quarta-feira, 13 de agosto de 2008

TEMPESTADE NA VIDA DO CRISTÃO = MATURIDADE ESPIRITUAL

MATEUS 8

23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;

24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos.

26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.

27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?


MATEUS 14

22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.

23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.

24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;

25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.


Nestes dois acontecimentos os discípulos de Jesus passam por uma situação parecida pois o Senhor domina sobre os ventos e o mar, porém com a revelação de Deus podemos notar que estes fatos são ensinamentos muito profundos para meditar-mos, pois Jesus está nos falando hoje sobre o amadurecimento dos filhos de Deus. Deus quer que estejamos maduros o suficiente para podermos ver que sem ele nada podemos fazer. "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15 : 5) e para poder realizar Sua vontade, porque a vontade do Senhor é perfeita.

No versículo 23 de Mateus 8, verificamos que o Senhor Jesus entrou no barco, e que os discípulos o seguiram.

Muitos Cristãos imaturos, porém com vontade de seguir os mandamentos do Senhor, precisam ver Deus atuar para tomarem alguma atitude, como em Mt 8:23, Jesus entrou no barco e eles o seguiram, porque o viram a entrar no barco.

Já na passagem em Mt 14:22, Jesus ordenou para que os discípulos entrassem no barco, e mais que fossem para o outro lado e sozinhos porque Jesus ficara despedindo a multidão. Os discípulos como estavam mais maduros do que na primeira passagem, obedeceram e não questionaram a ordenança do Senhor, pois confiaram Nele.

No Versículo 24 e 25 de Mt 8 os discípulos ficaram com medo, porque a tempestade estava tão forte que as ondas cobriam o barco e Jesus estava dormindo, mas Deus não dorme, Jesus permitiu esta situação para que eles alcancem o amadurecimento espiritual, tendo a fé, a certeza de que jamais o barco iria afundar com o Senhor Jesus dentro do barco. Já em Mt 14, o barco estava no meio do mar, açoitado pelas ondas e o vento era contrário mas Jesus dirigiu-se para eles, andando por cima do mar, porém os discípulos acharem que era um fantasma, não imaginavam que era o Senhor.

Muitas vezes quando estamos passando por tempestade, vento forte contrário em nossa vida, mas estamos firmes no Senhor, na certeza de que seremos socorridos, pois já estamos mais maduros, porém ao se aproximar Jesus em nossa vida, trazendo um milagre, uma solução, não acreditamos que seja o Senhor nos trazendo o escape.

Nenhum comentário: