sexta-feira, 19 de março de 2010

FALTA DE ENTENDIMENTO

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16 : 33)

Esta frase que o Senhor Jesus diz, (sim diz, pois Ele continua dizendo tudo o que está escrito na Palavra de Deus), causa muita polêmica e engano, porque a maioria dos cristãos acha que tudo de ruim que passam na vida é conseqüência do que está escrito aqui, só que a quem o Senhor Jesus revelou a Palavra sabe que não é bem assim.

O Senhor começa dizendo que nele temos paz, na sequência, diz que no mundo teremos aflições, mas a frase não termina aqui, pelo contrário o principal está na continuação da frase, só que o diabo engana até mesmo os que são do Senhor, usando a própria Palavra de Deus de maneira destorcida ou faltando o restante de uma frase, assim como satanás tentou enganar a Jesus no deserto quando estava sendo tentado, assim ele tenta hoje e muitas vezes até consegue enganar os cristãos, pois não se firmam na Palavra.

"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra." (Mateus 4 : 6)

Nesta frase o diabo citou para Jesus uma passagem da Bíblia que está em Salmos 91, só que se notarmos bem após ele dizer: “Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito,...”, ele não cita a parte da Palavra que diz:para te guardarem em todos os teus caminhos.” Porque? Porque satanás quis enganar o Senhor Jesus com a própria Palavra de Deus faltando uma parte dela, a parte principal, pois se ele citasse esta parte Jesus poderia dizer ao diabo que não precisaria saltar do pináculo, pois se Deus o guardaria em todos os seus caminhos, então em qualquer lugar Ele o guardaria, não precisando assim saltar para provar que Deus estava com Ele.

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." (Salmos 91 : 11)

"Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra." (Salmos 91 : 12)

Assim é também a frase que estamos estudando em João 16 : 33, pois cremos que em Jesus temos paz e que no mundo teremos aflições, mas o diabo muitas vezes lança seus dardos inflamados em nossa mente para não darmos atenção ao principal da Palavra, pois quanto mais adquirimos conhecimento mais satanás estará derrotado em nossa vida.

“...mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Aqui na parte principal o Senhor nos diz para termos alegria (bom ânimo) diante das aflições, mas como ter alegria diante de algo ruim? Simples, a resposta está na própria frase, pois Ele nos diz: “EU VENCI O MUNDO.” Que palavras maravilhosas, pois as aflições nós teremos, mas devemos estar alegres porque Ele venceu o mundo, ora se o Senhor Jesus venceu o mundo então o mundo já foi vencido por Ele, então em consequência, tudo que há no mundo já está vencido, ou seja, o pecado, as doenças as tristezas, angústias, enfim tudo que não provém do Senhor já está vencido, para nós que estamos em Cristo Jesus, pois somos feitos novas criaturas.

Não precisamos vencer o mundo, pois ele já foi vencido, prova disto está em Romanos 8 : 37, em que o Senhor nos diz que somos mais que vencedores.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8 : 37)

Ora, se somos mais que vencedores, é porque Ele já venceu, pois o vencedor luta para vencer, mais o “mais que vencedor” não precisa fazer nada a não ser obedecer o vencedor, ou seja aquele que lutou por ele.

Mas o inimigo astuto faz com que muitos não dêem a devida importância para a parte principal da Palavra, e assim ele vai ganhando terreno na vida daqueles que não atentam para a Palavra de Deus, como Jó que sofreu porque faltava a ele o conhecimento da Palavra, ele era um homem reto, temente a Deus, se desviava do mal, mas mesmo assim não tinha o devido conhecimento da Palavra.

"Jó falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência." (Jó 34 : 35)

E no último capítulo de Jó, ele mesmo reconhece sua falta de entendimento:

"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." (Jó 42 : 3)

Só depois deste reconhecimento de Jó, é que Deus virou o cativeiro dele, e até hoje muitos cristão andam sofrendo por falta de entendimento, pois não querem buscar ao Senhor de todo coração, não querem a Palavra.

E ainda imputam a Deus os males que estão sofrendo, como se o Senhor fosse mal, se estão sofrendo é porque estão falto de entendimento da Palavra de Deus e não porque o Senhor disse que no mundo teremos aflições, pois apesar delas, se estivermos na Palavra, teremos bom ânimo e veremos verdadeiramente que o Senhor venceu o mundo.

Só há uma maneira de se obter o conhecimento, lendo e se dedicando de todo o coração a Palavra de Deus.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Crônicas 7 : 14)


Flávio Franklin.

quinta-feira, 18 de março de 2010

ESTUDO SOBRE FÉ

Primeiro gostaria de começar este estudo analisando a luz da Bíblia o que vem a ser a fé.

Em Hebreus 11:1 há a o correto e perfeito conceito do que vem a ser fé:

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11 : 1)

Notamos que a fé é o firme fundamento, ou seja, é a própria Palavra de Deus, pois só há este firme fundamento o qual devemos estar nele e tendo este fundamento as coisas que esperamos acontecer e que não vemos começam a vir a tona.

Muitas pessoas por falta de conhecimento pedem a Deus para obterem fé, só que jamais vamos adquirir fé pedindo-a ao Senhor.

Só há uma maneira de obtermos fé, em Romanos 10:17, o Senhor nos ensina como devemos obter mais e mais fé.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17)

Ao contrario do que muita gente pensa a fé se adquire mais simples do que se parece é só ouvindo a Palavra de Deus.

Quanto mais ouvirmos a Palavra de Deus, mais firmes e possuidores da fé ficaremos. Costumo dizer que o tamanho da fé de um cristão é igual a quantas vezes este cristão ouve a Palavra de Deus.

Em várias passagens Bíblicas quando o Senhor Jesus realizava seus milagres de cura Ele dizia ao ex-enfermo:

Vai a tua fé te salvou, como nesta passagem Bíblica:

"E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã." (Mateus 9 : 22)

Para começarmos a ficar firmes na fé devemos primeiramente crer que tudo absolutamente tudo que esta escrito na Palavra de Deus é a verdade, e que tudo que está fora dela é mentira, como está escrito:

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)

Se tudo o que está escrito na Palavra de Deus é a verdade, então em Isaias 53:4, 5 e I Pedro 2:24, também é a verdade, e o que fugir disso é mentira.

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." (Isaías 53 : 4)

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53 : 5)

"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (I Pedro 2 : 24)

A enfermidade é uma conseqüência do pecado, se não houvesse pecado não haveria doenças, mas se analisarmos a Palavra de Deus vamos notar que a obra redentora de Jesus na cruz foi para nos salvar da perdição eterna, mais também para levar nossos pecados. O Senhor levou nossos pecados, nos libertou do cativeiro do diabo que nos mantinha preso, levou nossas doenças sobre si, e tudo o que Ele fez aqui na terra em 3 anos foi para nos ensinar todas estas coisas.

Se eu não leio a Bíblia (Palavra de Deus), e nas minhas orações não peço ao Senhor sabedoria para entender a Sua Palavra, então estarei perdendo de viver livre sem enfermidades em meu corpo humano, muito discordam desta verdade, pois andam pelo que vêem e não pela fé, e acabam nas garras imundas do diabo que os levam ao engano, só que tudo aquilo que Deus escreveu em Sua Palavra é a verdade, inclusive a parábola do talento Mateus 25:14-30, onde o Senhor nos mostra claramente o que vai acontecer com quem não multiplica os talentos que Ele nos dá.

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." (Lucas 17 : 6)

Nesta passagem o Senhor nos ensina que se tivermos fé e dissermos tal coisa será feito, da mesma maneira nesta outra passagem:

"Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." (Marcos 11 : 23)

Vemos que está escrito que se dissermos tal coisa..., este é o segredo da fé, a fé é o combustível, mas a ação tem que ser nossa, nós temos que dizer e não duvidar pois está fundamentado na Palavra de Deus.

Por exemplo: Se eu creio, veja bem creio não é acreditar é crer no coração que Jesus levou nossas doenças, então a ação que devo tomar é dizer: “Sai doença do meu corpo em nome de Jesus” e ela tem que sair, pois a Palavra nos ensina isto.

Jesus nos diz:

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" (Marcos 16 : 17)

"Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Marcos 16 : 18)

O que ele está nos dizendo, então logicamente é verdade, pois está escrito, agora porque há tantos cristãos sofrendo com demônios destruindo sua vida e enfermidades levando-os para cova?

Simples, porque não ouvem a Palavra de Deus, até freqüentam os cultos, mas não conseguem ouvir a Palavra, pois não são sinceros com o Pai que conhece a todos os pensamentos e as intenções do coração.

Não praticar o que o Senhor nos ensina nas Escrituras é um pecado tremendo, pois é afirmar que a Palavra de Deus é mentirosa, isto nitidamente o Senhor nos ensina nesta passagem:

MATEUS 7

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Meus irmãos, vamos respeitar ao Senhor, ler a Palavra, querer conhecê-lo cada vez mais, largar todo engano, pedir ao Senhor que abra nossos olhos e ouvidos para ficarmos sensíveis ao falar do Senhor, Deus quer nos ensinar, e muitas vezes não queremos ouvi-lo.

Tudo que Deus poderia fazer pela humanidade, Ele já fez, deu seu Filho amado para que todo que nele crê, não pereça, mais tenha a vida eterna.

E não esqueçamos que quem é o vilão é o diabo e não Jesus:

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10)


O SENHOR JESUS TE AMA, AME ELE TAMBÉM...


Flávio Franklin.