terça-feira, 20 de abril de 2010

LIVRES OU ESCRAVOS?

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5 : 1)

Impressionante como a Bíblia nos ensina tudo quanto devemos saber, tanto que o que não está escrito nela não importa para nós, leia e você também concordará comigo.

A Bíblia nos mostra dois tempos diferentes, porém interligados, o Velho Testamento e o Novo Testamento, este último selado com a nova aliança pelo sangue do cordeiro (Jesus).

O Velho Testamento foi escrito inspirado por Deus para ser uma figura do Novo Testamento.

"E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram." (I Coríntios 10 : 6)

"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos." (I Coríntios 10 : 11)

Tudo que aconteceu no Velho Testamento, hoje acontece também só que de maneira espiritual, por exemplo:

Antigamente Israel tinha reis, se esses reis andassem de acordo com o que Deus lhes ordenava, o povo também andaria na retidão e tudo iria bem, nas batalhas Deus era com eles.

Em contrapartida se estes reis se desviassem do caminho do Senhor fazendo tudo conforme suas próprias vontades e concupiscências, então seu reinado seria destruído e o povo se tornaria escravo de algum povo pagão.

Nesta época Deus falava com o rei através de profetas levantados pelo Senhor para ter contato com seu povo.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," (Hebreus 1 : 1)

Hoje não é muito diferente, porém é espiritual.

Hoje Deus nos fez reis e sacerdotes, por isso temos total acesso ao Senhor, quando queremos e onde estivermos podemos conversas com Deus, entrar em contato com Ele e ouvir dele o que Ele tem para nós.

Hoje Deus fala conosco através do Filho, ou seja, pela Palavra de Deus, quando lemos a Bíblia e em nosso coração recebemos a revelação de alguma mensagem Bíblica, então isto é Deus falando conosco, pois a Palavra de Deus e Jesus são a mesma pessoa.

João 1

1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.

14 E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Este contato entre os Homens e Deus é possível porque Ele nos fez sacerdotes, ao contrário do que algumas pessoas pensam a verdade é que não precisamos de homem nenhum conversar com Deus por nós.

Deus também nos fez reis, como os reis de Israel.

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." (Apocalipse 1 : 6)

Sabemos então que somos reis e sacerdotes, mas onde está o povo para reinarmos? Simples, são nossas famílias e todos aqueles que estão debaixo de nossas orações e dependem de nossa intimidade com Deus para andarem bem nesta vida.

Como na época dos reis de Israel, assim também é hoje, Se eu rei não andar de acordo com os mandamentos do Senhor, então os povos pagãos virão e tentarão escravizar meu povo, ou seja, o diabo mandará os demônios para escravizar os filhos de Deus, e isto acontece e muito, daí a importância de sempre estarmos lendo a Palavra de Deus para podermos ouvi-lo. No momento em que aceitamos o Senhor Jesus em nossas vidas, Deus nos tira, nos liberta do mundo, como o povo de Israel foi tirado, libertado do Egito, porém se não fizermos o que o Senhor nos ordena, poderemos novamente ser escravos do mundo, que é o sistema de satanás.

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (I João 5 : 19)

Por isto comecei este estudo dizendo:

“Impressionante como a Bíblia nos ensina tudo quanto devemos saber...”

Se desviarmos do caminho do Senhor, também cairá a desgraça em nossas vidas e nossos familiares serão escravizados por satanás e presos ao mundo, isto explica porque tantas famílias que um dia eram fiéis a Deus e hoje estão agindo pior do que as pessoas que não conhecem a Palavra, pois quem deveria estar como rei está sob o jugo de satanás fazendo tudo quanto o diabo manda.

Como no Velho Testamento onde Israel entrava em batalhas contra povos opressores e pagãos e conseguia vitória porque seu rei andava de acordo com o Senhor, assim também hoje, todos os dias entramos em batalhas espirituais, pois o diabo não cansa de tentar desviar os reis e sacerdotes do Senhor do caminho da Palavra.

As armas das batalhas hoje são espirituais, se estivermos ligados em Deus através da Palavra, então o que sair da nossa boca de acordo com a Palavra de Deus aniquilará o inimigo.

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (II Coríntios 10 : 4)

E também:

Efésios 6

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Diante de todas estas revelações que o Senhor nosso Deus tem passados a nós, não devemos negligenciar e sim realizar as obras pelo qual fomos chamados.

"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (II Timóteo 2 : 4)

Satanás sempre tenta colocar em nossas mentes pensamentos e situações que contrariam a Palavra da Verdade, com isso temos as armas da Palavra para aniquilar estes pensamentos e situações.

Já somos livres, libertos do mundo, devemos agora como reis determinar a vitória andando sempre na retidão da Palavra.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8 : 36)

Jesus é o Rei dos reis, pois somos reis e Ele é nosso Rei.

"A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;" (I Timóteo 6 : 15)

Por fim, deixo um recado de Deus: Reaja meu irmão, lute com as armas da Verdade, não se acovarde, você é rei no mundo espiritual, não se entrega ao mundo e a satanás que quer matar, roubar e destruir você e sua família, pegue as armas de Deus, e seja um verdadeiro rei como o Senhor lhe fez.

O Senhor Jesus, como na época dos reis de Israel nos consagrou reis, colocando Sua espada em cima de nossas cabeças e declarando:

"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10 : 19)

Traduzindo Deus diz:

“Eis que vos dou o poder para pisar em demônios e toda a força de satanás, e nada vos fará dano algum.”

Já temos o poder só nos resta usar contra o verdadeiro inimigo.


Flávio Franklin

domingo, 18 de abril de 2010

GERADOS DE NOVO

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos," (I Pedro 1 : 3)

O ser humano é um corpo que possui um espírito, este espírito vem de Deus que o deu.

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12 : 7)

Quando o homem pecou no Jardim do Éden, o homem se afastou de Deus, neste ponto ocorreu a morte espiritual do ser humano, pois afastar-se de Deus é morte.

Porém todo espírito anseia em estar perto de seu criador, por isso verificamos que o homem quer buscar a todo custo o sentido para a sua existência, ele na verdade quer procurar o seu criador, e nesta ânsia, o homem tem percorrido caminhos que não levam ao Senhor, ele tenta através da religião que ele mesmo criou agradar a Deus para assim ser aceito pelo Senhor e viver feliz.

A carne então quando do pecado de Adão, foi contaminada pela natureza do diabo, esta não mudará, por isso quando se morre ela vai para o pó, pois para nada presta.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

Jesus Cristo é o caminho que o Senhor nos deixou para seguir, este caminho para ser seguido precisa antes ser aceito por nós, pois ninguém consegue seguir a Jesus se antes não aceita-lo em sua vida, Ele é a porta.

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10 : 7)

Após o ser humano aceitar entrar por esta porta, então ele foi criado por Deus, ou seja, seu espírito está criado como novo e assim ligado novamente a Deus, ou seja, ganhando vida e tornando-se um ser vivo, no sentido espiritual.

Só que para ser gerado novo é pela grande misericórdia de Deus através de Jesus Cristo, para ganharmos esta nova vida e assim estarmos ligados ao criador não depende de nosso sacrifício, de sermos bons ou maus, e sim da graça de Deus, que já fez todas as coisas para que pudéssemos estar ligados a Ele.

Se cremos no Senhor Jesus, que Ele ressuscitou dos mortos, então automaticamente nosso espírito foi gerado como novo só desta vez perfeito sem nenhum defeito e ligados a Deus, o que nos restará a fazer é simplesmente ouvir e praticar a Palavra de Deus, guardando Seus mandamentos e não desviando-se deles.

Quando o homem então é gerado novo, sua vida muda completamente, ele sente a necessidade de estar próximo do Pai, pois já não é mais criatura de Deus e sim filho, então já no caminho correto busca o amor do Pai da maneira correta, ou seja, pela Palavra de Deus.

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." (Gálatas 5 : 17)

A carne por sua vez sempre luta e lutará contra as coisas de Deus, ela quer fazer o que fazia antes de seu dono ter passado pela porta (Jesus), por isso sempre há uma luta entre o espírito e a carne, a vitória depende qual dos lados estamos alimentando, se fizermos o que a carne quer, estaremos alimentando-a, ao contrário se estivermos ouvindo e praticando a Palavra de Deus não daremos atenção a carne e assim ela irá diminuir até ser crucificada em nossas vidas.

Gálatas 5

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

A carne possui um grande aliado, satanás, ele através de nossas mentes tenta induzir a pessoa a fazer a vontade da carne, porém o aliado de quem está no espírito é infinitamente maior e mais poderoso que ele, o Senhor Jesus. Com o Senhor do nosso lado e usando as armas que Ele nos deu e nos ensina usá-las contra as forças do inferno, a vitória sempre será nossa.

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (II Coríntios 10 : 4)

Quando em sua mente vir algo para você realizar que está errado, contrariando a Palavra de Deus, não faça, diga a este pensamento que se retire de sua mente em nome do Senhor Jesus, pois você não o aceita, fazendo assim você estará dando um tapa na cara do diabo e crucificando sua carne, estará usando as armas de Deus e assim crescendo espiritualmente para cada vez mais, e o Senhor se agradará de você e de sua atitude.


Flávio Franklin.