quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O SENHOR PROVA A NOSSA FÉ

Entre várias passagens da Bíblia que fala sobre como a fé age sobre os cristãos, tem uma que muito me chama atenção, pois ela nos mostra como o Senhor é bom para conosco, e como às vezes não conseguimos entender seu amor.

A Bíblia nos diz que a fé é obtida por ouvir a Palavra de Deus.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17)

Ora, se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, então tudo que nela está escrito é a verdade.

Abraão por ser um homem que seguia o caminho do Senhor sabia que o que Deus falava era verdade e por ser temente a Ele poderia cumprir com toda confiança e paz no coração tudo que Deus lhe ordenava.

Em Gênesis capítulo 21 versículo 12, Deus disse a Abraão que faria de Isaque seu filho a descendência de Seu povo.

"Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência." (Gênesis 21 : 12)

O que Deus falou para Abraão era a verdade, logo seu filho Isaque iria crescer casar e ter muitos filhos, nisso Abraão tinha absoluta confiança, pois foi o próprio Deus que lhe falou. Porém no capítulo 22, Deus prova a Abraão dizendo a ele para pegar seu único filho a quem tanto amava e leva-lo a terra de Moriá para ser oferecido em holocausto. Esta situação poderia ter chocado ou até desesperado a Abraão, porém como Deus havia dito que da descendência de seu filho faria uma grande nação, então como poderia Isaque morrer, Deus jamais mente.

Em Hebreus capítulo 11, versículo 17 e 18, diz que Abraão cria que Deus ressuscitaria seu filho após o holocausto.

Hebreus 11

17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

Abraão sabia que após o holocausto que Deus lhe disse para realizar, ele retornaria com seu filho de volta.

"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós." (Gênesis 22 : 5)

No final desta passagem Deus não deixou Abraão matar seu filho, e para o holocausto Ele providenciou um cordeiro, pois o Senhor estava provando a fidelidade de Abraão para poder conceder-lhe a bênção.

Gênesis 22

10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

A bênção:

Gênesis 22

16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Amados irmão em Cristo Jesus, hoje o Senhor continua provando nossa fé, pois como nesta passagem, Ele prova para depois aprovar a bênção para nossas vidas, e como Abraão agiu devemos também agir, ou seja tudo que está escrito na Palavra de Deus é a verdade, se estamos em comunhão com Deus andando pelo seu caminho, guardando seus mandamentos em retidão, e algo acontece em nossa vida que aparentemente não é agradável, o Senhor pode estar provando para vermos o quanto temos fé na Sua Palavra, então temos que ter confiança nas escrituras e ficar firme que o Senhor nos tirará das situações aparentemente ruins ou até desesperadoras, de um jeito ou de outro Ele proverá a saída.

Por outro lado, se estamos passando por uma situação aparentemente ruim, mas não estamos tão ligados assim no Senhor, na Sua Palavra, então pode não ser o Senhor que está nos provando, e sim o diabo nosso adversário é que pode estar nos atacando, por causa das brechas deixadas em nossas vidas por não estarmos firmes no Senhor.

Deus nos prova com a Sua Palavra, nunca com o que Ele condena ou já aniquilou como a morte, doenças ou dores.

O diabo sim causa mortes, doenças e dores, e ainda leva muitos cristãos a acreditarem que é o Senhor que está aprovando.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10)

Precisamos crescer sempre na Palavra de Deus para que possamos provar que o Senhor é benigno.

I pedro 2

1 Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,

2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;

3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno;


Flávio Franklin.