quarta-feira, 13 de agosto de 2008

TEMPESTADE NA VIDA DO CRISTÃO = MATURIDADE ESPIRITUAL

MATEUS 8

23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;

24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos.

26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.

27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?


MATEUS 14

22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.

23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.

24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;

25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.


Nestes dois acontecimentos os discípulos de Jesus passam por uma situação parecida pois o Senhor domina sobre os ventos e o mar, porém com a revelação de Deus podemos notar que estes fatos são ensinamentos muito profundos para meditar-mos, pois Jesus está nos falando hoje sobre o amadurecimento dos filhos de Deus. Deus quer que estejamos maduros o suficiente para podermos ver que sem ele nada podemos fazer. "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15 : 5) e para poder realizar Sua vontade, porque a vontade do Senhor é perfeita.

No versículo 23 de Mateus 8, verificamos que o Senhor Jesus entrou no barco, e que os discípulos o seguiram.

Muitos Cristãos imaturos, porém com vontade de seguir os mandamentos do Senhor, precisam ver Deus atuar para tomarem alguma atitude, como em Mt 8:23, Jesus entrou no barco e eles o seguiram, porque o viram a entrar no barco.

Já na passagem em Mt 14:22, Jesus ordenou para que os discípulos entrassem no barco, e mais que fossem para o outro lado e sozinhos porque Jesus ficara despedindo a multidão. Os discípulos como estavam mais maduros do que na primeira passagem, obedeceram e não questionaram a ordenança do Senhor, pois confiaram Nele.

No Versículo 24 e 25 de Mt 8 os discípulos ficaram com medo, porque a tempestade estava tão forte que as ondas cobriam o barco e Jesus estava dormindo, mas Deus não dorme, Jesus permitiu esta situação para que eles alcancem o amadurecimento espiritual, tendo a fé, a certeza de que jamais o barco iria afundar com o Senhor Jesus dentro do barco. Já em Mt 14, o barco estava no meio do mar, açoitado pelas ondas e o vento era contrário mas Jesus dirigiu-se para eles, andando por cima do mar, porém os discípulos acharem que era um fantasma, não imaginavam que era o Senhor.

Muitas vezes quando estamos passando por tempestade, vento forte contrário em nossa vida, mas estamos firmes no Senhor, na certeza de que seremos socorridos, pois já estamos mais maduros, porém ao se aproximar Jesus em nossa vida, trazendo um milagre, uma solução, não acreditamos que seja o Senhor nos trazendo o escape.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

ANDANDO NA PALAVRA

MATEUS 7

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.


"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24 : 35)


"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (II Pedro 3 : 10)


ÊXODO 17

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.


NÚMEROS 20

2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.

3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!

4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?

5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.

6 Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.

7 E o SENHOR falou a Moisés dizendo:

8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.

10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?

11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.


"Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça." (Isaías 44 : 8)


"Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26 : 4)


"Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;" (Provérbios 30 : 26)




Estar na Palavra é estar fazendo a vontade de Deus, é estar caminhando segundo Sua vontade, é ser prudente, ter juízo.

Nem todo cristão seja ele apenas um ouvinte da Palavra, ou um pregador (pastor), está andando na palavra, pois praticar a Palavra é algo que não é tão simples assim. Para começarmos a praticar a Palavra, isto é edificar nossa vida na Rocha (Palavra), é preciso termos fé ou seja a certeza de que Deus é o Senhor de nossas vidas, de que Ele está no controle das situações ao nosso redor, sejam situações adversas ou não, pois se entregamos a nossa vida a Ele, e se em nosso coração desejamos com sinceridade conhece-lo e queremos ter intimidade com Ele, Ele se revela a nós, pois Deus só age quando a pessoa permite, pois Ele nos deu o livre arbítrio.

Em Êxodo 17: 3 a 6, vemos que o povo incrédulo estava com sede e murmuravam contra Moisés, e Deus ordenou que Moisés pegasse sua vara e ferisse a rocha para que dela saísse água e Moisés assim fez, obedecendo a palavra de Deus, o mandamento de Deus.

Em Números 20: 2 a 12, vemos uma situação semelhante, pois o povo murmurava mais uma vez contra Moisés, porém desta vez ouve um erro grave por parte de Moisés, pois Deus ordenou para ele falar a rocha para dela dar água, porém Moisés não creu no Senhor, não praticou Sua Palavra, o resultado da atitude de Moisés aparentemente foi positiva, pois o povo foi saciado com a tão esperada água, porém não era a vontade de Deus, não era a palavra de Deus, pois Ele falou para simplesmente falar a rocha e não ferí-la como da primeira vez. O resultado da negligência de Moisés foi Deus declarar que aquela congregação não entraria na terra que Ele estava dando.

Moisés achou que na primeira vez o ferir a rocha funcionou, poderia feri-la de novo, porém esta não era a vontade de Deus. Apesar disso o Senhor teve misericórdia de Moisés e não permitiu que ele fosse envergonhado diante do povo ou até mesmo apedrejado por eles, e da rocha saiu água.

Irmãos há pregadores, pastores e obreiros que por estarem a frente de sua congregação acham que Deus esta feliz com eles, porem vemos que não é bem assim, para nossa igreja, nossa casa, nossa família serem abençoados pelo Senhor precisam estar na palavra, porque quem está na palavra não é confundido, e faz a vontade de Deus, pois quando acontece algo contrário da vontade de Deus, em que o homem quer fazer sua própria vontade achando que antes Deus o abençoou quando uma situação apareceu e o Senhor o livrou pela palavra ele pensa que quando vem uma situação semelhante ele pode resolver do mesmo jeito que dantes, porém ele se esquece que Deus é quem faz as coisas acontecerem, e para obedecer seus mandamentos precisamos estar em sintonia com Deus, isto é andando na palavra.

É preferível que se um pregador não estiver em espírito logo antes de começar o culto, que nem comece então, que substitua a palavra que ele escolheu para trazer ao povo sedento, por um período de oração ou louvor, pois se trouxer ao povo algo que não é de Deus vai acabar como a congregação de Moisés sem entrar na terra boa. Isto é muito sério, pois vai vir o arrebatamento e a igreja que não estiver na palavra, que não estiver praticando as palavras de Deus, ou seja que não estiver com suas lâmpadas cheias de azeite, vão ficar e a responsabilidade em parte vai cair em cima do pregador. Irmãos não falo só do pregador da Igreja, mas sim de todos os que foram levantados como sacerdotes e servos do Senhor, pois cada um de nós é um pregador da palavra, fomos feitos reis e sacerdotes de Deus. Eu fui levantado em minha casa para ser um canal de Deus aos meus parentes, por isso tenho responsabilidades, porém tenho que fazer a vontade do Pai e não minha, preciso estar na palavra para Deus atuar através de mim, ai de mim se não praticar a palavra.

Andando no Espírito

SALMO 147

2 O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.

3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.

LUCAS 10

25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.


Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores (ladrões), que roubaram-no, e espancaram-no, ficando quase morto.

Ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; (homem muito religioso, porém não nascido de novo) e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, (homem que estava sempre louvando ao Senhor, porém não estava em comunhão com Deus) chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, (homem que ninguém dava valor algum, pois os judeus não conversavam com os samaritanos) que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

Este samaritano andava com Deus, era um homem que tinha comunhão com o Senhor, e portanto conhecia a Mente de Deus, pois ele realizou o propósito de Deus, Sua vontade, pois no Salmo 147:3, está revelada exatamente a vontade de Deus, oque Deus faz conosco: “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.”

Deitou-lhes azeite, significa o derramar do Espírito Santo, este homem samaritano estava cheio do Espírito, transbordando do Espírito, como as virgens prudentes de Mateus cap 25, este homem que fora roubado e agredido teve seu coração quebrantado pelo espírito derramado através do samaritano, e também deitou-lhe vinho, que significa o sangue precioso do Senhor Jesus derramado no calvário, tendo assim seus pecados perdoados. O que o Senhor Jesus nos revela neste texto de Sua Palavra é tremendo, pois é assim que o nosso Pai quer que agimos, como o samaritano, cheios do Espírito, sabedores da vontade de Deus. Jesus sabia a vontade do Pai, e nós também devemos saber, para que nosso Pai consiga nos usar, e sermos verdadeiros sacerdotes.

O samaritano não fez oque fez por ser “bonzinho”, mas porque andava no espírito, tinha comunhão com Deus, e Este pode usa-lo para realizar sua obra.

JOÃO 15

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

O Samaritano era amigo de Deus, pois fazia oque Ele mandava, conhecia a mente de Deus, pois andava pela Palavra, conforme está escrito em João 15.


JOÃO 4

9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).



I PEDRO 2

24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

GÊNESIS 6

14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

ÊXODO 2

3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.


LAMENTAÇÕES 5

15 Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança.

16 Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! porque pecamos.

17 Por isso desmaiou o nosso coração; por isso se escureceram os nossos olhos.

APOCALIPSE 3

11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.



Deus, com sua infinita misericórdia, para salvar a humanidade, e seu povo, usou três tipos de arcas diferentes, porém com um mesmo detalhe fundamental, a vida para tais atos estava dentro delas.

A primeira arca o Senhor usou para salvar a humanidade e os animais enfim toda a vida na terra, através da arca de Noé, homem reto, temente a Deus, andava pela Palavra, e pela Palavra com as medidas saídas da boca de Deus, construiu a arca sem questionar nada. "Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gênesis 6 : 22)

"Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume." (Gênesis 6 : 14)

O Senhor Deus colocou a vida dentro da arca, fechou e a morte assolou a terra com o dilúvio, porque o homem desviou-se de seu caminho. "Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." (Gênesis 6 : 13)

"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará." (Gênesis 6 : 17)

A segunda arca o senhor usou para salvar o seu povo (judeu), da escravidão egípcia, e como na primeira arca, a vida salvadora (Moisés), estava dentro dela. "Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio." (Êxodo 2 : 3).

Nota-se que nas duas arcas foi usada uma substância chamada betume, que impermeabiliza as arcas impedindo que se afundem nas águas, é a separação da morte (água), com a vida (arca).

A terceira e última arca, é para salvar todas as pessoas que querem ser salvas.

"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão."

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19 : 9-10)

A última arca é o próprio senhor Jesus, e esta arca, ainda está com sua porta aberta, até quando, não sei, mas ainda pode entrar pessoas nela."Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10 : 9)

"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." (Apocalipse 3 : 8).

Nesta arca, como as duas primeiras tinham betume para separar a morte da vida, esta também tem o Espírito Santo de Deus, que não permite que morramos afogados na morte espiritual, Irmãos ouçam a voz do Espírito, e se você não está ouvindo, com certeza não estás na arca.

Para Noé e sua família entrarem na arca, o Senhor Deus achou graça na sua vida, pois era um homem que conhecia o coração de Deus.

Para Deus usar Moisés para salvar seu povo, o povo teve de se arrepender de seus pecados e voltar-se ao único Deus, clamando-o.

E hoje, será que o Senhor acha graça em sua vida? Será que você está com betume (Espírito) cheio, o suficiente para não afundar na morte espiritual?

Entregue-se ao Senhor de todo seu coração, enquanto a porta da Arca Espiritual (graça) está aberta.


LIVRO DA VIDA A PALAVRA DE DEUS

"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20 : 15)

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Apocalipse 20 : 12)

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gálatas 3 : 10)

"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (I João 4 : 6)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1 : 18)

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24 : 35)

"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (I João 5 : 12)

JOÃO CAPÍTULO 1

1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

15 João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

_______________________________________________________

Desde o princípio da criação do universo, a Palavra de Deus, estava com Deus, e todas as coisas foram feitas pela Palavra de Deus. E a Palavra se fez carne, e habitou na terra entre nós.

Jesus é a Palavra de Deus, Deus teve tanta misericórdia de nós, que mandou Sua Palavra encarnada para habitar aqui, para realizar a grande vontade de Deus e consumar tudo, ou seja nos colocar em Sua Palavra.{"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (João 19 : 30)}

Quando verdadeiramente cremos no Senhor Jesus, o Espírito da Verdade, Espírito da Palavra entra em nós para nos conduzir sempre pelo caminho da verdade. Isso vem pela fé, isto é pela leitura da Palavra.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17), e sem fé não se agrada a Deus. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11 : 6)

Quando Jesus afirma ser o caminho, a verdade e a vida, ele está nos dizendo que ele é a própria Palavra de Deus, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6). CAMINHO É A PALAVRA DE DEUS "Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos." (Salmos 119 : 30).

VERDADE É A PALAVRA DE DEUS "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17). VIDA É A PALAVRA DE DEUS “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.” (Provérbios 4:20,21,22).

Um dia tudo vai passar, o universo, a terra, o sol, tudo vai desaparecer, morrer, será o dia de Senhor, quando a porta da graça fechar, e Deus derramar o Seu juízo pela terra.

"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (II Pedro 3 : 10), porém há uma coisa que não passará, não irá morrer, sabe qual, é a PALAVRA DE DEUS.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24 : 35)

Irmãos, quem estiver na palavra, permanecerá, não passará, ficará vivo eternamente.

Ficar na Palavra é ser guiado pelo espírito da verdade, é andar pelo caminho do Senhor. Quando nascemos de novo, somos colocados na Palavra, devemos deixar o Senhor nos conduzir conforme Sua vontade. "...Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3 : 5)

Nascer da água, significa nascer da Palavra. "E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro." (Apocalipse 22 : 1)

Quando estamos na Palavra, isto é em Jesus, temos o poder de tudo que pedirmos a Deus serem realizadas, como está escrito em João 15: “5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.”

Irmãos, não se enganem a única maneira de vencermos o mundo, e em conseqüência o Diabo é estarmos na Palavra de Deus, em apocalipse está escrito que foi aberto o livro da vida, e quem não estiver lá será lançado no lago de fogo, este livro da vida nada mais é doque a palavra de Deus.

"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20 : 15) Todos os grandes heróis da Bíblia venceram porque estavam na palavra.

Você pode ir na igreja muitas vezes, pode ser um homem de oração, mas se você não estiver na palavra, seu destino será o lago de fogo, pois Deus trabalha na palavra, fora dela ele não tem como agir, pois fora da palavra tudo é pecado.

O Diabo maldito, está sempre tentando nos tirar da palavra, pois ele sabe que se estivermos Nela, ele estará derrotado, estará em seu lugar que é debaixo dos nossos pés. "E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." (Romanos 16 : 20)

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." (Eclesiastes 1 : 2)

MATEUS 7

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.