quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A GLÓRIA DO HOMEM

“O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” (Provérbios 19.11).

Se todos aprendessem o valor do entendimento que adquirimos ao darmos ouvidos às Escrituras, a humanidade viveria melhor. Foi a Palavra do Senhor que criou todas as coisas existentes, tanto no mundo material como no espiritual. Somente Ela é capaz de dar ao homem a discrição e o domínio próprio necessários para tomar as sábias decisões que a vida exige. Como sabemos, o mundo jaz no maligno (1 João 5.19), e o inimigo da nossa alma está sempre procurando colocar-nos em confusões.

Contudo, quem alcança o entendimento verdadeiro, que só o Pai pode dar, torna-se uma pessoa discreta e, consequentemente, bem-sucedida. O homem sem entendimento só vê aquilo que é aparente e, por julgar algo fora da revelação divina, age de forma tola (1 Samuel 16.7). Porém, precisamos urgentemente curvar-nos diante da Verdade a fim de buscarmos, no Senhor, a direção certa para a nossa vida. Meu irmão, mesmo diante de um aborrecimento ou até de uma oportunidade de ouro, devemos ter a Palavra certa na ponta dos lábios, pois, sem Ela, não tomaremos decisões sábias.

Pressionados por inúmeros fatores, oprimidos pela mão do adversário e tentados pelas forças das trevas, é normal nos irarmos em algum momento. No entanto, esse sentimento não opera a justiça de Deus nem nos leva a um bom resultado. Por outro lado, se tivermos sabedoria, reteremos nossa ira e não pecaremos. A discrição é o que o Senhor preparou para todos, mas quem não sabe que essa virtude está à sua disposição, ao se confrontar com uma atitude que o faz sofrer, torna-se irado e, por dar vazão a esse sentimento maligno, age precipitadamente. Porém, mais tarde, perceberá que suas decisões não eram as melhores para aquele momento.

O Criador deu-nos a capacidade de passarmos sobre a transgressão, perdoando as injúrias. Na verdade, qualquer um, em determinado momento, também já se irou e disse coisas das quais se arrependeu depois. Assim acontece conosco a todo instante; afinal, temos um inimigo que usa as pessoas que nos cercam, algumas vezes até da nossa própria família, para nos fazer sofrer. Quando a injúria é pequena e o prejuízo não é tão valioso, qualquer um perdoa. Entretanto, se a situação for mais séria, a dor for mais aguda, e o prejuízo, maior, só mesmo quem recebeu de Deus o entendimento será capaz de perdoar e não se lembrar mais da ofensa.

Não sabemos que tipo de provação nos aguarda, mas é certo que ela virá a nós. Até Jesus Cristo foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mateus 4.1-11). As tentações que nos sobrevirão serão sempre humanas, mas, por trás delas, está a mão sinistra do maligno, tentando tirar-nos da presença divina e, assim, poder tocar-nos. Portanto, meu irmão, busque do Senhor o dom da discrição, pois, agindo assim, quando vier a prova, você tomará a atitude certa que deixará Satanás bem amarrado.

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

JUNTO DO CAMINHO, SÓ MENDIGAMOS

MARCOS 10

46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Nesta passagem que fala de um cego chamado Bartimeu, o Senhor nos ensina que se ficarmos junto do caminho, e não no caminho, ficaremos cegos e só nos resta a mendigar.

Incrível, mas é exatamente isso que acontece com pessoas que são de Jesus, mas que ainda não vêem as maravilhas da Palavra de Deus.

No versículo 46 o cego estava junto do caminho, mendigando, ou seja, por ser cego ele estava pedindo esmola para poder sobreviver. Hoje muitos cristãos por não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus, estão cegos e mendigando, pois se contentam com as esmolas para viver, não estou falando de material, pois esta passagem na Bíblia embora tenha havido realmente, hoje refere-se a nós em um mundo espiritual. Notamos que Bartimeu conhecia a Lei pois ele clamava: “...Filho de Davi!”

Após ser curado da cegueira ele fez aquilo que todo crente quando é curado da cegueira espiritual faz, ou seja, seguir a Jesus pelo caminho, e não ficar junto do caminho.

Bartimeu não conseguia ficar no caminho, pois era cego, e por ser cego, mendigava.

Meu irmão, talvez você esteja como o cego Bartimeu, não consegue ver o reino de Deus na sua vida, ou não consegue ver a Bíblia como Palavra viva de Deus, e esteja mendigando, se contentando com esmolas espirituais, ou seja com “bênçãos” pequeninas ou pela metade, achando que esta é a vontade de Deus para sua vida.

Ouço muito cristão dando testemunhos das esmolas recebidas, tipo: “Estava de carro quando apareceu ladrões e levaram meu carro que nem seguro tinha, mas graças a Deus estou vivo.”

Realmente, graças ao Senhor está vivo, mas com certeza não era isto que Deus queria para você, pois o Senhor é bom, e sua vontade é boa perfeita e agradável. (Romanos 12 : 2).

Se não estivermos cegos, junto do caminho e mendigando como Bartimeu, tudo muda, pois estaremos vendo Jesus, vendo a Palavra de Deus que é Jesus, então poderemos dizer: “Estava de carro quando apareceu ladrões e levaram meu carro que nem seguro tinha, porque? Onde estou errando? Onde eu pequei? Será que possuo um embaraço que está atrapalhando o Senhor de agir em minha vida? Senhor não quero isto, mostra-me onde estou errando para que possa me arrepender?”

O Senhor com certeza, irá mostrar onde se está errando, para que coisas desagradáveis não ocorra com agente, mas isto Bartimeu só começou a ver depois que teve um encontro com Jesus.

Interessante é que depois que o cego deixou de ser cego ele quis seguir Jesus pelo caminho.

Isto acontece conosco também, quando temos um encontro com a Palavra de Deus, queremos de todo jeito seguir Jesus pelo caminho da Palavra.

Capa na Bíblia significa poder, autoridade, no versículo 50 notamos que o cego tirou a capa de si, isto é, tirou o orgulho, o conceito que ele tinha, então levantou-se e foi ter com Jesus. Isto precisa acontecer conosco também, talvez, você esteja lendo este texto no blog e esteja dizendo: “Este irmão não sabe nada...”, porém no momento que você tira o conceito humano, os achismos, e volta-se para a Palavra orando ao Senhor e dizendo que se o que você está lendo provém de Deus você quer ter a revelação em seu coração, então você está dizendo a Jesus que quer ver, como fez Bartimeu no versículo 51, quando Jesus lhe perguntou o que quer que eu te faça? E ele respondeu: “...que eu tenha vista.”

Meus irmãos, só há uma maneira de sairmos de junto do caminho e parar de mendigar, é querer ver, dizer para o Senhor que você quer ver as maravilhas da Palavra de Deus. Então com certeza o Senhor Jesus lhe abrirá os olhos espirituais e você será um seguidor do Senhor Jesus como vez o ex-cego Bartimeu.


Flávio Franklin.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O INIMIGO AGRADECE

“E Saul deixou de seguir os filisteus, e os filisteus se foram ao seu lugar” (1 Samuel 14.46).

O versículo fala de um acontecimento que quase custou a vida do filho do rei Saul, Jônatas, o qual era amigo do rei Davi. Por causa disso, Saul deixou de perseguir os filisteus, e estes não foram derrotados. Hoje, algo semelhante tem acontecido com muita gente: votos impensados têm sido feitos em família, decisões precipitadas têm sido tomadas etc. No entanto, os servos do Senhor precisam estar atentos para não abandonarem a Palavra e passarem a praticar atos religiosos que, em alguns casos, são até aparentemente bons, mas não possuem nenhuma virtude. Somente o que nos é ministrado pela Santa Palavra tem valor.

Os israelitas estavam em uma situação difícil, porque os filisteus tinham acabado com os ferreiros de Israel, a fim de que estes não construíssem mais armas. Então, apenas Saul e Jônatas possuíam espadas – ninguém mais tinha sequer uma lança. Porém, naquele meio tempo, Jônatas sentiu no coração um encorajamento divino e se dispôs a enfrentar uma coluna de filisteus, tendo em seu coração a certeza de que, para o Senhor livrar Seu povo, tanto faz ter muitos ou poucos guerreiros e armas em pequena ou grande quantidade. Assim, ele e seu escudeiro subiram engatinhando até o local onde os inimigos estavam e derrotou-os. De fato, o plano era de Deus, pois até um houve terremoto, e toda a terra tremeu. Então, os que presenciaram aqueles acontecimentos fugiram, e Saul, ao vê-los escapar, decidiu com o povo ir após eles, só que, agindo na carne, fez um voto atrevido: se alguém comesse alguma coisa antes de anoitecer, morreria.

Jônatas, por sua vez, sem saber da decisão de Saul, molhou a ponta de uma vara no mel que estava espalhado pelo chão e o provou – o que o fez sentir-se revigorado. Depois, falaram-lhe do voto que seu pai havia feito, o que, prontamente, Jônatas condenou. Mas, ao consultar Deus, Saul não obteve resposta; então, lançando sorte, foi indicado Jônatas. Este confessou o que fizera, mas, mesmo assim, o rei afirmou que seu filho morreria – o que só não aconteceu, porque o povo protestou com Saul por Jônatas ter sido usado poderosamente. Então, o rei decidiu deixar de perseguir aqueles que oprimiam o povo do Senhor e voltou para a casa.

Ora, o Altíssimo não respondera a Saul, porque este já tinha ido muito longe – e não porque oseu filho comera do mel (1 Samuel 13–14).

Decisões assim, meu irmão, têm ocorrido com muitos cristãos que fazem votos precipitados, tomando posições que o Senhor não lhes ordenou, e, quando não conseguem o que pensavam ser certo, desistem de seguir o plano divino, esquecendo-se da missão que lhes havia sido dada. Essa atitude faz com que o inimigo se reagrupe e cause mais prejuízos no futuro.

É hora de se voltar para Deus, dentro das orientações de Sua Palavra, e não deixar mais o maligno livre!

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares