sábado, 11 de outubro de 2008

A OFERTA DE CAIM

GÊNESIS 4

1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.


Várias vezes eu me perguntava e não conseguia entender porque Deus desprezou a oferta de Caim, eu não conseguia ter uma resposta bíblica para tal fato, a oferta de Abel eu até entendia pois ele ofereceu ao Senhor o primogênito das suas ovelhas, e da sua gordura, esta oferta tem tudo a ver com agradar a Deus, mas a oferta de Caim não entendia.

Ouvi várias pregações e explicações a respeito deste fato tipo: “Caim ofereceu ao Senhor frutos da terra que estavam estragados ou velhos, ou ainda imperfeitos...”, mas eu não aceitava esse fato, pois na Palavra de Deus não está escrito nada disso.

A Palavra de Deus é muito clara e direta, e o Senhor não é um Deus de confusão.

"E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." (Gênesis 4 : 2)

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR." (Gênesis 4 : 3)

Quando lemos esta passagem notamos que Caim foi lavrador da terra, ou seja ele a cultivava para tirar-lhe o sustento, enquanto seu irmão era pastor de ovelhas, então concluímos que pela lógica Abel ofereceria para Deus uma ovelha e a sua gordura, mas Caim era lavrador, o que poderia oferecer para o Senhor, só poderia ser o fruto da terra, pois era seu trabalho, até aí não vemos nada de errado, mas teve um erro e grave, pois o Senhor recusou sua oferta.

Por isso irmãos é importantíssimo que estejamos ligados ao Senhor, guardando todos os seus mandamentos, e andando pela sua palavra, pois só assim Ele se revela e tira as dúvidas e mal entendimentos causados pela falta de sabedoria divina.

Então um dia o Senhor me revelou algo surpreendente no versículo 17 do capítulo 3 de Gênesis:

"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." (Gênesis 3 : 17)

Como podemos notar no versículo acima, antes do Senhor recusar a oferta de Caim Ele amaldiçoou a terra por causa de Adão, então a terra se tornou maldita, e como Caim ofereceu o fruto da terra ao Senhor, ele então ofereceu nada mais nada menos do que o fruto maldito e como Deus é santíssimo e justo, jamais poderia aceitar tal oferta.

Que maravilha finalmente entendo porque Deus recusou a oferta de Caim.

Hoje irmãos, a maldição é estar fora da Palavra, ou seja tudo que está fora da Palavra é maldito, e Deus nunca aceitará as ofertas desta procedência.

Isto é muito sério, imagine que a Palavra de Deus é bendita e o resto é maldito, quantas pessoas vivem achando que Deus está aceitando suas ofertas, petições, orações, etc, mas no entanto o Senhor não aceita, isto explica porque há tantos cristãos hoje que são acometidos de várias enfermidades, depressões, tristezas, etc e oram, oram, e nada, parece que Deus não ouve, ou não quer atende-las, mas não é nada disso, Deus é perfeito e cumpre suas promessas, o problema está em nós, que estamos oferecendo ao senhor o que está em maldição, isto é fora de Sua Palavra.

Estar na Palavra não é simplesmente lê-la, ou decorá-la, isto não nos aproxima do Senhor, o que devemos fazer é crer que o que está escrito é a mais pura verdade e começar a praticá-la.

Vou dar aqui um exemplo simples do que é praticar a palavra:

“Você está em seu carro estacionado há cem metros de um mercado, e precisa ir até lá, então você liga o carro, não coloca o cinto de segurança, visto que você está a poucos metros de seu objetivo, então você chega ao mercado faz as suas compras entra em seu carro, coloca o cinto de segurança e vai para sua residência.”

Pergunta: Onde está o andar fora da Palavra?

Resposta: Toda autoridade e lei é constituída por Deus, então se é proibido andar de carro sem o cinto de segurança, estaremos então negligenciando a lei de trânsito, logo não estaremos fazendo o que é correto as leis humanas e em conseqüência a Deus. Então você vai orar, e não consegue sentir a presença do Senhor, e nem a resposta que você quer de Deus, visto que você está oferecendo ao Senhor o que é maldito, pois você andou em desacordo com a Palavra, e não se arrependeu, em conseqüência não se redimiu com o Senhor.

"E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra."

"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;" (Deuteronômio 28 : 1-2)

Você quer ter vitória em toda sua vida e ter suas ofertas aceitas pelo Nosso Senhor? Então comece a praticar o que Ele está lhe ordenando hoje, tenha a Palavra de Deus como seu viver, e Deus aceitará suas ofertas e realizará seus desejos.

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37 : 4)

Porém se não tiveres a Palavra de Deus como teu alicerce, se não fores praticante da Palavra, então você estará oferecendo a Deus o fruto do mundo, ou seja coisas malditas e Deus além de não poder aceitá-las, não poderá te abençoar.

"Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:" (Deuteronômio 28 : 15)

O nosso Deus verdadeiramente é um Deus que se manifesta através das escrituras, muitos cristãos buscam o Senhor em templos, na natureza, na bondade das pessoas, digna de pena são, pois andam por caminhos errados e não sabem que o Senhor está na revelação de Sua Palavra, e só saberão se lerem e praticarem a Palavra, de outra forma, jamais saberão o que Deus quer delas mesmas e de todos nós.

A ignorância chega ao extremo, que há pessoas que se dizem cristãs mas nunca leram as sagradas escrituras, pois se lessem jamais praticariam atos que abominam o Senhor, achando que o estão agradando.


Em Cristo, com amor

Flávio Franklin