terça-feira, 31 de março de 2009

PORQUE PASSAMOS PELO DESERTO?

Todo cristão tem que passar pelo deserto em sua caminhada com o Senhor, e não há escapatória, pois o deserto não é algo ruim para o cristão, e sim algo que serve para correção e limpeza em nosso modo de vida, pois só assim o Senhor molda nosso caráter e produziremos os frutos bons.
Para chegarmos a Canaã, que na época da graça em que vivemos é a plenitude do Senhor pela Sua Palavra, o Senhor nos guia pelo deserto como guiou Seu povo.
O que aconteceu naquela época com o povo de Israel no deserto, é figuração do nosso tempo, pois Deus não muda, assim como o Seu povo foi tratado antigamente, Ele nos trata hoje.
"E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o SENHOR lhes jurara." (Deuteronômio 2 : 14)
Notamos nesta passagem de Deuteronômio, que o povo de Israel não passou pelo deserto por quarenta anos só porque murmurou e desobedeceu ao Senhor em Seus mandamentos, mas também porque no meio do povo haviam muitos homens de guerra, e estes homens deveriam ser consumidos, pois se vivessem até o fim, entrariam em Canaã e se vencessem seus inimigos teriam orgulhos de si mesmos pois diriam que venceram porque são fortes e homens de guerra.
O deserto é um lugar inóspito em que temos que ter a total dependência de Deus para atravessá-lo.
Enquanto houver em nós homens de guerra que ao surgir uma adversidade estes homens façam com que lutemos com nossas forças usando as vezes até subterfúgios para nos livrar das situações, então ficaremos dando voltas no deserto como aconteceu com o povo de Israel.
Nós nunca seremos como o Senhor quer que sejamos por nosso próprio esforço.
Quando estamos no deserto, o Senhor permite situações que vão fazer surgir em nós algo que não provém Dele e está escondido em nosso coração, quando este algo aparece e finalmente conseguimos perceber que não pertence ao Senhor e deixarmos o senhor agir em nosso favor para destruir este algo, e isto só acontece com nossa permissão, então o Senhor mata, elimina este homem de guerra que estava escondido em nós.
Lembro que o Senhor jamais vai permitir uma doença ou uma dor para nos provar, pois se Ele já levou nossas dores e enfermidades na cruz, Ele jamais iria usá-las, e sim satanás põe na mente humana que ele está doente e depois culpa a Deus dizendo que Deus o está provando.
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." (Isaías 53 : 4)
"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (I Pedro 2 : 24)
Quando surge uma situação aparentemente ruim e ficamos apavorados, correndo de um lado para o outro fazendo de tudo para mudar tal situação, então meu irmão podemos ter certeza que não estamos preparados para o pleno conhecimento dos mistérios de Deus, e ficaremos dando voltas até percebermos que o Senhor está nos tratando.
Agora se surgir uma situação também aparentemente ruim e pensarmos que o nosso Pai está nos tratando e nos limpando e agradecê-lo por tal cuidado que Ele tem por nós, e vermos Sua coluna de fogo e fumaça nos guiando no deserto e não desprezarmos Sua correção, então o Senhor dará a nós cada vez mais do Seu conhecimento e sabedoria e ficaremos muito felizes por isso.
"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;" (Hebreus 12 : 5)
Ao passarmos pelo deserto e chegarmos a terra prometida seremos como a igreja de Filadélfia descrita em Apocalipse onde o Senhor diz que com pouca força ela guardou Sua Palavra e não negou Seu nome, tendo pouca força, ela não tinha homens de guerra para fazer vencer, e sim a Palavra de Deus e Seu Nome.
"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." (Apocalipse 3 : 8)
Guardar a Palavra de Deus é agir de acordo com ela, obedecendo os Mandamentos de Deus, conhecer a Palavra de Deus é extremamente importante e é a vontade de Deus para nós. Não negar o nome de Jesus é usá-lo com autoridade quando necessário.
Por fim devemos deixar o Senhor agir em nossas vidas verdadeiramente, e não apenas de palavras.
Muitos dizem: “Jesus é o Senhor da minha vida”, porém na hora que aparece alguém tentando prejudicá-lo, é o primeiro a levantar uma guerra contra tal pessoa, como se o Senhor não fosse tão Senhor assim da vida dele.
Reflitamos, com amor.
Flávio Franklin