sexta-feira, 24 de abril de 2009

O QUE AGUARDA OS ÍMPIOS

Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; eis a porção do seu copo (Salmo 11.6).
Que sofrimento está reservado para os ímpios, aqueles que, conhecendo a Palavra de Deus, não A respeitam! Eles não têm paz nem se sentem realizados. Seu viver não é nada fácil, e, no grande Dia, descobrirão que sua recompensa será: laço, fogo, enxofre e vento tempestuoso. Porém, mesmo avisados desses castigos e de outros que os aguardam, eles não se corrigem. Por outro lado, os que se convertem e passam a servir ao Altíssimo descobrem que, nEle, há vida – e vida em abundância (João 10.10).
Há um grupo dos que sempre se mantêm rebeldes à voz de Deus: esse são os ímpios, os quais conhecem as proibições bíblicas, mas as praticam mesmo assim. Alguns, por exemplo, para conseguirem uma oferta maior, chegam a enganar, prometendo milagres. Outros são capazes de arrecadar bens ilicitamente, com a falsa desculpa de que o fazem em prol da casa do Senhor. No entanto, o que esses “cristãos” fazem é roubar, porque cobrar para que os necessitados alcancem bênçãos ou para orar por eles nada mais é do que praticar roubo! Mas como tais pessoas ficarão no dia do Juízo? Jesus dirá que nunca as conheceu (Mateus 7.22,23)!
Além desses, há os que sabem que o adultério é pecado, mas insistem em acreditar que o mandamento referente a esse assunto – Não adulterarás (Êxodo 20.14) – vale para todos, menos para eles. Um dia, contudo, serão reunidos no grupo dos que foram infiéis aos cônjuges e, então, gritarão, cheios de remorso e lágrimas, pedindo perdão. No entanto, será tarde demais, como foi para Esaú, o qual vendeu seu direito à primogenitura por um prato de lentilhas. Os ímpios suplicarão por um lugar de arrependimento, mas não serão ouvidos (Hebreus 12.17).
Não vale a pena desrespeitar o que o Todo-Poderoso fala, porque o castigo de quem o fizer será terrível. Aquele que conhece as proibições divinas e as pratica sofrerá o rigor do Senhor. Um exemplo disso é o fato de Deus não ter deixado entrar na terra de Canaã um israelita sequer que tenha duvidado de Sua promessa e crido nos dez espias (Números 14). Hoje, o mesmo sucederá com todos aqueles que fazem pouco caso do que Ele estabelece como padrão de vida.
Os que agem com impiedade já não vivem em paz. Eles estão sempre sobressaltados, perturbados, e não param de cair em laços. Para piorar, os elementos que o Senhor tem preparado para atormentar Satanás pelos séculos dos séculos – fogo e enxofre (Apocalipse 21.8), além do vento tempestuoso – serão companheiros deles por toda a eternidade. Eles sabem da advertência divina, mas não se corrigem! Entretanto, para aqueles que se voltam para o Senhor, confessam seus pecados e os deixam, passando a servir-Lhe de todo o coração, há vida com abundância.

Mensagem do Missionário
R. R. Soares

OBRAS

COMO SE ENCAIXAM FÉ E OBRAS?

LEITURA BíBLICA: Gênesis 15:1-6
VERSíCULO CHAVE:... Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça (Gênesis 15:6).

AS OBRAS POUCO SIGNIFICAM SEM UMA FÉ SUBJACENTE
Se bem que Abrão vinha demonstrando sua fé pelas suas obras, era sua fé em Deus, e não suas obras, que o justificaram perante Deus (Romanos 4:1-5). Deus imputou justiça a Abrão por causa da sua fé. Nós podemos, igualmente, Ter um relacionamento correto com Deus quando a ele confiamos nossa vida. Nossas obras exteriores - frequência na igreja, oração, boas obras - não nos justificam diante de Deus. Um relacionamento correto se baseia na fé - um confiança interna profunda que Deus é quem ele diz ser e faz o que diz que fará. Boas obras resultam da fé como sub-produtos desta.
LEITURA BíBLICA: Lucas 3:1-18
VERSíCULO CHAVE: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão (Lucas 3:8).

A FÉ NOS LEVA NATURALMENTE ÀS OBRAS
Confissão e vida mudada são inseparáveis. A fé sem obras é morta (Tiago 2:14-26). As palavras mais duras de Jesus foram endereçadas aos líderes religiosos respeitáveis que não desejavam uma mudança radical. Queriam ser conhecidos como líderes religiosos, mas não queriam mudar suas mentes e corações. Suas vidas eram, portanto, improdutivas. O arrependimento tem que estar ligado à ação para ser eal. Seguir Jesus é mais do que pronunciar palavras, é agir baseado nas suas palavras.
LEITURA BíBLICA: Mateus 5:13-20
VERSíCULO CHAVE: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus (Mateus 5:20).

POR TRÁS DA FÉ TEM QUE EXISTIR UMA FÉ GENUíNA
Os Fariseus eram exigentes e escrupulosos em seus esforços para seguir a lei. Como, então, poderia Jesus esperar, de forma razoável, que nossa justiça fosse maior que a deles? O ponto fraco dos Fariseus era que se contentavam com sinais exteriores de obediência à lei, sem permitir que Deus seus corações e atitudes. O que Jesus estava dizendo é que a natureza da nossa bondade teria que ser maior que a dos Fariseus. Pareciam piedosos, mas estavam distantes do reino de Deus. Deus julga tanto nossos corações quanto nossas obras, pois é nosso coração que define nossa aliança. Você deve se preocupar tanto com suas motivações, que não são vistas, quanto com suas ações, que são vistas.
LEITURA BíBLICA: Ester 4:1-17
VERSíCULO CHAVE: ...Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a tua casa perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?

DEUS USA AS AÇÕES DE SEU POVO
Após o édito para matar os judeus, Mordecai e Ester poderiam Ter se desesperado, ou deicido salvar a si mesmos, ou simplesmente esperado pela intervenção de Deus. Eles, ao contrário, entenderam que Deus os havia colocado naquela posição para cumprir um propósito, de forma que aproveitaram o momento, e agiram. Quando estiver ao nosso alcance salvar outros, devemos fazê-lo. Numa situação que pode ser fatal, não se distancie, não chafurde na auto-comiseração, não se comporte de forma egoísta, nem espere que Deus conserte tudo. Ao contrário, peça a orientação de Deus, e aja! Deus talvez tenha o colocado nesta situação pra justamente este fim.
LEITURA BíBLICA: Tiago 1:19-27
VERSíCULO CHAVE: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tiago 1:22).

CRER NA PALAVRA DE DEUS RESULTARÁ EM OBEDECÊ-LA
É importante conhecer a Palavra de Deus, mas é mais importante obedecê-la. Podemos avaliar a eficácia de nosso estudo bíblico pelo efeito que tem em nosso comportamento e atitude.

QUANDO SE REQUER MAIS DO QUE A ORAÇÃO?
LEITURA BíBLICA: Êxodo 14:15-18
VERSíCULO CHAVE:...Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Êxodo 14:15).

NÃO SE DEVE USAR A ORAÇÃO PARA SUBSTITUIR A AÇÃO
Deus disse a Moisés para parar de orar e começar a agir! A oração tem um lugar chave na sua vida, assim como a ação. Às vezes sabemos muito bem o que tem que ser feito, mas continuamos a orar por mais discernimento a fim de postergar a ação. Se sabemos o que deve ser feito, mãos à obra.
LEITURA BíBLICA: 1 Samuel 7:1-17
VERSíCULO CHAVE:...Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus (1 Samuel 7:3).

A OBEDIÊNCIA SOBREPUJA O SENTIMENTO DE AUSÊNCIA DE DEUS
A tristeza assolou Israel durante vinte anos. A arca foi deixada de lado, e parecia que o Senhor havia abandonado o seu povo. Samuel, já adulto, levantou o ânimo do seu povo ao dizer que, se estivessem realmente arrependidos, eles deveriam agir de acordo. Como é fácil reclamar a Deus dos problemas, enquanto nos recusamos a agir, a mudar, a fazer o que ele quer que façamos. É comum você sentir que foi abandonado por Deus? Verifique e veja se ele já não requereu certa ação da sua parte. Você não receberá nova direção até cumprir a anterior...

terça-feira, 21 de abril de 2009

A MENTE HUMANA


"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." (Gênesis 3 : 7)

Tudo que o diabo queria era que os olhos (mente) do homem fosse aberta, pois desta maneira ele poderia colocar na mente do homem tudo que ele desejasse, e assim quem não conhece a Palavra de Deus fica a mercê de satanás.
Veja o que o diabo pode fazer com uma pessoa que não sabe que Jesus morreu e ressuscitou para que tivessemos a mente de Cristo onde o diabo não pode colocar nada dele.

"Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Coríntios 2 : 16)

A mente humana grava e executa
tudo que lhe é enviado.
Seja através de palavras,
pensamentos ou atos,
seus ou de terceiros,
sejam positivos ou negativos.
Basta que você os aceite.
Essa ação sempre acontecerá,
independente se traga
ou não resultados positivos prá você.
Um cientista de Phoenix Arizona queria provar essa teoria.
Precisava de um voluntário
que chegasse às últimas conseqüências.
Conseguiu um em uma penitenciária.
Era um condenado a morte,
que seria executado
em uma cadeira elétrica.
O cientista lhe propôs o seguinte:
Ele participaria
de uma experiência científica,
na qual seria feito um pequeno corte
em seu pulso,
o suficiente para gotejar o seu sangue
até a última gota.
Ele teria uma chance de sobreviver,
caso o sangue coagulasse.
Se isso acontecesse,
ele ganharia a liberdade,
caso contrário,
ele iria falecer pela perda do sangue, porém,
teria uma morte
sem sofrimento e sem dor.
O condenado aceitou,
pois era preferível
do que morrer na cadeira elétrica,
e ainda teria a chance de sobreviver.
O condenado
foi colocado em uma cama alta,
dessas de hospital
e amarraram seu corpo
para que não se movesse.
Fizeram um pequeno corte em seu pulso . Abaixo do pulso, foi colocado
uma pequena vasilha de alumínio.
Foi dito a ele que ouviria
o gotejar de seu sangue na vasilha.
O corte foi superficial
e não atingiu nenhuma veia ou artéria,
mas foi suficiente para que ele
sentisse o pulso sendo cortado.
Sem que ele soubesse, debaixo de sua cama
tinha um frasco de soro
com uma pequena válvula.
Ao cortarem seu pulso,
abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o sangue dele
que estava pingando na vasilha de alumínio.
Na verdade,
era o soro do frasco que gotejava.
De 10 em 10 minutos,
o cientista sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco
e o gotejamento diminuía.
O condenado acreditava
que era seu sangue que estava diminuindo.
Com o passar do tempo,
foi perdendo a cor
e ficando cada vez mais pálido.
Quando o cientista fechou a válvula........
....o condenado
teve uma parada cardíaca e morreu.
Sem ter perdido uma gota de sangue.
O cientista conseguiu provar
que a mente humana cumpre
ao pé da letra,
tudo que lhe é enviado e aceito pela pessoa, seja positivo ou negativo
e que sua ação envolve todo o organismo, quer seja na parte psíquica
quer seja na parte orgânica.
Essa pesquisa é um alerta
para filtrarmos o que enviamos
para nossa mente,
pois ela não distingue o real da fantasia,
o certo do errado,
simplesmente grava e executa
o que lhe é enviado.
“Quem pensa que vai fracassar,
já fracassou
antes mesmo de tentar”
“Reflita no que você está fazendo com você mesmo.”

domingo, 19 de abril de 2009

TODOS SÃO PECADORES

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23).
É impressionante como a humanidade é enganada! Governos e instituições privadas chegam a gastar quantias exorbitantes para, por exemplo, pesquisar como viviam os povos do passado, mas ninguém investe sequer um tempinho a fim de descobrir como o mal entrou no mundo. No entanto, a descoberta desse fato é de fundamental importância, pois ela nos leva à solução dos nossos problemas. O prezado leitor já tinha percebido isso?
Esse mundo complexo, onde vivemos, não veio a existir da grande explosão conhecida como Big-Bang. Na realidade, o que houve foram sons, – a voz do Senhor Deus –, os quais, se comparados aos que conhecemos, ressoam como grandes explosões. Quando Deus declarou: Haja luz, bem como quando deu outras ordens, o som de Sua voz ecoou e, assim, houve a expansão dos céus e a criação do mundo material.
O pecado da desobediência praticado por Adão teve um peso tremendo: ele fez a morte – a natureza de Satanás – passar a todos os homens, e, por isso, todos pecaram. O Deus santo não podia mais ter comunhão com este ser e, por isso, teve de expulsá-lo do Paraíso. Nesse pecado está a origem de todos os nossos problemas. Então, o Senhor elaborou um plano, o único que podia, legalmente, diante da Sua santidade, ser executado para libertar o homem, que estava destituído da glória dEle: Ele pôs mãos à obra e, com a morte do Seu Unigênito Filho, o projeto foi realizado. Com isso, o Altíssimo recriou o homem para uma viva esperança (1 Pedro 1.3). O que foi perdido em Adão foi recuperado em Cristo.
Procure minuciosamente para ver se encontra alguém que invista, pelo menos, um tempinho para descobrir o que ele perdeu com o pecado do primeiro homem e ganhou com a vitória do segundo Adão. Não foi pouca coisa que deixamos de receber com a desobediência no jardim do Éden. Lá, todas as habilidades que nos haviam sido concedidas foram perdidas, somente ficando a possibilidade de operar no mundo material. Ter sido criado à imagem e semelhança de Deus nos sugere que podíamos ser como Ele aqui neste mundo. Mas, com a queda, tornamo-nos escravos do gênio do mal.
Quando os cristãos aprenderem o que Jesus conquistou para nós em Sua morte e passarem a usar a autoridade para desfazer as obras malignas e determinar o cumprimento das promessas divinas, eles, de fato, passarão a servir ao Senhor. Os perdidos, por sua vez, irão maravilhar-se e converter-se, pois verão que o Evangelho não é uma religião na disputa para escravizar vidas incautas, mas, sim, a solução para os problemas de todos.

Mensagem do Missionário R. R. Soares