segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A IMAGEM E A SEMELHANÇA

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." (Gênesis 1 : 26)

Deus quando criou o homem Ele o fez conforme a imagem e a semelhança Dele, da Palavra (Filho) e do Espírito Santo, porém quando o homem pecou no jardim do Éden, o homem perdeu a imagem, no entanto a semelhança do Criador não foi perdida, porque a semelhança entre Deus e o homem é a eternidade, ou seja, Deus é um ser eterno semelhantemente o homem também é um ser eterno. Esta semelhança com o Criador já nasce com o homem, pois ele viverá eternamente no céu ou no inferno.

O que fará o homem viver no céu e não no inferno não é a religião, ou a maneira como o homem se comporta na sociedade, mas sim se ele adquiriu ou não a imagem de Deus novamente como dantes do pecado.

Para que o homem viesse a ser novamente a imagem de Deus, Ele enviou até nós a Sua Palavra que é Jesus Cristo, para que se crermos Nele tornássemos Sua imagem e pudéssemos ter a vida eterna no céu.

Ser eterno é para seres humanos e não para animais, o animal quando morre ele deixa de existir, o homem não, ele viverá eternamente, seja no céu ou no inferno. Mas e a imagem de Deus o que é?

Bom Irmãos a imagem de Deus é o caráter de Deus, e isto o homem perdeu.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5 : 22)

Estes são o caráter de Deus, Ele é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Se tivermos todos estes frutos do Espírito então seremos a imagem de Deus aqui na terra, e assim o representaremos, agiremos de acordo com Sua vontade e viveremos eternamente no céu.

Porém se não tivermos um ou mais destes frutos, então não somos ainda a imagem de Deus e consequentemente não poderemos ir para o céu viver a eternidade, e sim iremos para o inferno viver a eternidade em tormentos.

"Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva." (II Pedro 2 : 17)

Se andarmos de acordo com a Palavra de Deus, então estaremos ligados em Jesus, que veio nos tornar imagem de Deus novamente.

JOÃO 15

1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Deus enviou Seu filho (Palavra) para crermos e sermos ligados a Ele e como Ele é sermos, ou seja, se estivermos Nele seremos Sua imagem e consequentemente seremos imagem de Deus pois Jesus e Deus são um.

"Eu e o Pai somos um." (João 10 : 30)

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8 : 29)

Quem nos roubou a imagem do Criador e nos tornos a imagem do diabo, foi ele mesmo que é ladrão e mentiroso, porém glórias sejam dadas a Deus que nos ama tanto que mandou Seu Filho amado para desfazer este estrago causado na humanidade, e assim o Senhor Jesus nos une novamente em Deus para sermos imagem e semelhança de Deus.

I JOÃO 3

8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Viver no pecado é não ser a imagem de Deus, não dar frutos do Espírito, que consequentemente não poderá ver o reino de Deus.

Amados, vamos nos santificar, entregar a vida totalmente ao Senhor, ler a Palavra e praticá-la, então seremos a imagem de Deus.

Flávio Franklin.