quinta-feira, 3 de junho de 2010

MURMURAÇÃO

MOTIVOS QUE NOS LEVAM A MURMURAR

"Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto" (Êxodo 16:2).

RESPOSTA AO ESTRESSE

"Disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo?" (Números 11:11).

Aconteceu de novo. Quando os israelitas encontravam perigo, escassez e inconveniência, murmuravam amargamente e desejavam estar de volta no Egito. Mas, como sempre, Deus os acudia em suas necessidades. Circunstâncias difíceis sempre levam ao estresse e murmurar é uma resposta natural. Na verdade, os israelitas não queriam voltar para o Egito, queriam uma vida um pouco mais fácil. Na pressão do momento não podiam se concentrar na causa de seu estresse (nesse caso, falta de confiança em Deus); podiam somente pensar na maneira mais fácil de escapar. Quando se sentir pressionado, resista à tentação de uma saída rápida. Em vez disso, concentre-se no poder e na sabedoria de Deus para ajudá-lo a lidar com a causa de seu estresse.

MURMURAÇÃO PARA DEUS

Os israelitas e Moisés murmuraram. Mas Deus respondeu positivamente a Moisés e negativamente ao resto do povo. Por quê? O povo murmurava entre si e nada foi realizado. Moisés levou sua queixa a Deus que poderia solucionar qualquer problema. Sabemos muito bem murmurar entre nós. Devemos aprender a levar nossos problemas para Aquele que pode fazer alguma coisa por eles.

DESEJOS NÃO REALIZADOS

A insatisfação vem quando nossa atenção muda do que temos para o que não temos. O povo de Israel não parecia notar o que Deus estava fazendo por eles - libertando-os, transformando-os numa nação, dando-lhes uma nova terra - porque estavam muito preocupados com o que Deus não estava fazendo por eles. Não podiam pensar em nada a não ser na deliciosa comida egípcia que deixaram para trás. Por alguma razão esqueceram que o brutal chicote da escravidão egípcia era o preço de comer aquela comida. Antes de julgarmos os israelitas duramente, é bom pensarmos no que ocupa nossa atenção na maior parte do tempo. Somos gratos pelo que Deus nos tem dado ou estamos sempre pensando no que gostaríamos de ter? Não deveríamos deixar que nossos desejos não realizados nos façam esquecer os presentes de Deus, tais como a vida, o alimento, a saúde, o trabalho e os amigos.

FALTA DE CONFIANÇA EM DEUS

Cada manhã os israelitas abriam as portas de suas tendas e testemunhavam milagres. Cobrindo o chão havia um maná branco e fofo - comida dos céus. Mas logo aquilo não era suficiente. Sentindo que era seu direito ter mais, eles esqueceram o que já tinham. Não pediram a Deus para suprir suas necessidades; ao contrário, pediram carne e pararam de confiar que Deus cuidava deles. Queixavam-se a Moisés por causa de carne quando se lembravam da boa comida que tinham no Egito. Deus lhes deu o que pediram, mas pagaram caro por isso quando uma praga atacou os campos (Números 11: 18-20, 31-34). Quando pedimos alguma coisa a Deus, Ele pode atender nosso desejo. Mas quando nos aproximamos dele numa atitude pecaminosa, conseguir o que desejamos pode custar caro.

RESULTADOS DA MURMURAÇÃO

"Fazei tudo sem murmurações nem contendas" (Filipenses 2:14). RESULTADOS DANOSOS Por que as murmurações e lamúrias são tão prejudiciais? Se tudo que as pessoas sabem de uma igreja é que seus membros constantemente contestam, murmuram e bisbilhotam a vida alheia, elas têm uma falsa impressão de Cristo e do Evangelho. Crer em Cristo deve unir os que confiam Nele. Se numa igreja as pessoas estão sempre murmurando e contestando, falta o poder unificador de Jesus Cristo. Pare de discutir com outros cristãos ou murmurar sobre pessoas e condições dentro da igreja e deixe o mundo ver Cristo.

Nossa vida deveria se caracterizar por pureza moral, paciência e paz, de tal forma que possamos brilhar intensamente num mundo escuro e perverso. Uma vida transformada é uma testemunha efetiva do poder da Palavra de Deus. Você está brilhando intensamente ou ofuscado pelas murmurações e contestações? Brilhe para Deus.


Texto da Bíblia Ilúmina Gold

domingo, 30 de maio de 2010

DEIXE JESUS ENTRAR NO BARCO

Lucas 5

1 E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;

2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

3 E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

Nesta passagem temos muito que aprender, mas uma revelação chamou-me atenção, notamos que a multidão apertava o Senhor Jesus para ouvir a palavra de Deus, e isto é que faz a diferença quando queremos aprender da palavra, pois se formos na igreja ou numa reunião de cristãos e não tivermos este desejo no coração de ouvirmos a palavra de Deus, de nada adiantará, isto é, o milagre a transformação a revelação que o Senhor tem para nós não chegará a nós, mas nesta passagem a multidão queria ouvir a palavra de Deus, muito me entristece que muitas vezes hoje isto não acontece, muitos vão a igreja por vários motivos, até para ver shows pirotécnicos e hipnotismo “santo”, menos ouvir o Senhor ensinar.

Quando o Senhor chegou junto ao lago viu dois barcos, Ele entrou em um, no de Simão (Pedro), os pescadores tinham retornado da pesca, estavam lavando as redes para guardar e com certeza desapontados, pois não haviam pescado nada a noite inteira.

Após ensinar a multidão Ele diz a Pedro para ir a alto mar e lançar as redes para pescar, Pedro que era pescador a muitos anos poderia quer murmurado com Jesus dizendo a Ele que era pescador profissional e já ficou a noite inteira em alto mar pescando e nada adiantou, mas ao contrário, de pronto ele explicou ao Senhor que nada pescaram a noite toda, mas que sobre a palavra de Deus iriam pescar. O interessante nesta passagem é que Jesus entra no barco de Pedro, ou seja, Pedro deixou Jesus entrar em seu barco, por isso ele não murmurou e teve fé para crer na palavra que saía da boca do Senhor dizendo para pescar.

Meus irmãos se verdadeiramente deixarmos o Senhor entrar em nossa vida, em nosso trabalho, em fim em tudo que é nosso, então quando Ele falar ouviremos a sua voz, não voz audível, mas aquela que vem a palavra de Deus, e mesmo que nós já tivermos tentado tudo que era possível para resolver os problemas e Ele diga a nós para tentarmos mais uma vez, então devemos obedecê-lo, pois desta vez será sobre a palavra Dele, então como na passagem em que Pedro obedeceu e pescou tantos peixes que estavam rompendo as redes, assim será conosco também, mas não podemos esquecer que devemos deixar o Senhor Jesus entrar em nosso barco.

Jesus poderia dizer a qualquer pescador que ali estava para voltar ao mar e ir pescar, mas ele disse a Pedro, pois Ele estava no barco de Pedro, pois ele O deixou entrar em seu barco para que Jesus fizesse a vontade de Deus que era de ensinar a multidão através de Sua Palavra, e o Senhor fez prosperar a Pedro e a todos os pescadores que ali estavam através de algo que já não havia esperança.

Que possamos deixar o Senhor Jesus entrar no barco de nossa vida e faça a vontade do Pai.


Flávio Franklin.