sábado, 22 de janeiro de 2011

NOSSAS OFERTAS

Gênesis 4

3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

Nesta passagem conhecida da Bíblia, o Senhor nos dá um alerta sobre o que estamos ofertando a Deus, Caim trouxe ao Senhor uma oferta do fruto da terra, porém Abel trouxe dos primogênitos das ovelhas e da sua gordura, ou seja, do melhor que ele tinha para ofertar à Deus, por conseqüência o Senhor atentou para a sua oferta e para a oferta de Caim não.

Amados irmãos, ao ler esta passagem o Senhor revelou-me algo importantíssimo para nossa vida de edificação na Palavra de Deus.

Abel era pastor de ovelhas, supostamente o que ele mais gostava de fazer no dia era de cuidar de suas ovelhas, e assim trouxe a Deus em oferta a primeira ovelha e a gordura dela que significa o melhor, já Caim era lavrador, porém a Bíblia relata que ele trouxe a Deus do fruto da terra, não diz o primogênito do fruto da terra, ou seja, não era o primeiro nem o melhor, sendo assim Caim era lavrador, porém lavrar a terra e cuidar dela não era o que Caim mais gostava de fazer durante o seu dia, por isso ofertou a Deus não o melhor do fruto da terra.

O dia possui 24 horas, suponhamos que 8 horas por dia estaremos dormindo restando então 16 horas que ficamos acordados, destas 16 horas qual é a coisa que mais gostamos de fazer? A Bíblia diz que Deus conhece os pensamentos e as intenções do nosso coração (Salmos 139 : 23), será que podemos então enganar ao Criador, achando que Ele não sabe do que mais gostamos de fazer em nosso precioso dia.

Se durante nosso dia todo, o momento que mais gostamos é a hora que estamos adorando a Deus, com louvores, leitura da Palavra ou orando, então o Senhor está se agradando de nossa oferta, caso o que mais gostamos de fazer em nosso dia não tem nada do Senhor, então estaremos agindo como Caim e nosso dia, assim como nossa vida está sendo vã, e Deus não estará se agradando de nós.

Como aconteceu com Caim e Abel em relação às ofertas, assim acontece com todos os cristãos, pois Deus sonda nossos corações e sabe muito bem do que temos gostado e praticado. Podemos ir à igreja todos os dias, orar, ler à Bíblia, cantar louvores, mas se estas coisas não forem o melhor que gostamos de fazer, de nada adianta. Devemos refletir se o que mais gostamos de fazer é ou não dedicarmos ao Senhor, se sim, podemos ter certeza que Deus está se agradando de nós e estamos sendo abençoados dia a dia, ao contrário se não estamos, devemos então falar com o Pai celestial de coração aberto e pedir ajuda a Ele dizendo a verdade que em seu coração o estar na presença Dele não é o que mais gostamos de fazer durante o dia, e sim assistir TV, ouvir música, passear, namorar, assistir filme, internet, ou qualquer coisa, menos ler a Palavra, orar e louvar a Deus.

O que mais gostamos de fazer em nosso dia a dia é o que estamos ofertando a Deus, se somos médicos, engenheiros, professores, empresários, militares, etc, para Deus em primeiro lugar somos Filhos Dele e Ele quer nos fazer servos para assim poder nos usar para que façamos a sua vontade em toda a terra, porém infelizmente para alguns o que mais gostam de fazer não é estar na presença de Deus e sim fazendo outras atividades, isto é ofertando a Deus o resto de seu dia.

Que possamos refletir nesta revelação e ofertar ao Senhor o melhor de nosso dia, que é estar em Deus.

Flávio Franklin.