quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O PECADO DE ACÃ (Josué 7:1 – 26)


Quando os Israelitas tomaram a cidade de Jericó em uma demonstração do Poder de Deus, o povo viu a força do Deus verdadeiro em que serviam, então o Senhor determinou uma ordem ao povo para que não pegassem nada que pertencesse a Jericó, e que o ouro, prata, bronze e ferro, não fosse destruído porém fossem levados a casa do tesouro de Deus.
"Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis." (Josué 6 : 18)
"Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR." (Josué 6 : 19)
Então um homem entre os Israelitas, chamado Acã não obedeceu o Senhor, e cometeu um pecado contra Deus e o povo de Israel, pois pegou uma porção de ouro e prata e também uma capa babilônica e escondeu em sua barraca sem que ninguém soubesse, só o Senhor.
Então o povo de Israel preparou-se para tomar a cidade de Ai, como era uma cidade relativamente pequena comparada com Jericó, não necessitava de muitos combatentes para tomá-la, então foram somente três mil homens.
Partiram então para o ataque, e para surpresa de todos aconteceu o inesperável, o inimigo aniquilou todos os três mil homens, matando-os.
Josué ficou inconsolado e orou o dia todo com seu rosto em terra muito triste e sem entender nada e falou com Deus.
"Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças." (Josué 7 : 6)
"E disse Josué: Ah! Senhor DEUS! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!" (Josué 7 : 7)
Deus então respondeu a oração de Josué:
"Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?" (Josué 7 : 10)
"Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram." (Josué 7 : 11)
E através de uma indicação e dicas do Senhor, Josué chegou a Acã, o transgressor.
O Senhor disse então a Josué que se eles não se livrassem do anátema e de Acã, de sua família, e de tudo que ele possuía, Israel jamais iria conseguir vitórias sobre os inimigos.
"Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor." (Josué 7 : 24)
"E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los." (Josué 7 : 25)
"E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o SENHOR se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje." (Josué 7 : 26)
Após exterminar o anátema e a família de Acã o povo de Israel obteve vitória sobre a cidade de Ai.
O que aconteceu neste relato Bíblico do velho testamento, é exatamente o que acontece hoje na vida de um cristão.
Muitas vezes oramos, ouvimos a Palavra, praticamos o jejum, porém nada acontece em nosso favor porque estamos agindo como Acã, isto é estamos escondendo em nosso coração algum anátema, embaraço, aquilo que atrapalha a comunhão com o Pai, então para que consigamos combater nossos inimigos (demônios) temos que estar santos, purificados sem nada que não pertence ao Senhor.
"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12 : 1)
Isto é muito sério, pois se tivermos em nosso coração qualquer coisa que não condiz com a Palavra de Deus, o nosso inimigo vem contra nós e nossa família podendo causar damos irreversíveis, não porque o Senhor permita, mas porque Ele não tem como agir em favor de ninguém que não esteja em santidade.
Orando ao Senhor para que Ele nos revele os anátemas que por ventura tenham em nosso coração, com certeza serão revelados e então poderemos expulsa-los por orações, e aí sim estaremos prontos para enfrentar os inimigos e vencer todas batalhas, conquistando tudo aquilo que pela Palavra de Deus nos pertence.
Que você possa meditar nesta Palavra divinamente revelada por amor do Senhor Jesus.

Flávio Franklin

8 comentários:

Anônimo disse...

O único pecado que não tem perdão é blasfemar contra o espírito Santo, nós hoje vivemos pela graça, Deus e muito misericordioso e ele nós perdoa guando nos arrependemos de verdade, isso aconteceu com acã pq na epoca do velho testemento, eles viviam na lei e hoje nós vivemos pela graça de Deus!!!
O meu Deus é MARAVILHOSOOO

Anônimo disse...

Realmente Jeseus e muito maravilhoso , e perdoa todos pecados , concordo que Acã mooreu pelo seu pecado , pois vivia na epoca da lei, mas nos mesmo vivendo na epoca da graça , não podemos deixar o pecadp dentro da nossa tenda (casa,coração) pois se morrermos com ele , ou se o Senhor Jesus voltar , com certeza não iremos subir !!!!!
Deus Abençoe

Anônimo disse...

Gostei d + que Deus continue lhe abençoando poderosamente.
Fique na paz!
Beijos no corãção!!

Pâmela disse...

Gostei muito do estudo, no entanto não esta totalmente de acordo com texto bíblico de Josué 7:1-26 pois não morreram todos os homens que foram para a batalha de Ai, morreram 36 deles!!

Anônimo disse...

Interessante é que Acã confessou TUDO e nos mínimos detalhes. Citou até que a prata estava por baixo das outras coisas. O que isso importa eu não sei, mas sei que diante de Deus tudo será revelado e por isso devemos confessar tudo e nunca esconder nada.

Anônimo disse...

e disse no ultimos dias o amor de muitos se esfriaria e experimentei o que e´esta com pecado oculto o senhor nos perdoa mas a consequencia do pecado nos traz danos irreparaveis que nao so comprometeram a mim como quase acabei com minha familia perdi emprego,quase perdi minha esposa e meus filhos e o principal a presença do senhor para se ergue so deus aqui nosso irmao nos traz um exemplo do que o pecado nos traz nao esta falando de perdao de deus muitos nao tiveram essa mesma oportunidade apostataram da fé nao deixaram o embaraço do pecado e o salario do pecado e´ a morte deus e´amor mas tambem e´fogo consumidor e deus nao tera o culpado por inocente nao brinquem com o pecado o que separa o homem de deus e´o pecado irmaos o senhor vira como ladrao o deus do passado e´o deus do presente e do futuro nao pense que por motivo do tempo da lei deus mudou a um tempo para o perdao de deus que ele e´advogado mas tambem ele te julga com juiz o diabo tem arrastado uma multidao mas deus nos escolhe a dedo e ele nos escolheu para proserguimos avante nao olhando para traz fugindo da aparencia do mal aleluia deixe o pecado e volte tambem a cristo gloria deus

Anônimo disse...

Só uma breve correção, foram mortos 36 dos 3000 que foram contra Ai. Josué 7.5. Eu concordo plenamente que se, deixarmos um pequeno ferrugem em determinado local, sem ser tratado ou eliminado, ele se espalhará e enferrujará espaços maiores, porém, o sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados. Glórias a Deus.

Josemar Gonçalves da Silva disse...

Existem vários tipos de morte ... Quantos estão morrendo por só crerem na misericórdia?
Quantas igrejas que já não pregam a salvação, que já não acreditam no poder da cura e da transformação através do poder do evangelho?
Quantas filhos do SENHOR estão morrendo e se afastando por falta de uma estrutura sólida, destruída pela desobediência?
Ficam guardando(escondendo)muitos atos que a luz da palavra deveriam abolir, vivem uma forma de vida que não deveriam, por modismo, por ventos de doutrinas(do homem)que uma vez pela palavra DEUS já tinha ordenado que não vivêssemos? Vivemos sim pela graça, e é por esta mesma graça que vivemos uma vida de liberdade de escolhas, mas esta graça termina quando morremos ou na volta do SENHOR e ela não passará por cima do que está escrito. Por nossos erros e acertos seremos condenados ou absolvidos.