quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A GLÓRIA DO HOMEM

“O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” (Provérbios 19.11).

Se todos aprendessem o valor do entendimento que adquirimos ao darmos ouvidos às Escrituras, a humanidade viveria melhor. Foi a Palavra do Senhor que criou todas as coisas existentes, tanto no mundo material como no espiritual. Somente Ela é capaz de dar ao homem a discrição e o domínio próprio necessários para tomar as sábias decisões que a vida exige. Como sabemos, o mundo jaz no maligno (1 João 5.19), e o inimigo da nossa alma está sempre procurando colocar-nos em confusões.

Contudo, quem alcança o entendimento verdadeiro, que só o Pai pode dar, torna-se uma pessoa discreta e, consequentemente, bem-sucedida. O homem sem entendimento só vê aquilo que é aparente e, por julgar algo fora da revelação divina, age de forma tola (1 Samuel 16.7). Porém, precisamos urgentemente curvar-nos diante da Verdade a fim de buscarmos, no Senhor, a direção certa para a nossa vida. Meu irmão, mesmo diante de um aborrecimento ou até de uma oportunidade de ouro, devemos ter a Palavra certa na ponta dos lábios, pois, sem Ela, não tomaremos decisões sábias.

Pressionados por inúmeros fatores, oprimidos pela mão do adversário e tentados pelas forças das trevas, é normal nos irarmos em algum momento. No entanto, esse sentimento não opera a justiça de Deus nem nos leva a um bom resultado. Por outro lado, se tivermos sabedoria, reteremos nossa ira e não pecaremos. A discrição é o que o Senhor preparou para todos, mas quem não sabe que essa virtude está à sua disposição, ao se confrontar com uma atitude que o faz sofrer, torna-se irado e, por dar vazão a esse sentimento maligno, age precipitadamente. Porém, mais tarde, perceberá que suas decisões não eram as melhores para aquele momento.

O Criador deu-nos a capacidade de passarmos sobre a transgressão, perdoando as injúrias. Na verdade, qualquer um, em determinado momento, também já se irou e disse coisas das quais se arrependeu depois. Assim acontece conosco a todo instante; afinal, temos um inimigo que usa as pessoas que nos cercam, algumas vezes até da nossa própria família, para nos fazer sofrer. Quando a injúria é pequena e o prejuízo não é tão valioso, qualquer um perdoa. Entretanto, se a situação for mais séria, a dor for mais aguda, e o prejuízo, maior, só mesmo quem recebeu de Deus o entendimento será capaz de perdoar e não se lembrar mais da ofensa.

Não sabemos que tipo de provação nos aguarda, mas é certo que ela virá a nós. Até Jesus Cristo foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mateus 4.1-11). As tentações que nos sobrevirão serão sempre humanas, mas, por trás delas, está a mão sinistra do maligno, tentando tirar-nos da presença divina e, assim, poder tocar-nos. Portanto, meu irmão, busque do Senhor o dom da discrição, pois, agindo assim, quando vier a prova, você tomará a atitude certa que deixará Satanás bem amarrado.

Mensagem do Missionário,

R. R. Soares

Nenhum comentário: