podemos determinar tudo o que aprendemos ser nosso. Deus nunca deixou de suprir aqueles que Lhe serviram no passado e, hoje, Ele continua o mesmo. Por isso, fará o que for preciso para quem ousar crer em Sua Palavra e agir em Nome de Jesus. Em meio à necessidade, quem deposita sua confiança no Senhor recebe a recompensa, como o pescador que lança o anzol e tira moedas da boca do primeiro peixe que fisgar (Mateus 17.24-27).

Mensagem do Missionário
R. R. Soares