terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A PRIMEIRA CONFISSÃO DE PECADOS

No princípio da criação, o Senhor após criar o homem e a mulher os colocou no jardim do Éden e lhes deu um mandamento, aliás o primeiro mandamento que saiu da boca de Deus, que era “não comer da árvore de bem e do mal”.
Ocorreu então a primeira desobediência do homem para com o Senhor nosso Deus, que foi acreditar em satanás e fazer o que ele sugeriu.
"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente," (Gênesis 2 : 16)
"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2 : 17).
Na passagem acima, notamos que Deus deu ao homem um mandamento: “NÃO COMA DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL...”, o Senhor poderia ter parado por aí, pois Ele não precisa nos alertar para o que acontece se desobedecemos a Ele, porém o Senhor é misericordioso e ama os seus, então Ele nos alertou como nos alerta em toda Sua Palavra das consequencias que ocorrem se sairmos de Seus mandamentos.
Após a mulher ser enganada pela serpente (satanás) ela comeu do fruto da árvore proibida e deu para seu marido que também comeu, então os olhos (mente) dos dois se abriram e viram que estavam nus, fizeram então aventais de folhas de figueira para cobrirem a nudez.
"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." (Gênesis 3 : 7)
Após Adão e Eva cobrirem-se de folhas de figueira o Senhor Deus procurou por Adão que estava escondido.
"E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" (Gênesis 3 : 9)
"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." (Gênesis 3 : 10)
"E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gênesis 3 : 11)
Esta passagem é uma grande revelação de Deus para nós.
Quando uma pessoa é pecadora, ela tem medo da Palavra de Deus, como Adão teve após pecar, então o homem pecador vive fugindo da Luz do Senhor, da Sua maravilhosa Palavra.
O homem por mais louvável que seja a sua atitude, jamais vai agradar a Deus fazendo ele próprio aquilo que só o Senhor pode fazer por ele.
Adão disse que estava nu, por isso se escondeu de Deus. (Gênesis 3 : 10)
Mas como ele estava nu se no versículo 7 ele e Eva fizeram aventais para se cobrirem?
Resposta: por que foi Adão que fez os aventais e não Deus, ou seja diante da Palavra de Deus o homem pecador continua pecador, mesmo que ele seja um religioso ou alguém importante na igreja, a Palavra de Deus mostra e convence ao homem que ele está nu, que suas vestes não são nada se não forem feitas pelo próprio Senhor.
Deus então faz uma pergunta para Adão: “Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”
O Senhor Deus com Sua Onisciência não precisaria fazer tal pergunta para Adão, porém Deus é maravilhosamente sábio e estava levando Adão a confessar seu pecado, vejam sua resposta:
"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." (Gênesis 3 : 12)
Este “...E COMI”, que Adão confessou para Deus, foi a primeira confissão de um pecado contra a Palavra de Deus, contra um mandamento. Só que o Senhor queria a confissão de Eva também. (Gênesis 3 : 13)
"E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3 : 13)
Eva na verdade confessou que: “satanás me enganou e eu pequei”.
Hoje o cristão ser tentado ao engano por satanás explica, mas não justifica cometer o pecado, pois somos novas criaturas e temos o sangue de Jesus em nossas vidas.
Depois da confissão de Adão e Eva ao Senhor, então finalmente Deus os vestiu cobrindo assim suas nudez.
"E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." (Gênesis 3 : 21).
Alguns homens de Deus afirmam que os animais cujo Senhor tirou as peles para vestir Adão e Eva serviram para o primeiro sacrifício para remissão de pecados. Porém na Palavra não está escrito nada sobre isto, no entanto com todas maravilhas e propósitos que Deus tem pelos seus, é possível.

Flávio Franklin.