sábado, 14 de maio de 2011

SUBA PARA VER, DESÇA PARA RECEBER

Lendo uma passagem da Bíblia muito conhecida pela decisão tomada por um homem chamado Zaqueu, veio em mim a Palavra de Senhor e tocou meu coração e por isso venho hoje trazer esta mensagem as pessoas que estão visitando meu blog, pois o que o Senhor me deu tenho que passar para que por meio de minha vida outros possam ser alcançados pela graça que há em Cristo Jesus.

No Evangelho de Lucas capítulo 19, aparece um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e rico, no versículo 3 diz que Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não podia porque era de baixa estatura e a multidão formava como um muro, impedindo sua visão.

"E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura." (Lucas 19 : 3)

Notamos que Zaqueu queria muito ver quem era Jesus. Meus amigos, a primeira coisa que devemos querer de Deus é querer ver quem Ele é, Ele já nos conhece muito bem, aliás antes de nossa formação no ventre de nossas mães o Senhor já nos conhece. "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1 : 5).

Ao lermos a história de Jó, verificamos que Jó apesar de ser um homem íntegro, reto e temente a Deus, não via a Deus como deveria, como ele mesmo relata: "Eis que ele passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto." (Jó 9 : 11). Muitas coisas acontecem em nossas vidas, e não compreendemos porque não queremos ver a Deus como Ele é. E por fim no final do livro de Jó, finalmente ele começou a ver a Deus, que antes só ouvia: "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42 : 5).

Voltando para a passagem do Zaqueu, notamos que o ser humano para ser salvo deve primeiramente querer ver quem é Jesus, e é isto que Zaqueu queria.

Para podermos ver Jesus, há obstáculos que temos que superar, assim como Zaqueu que teve que se livrar da multidão que o impedia de ver Jesus, também aqueles que ainda não aceitaram o Senhor Jesus em suas vidas devem superar as multidões que os impedem de ver Jesus, notamos que multidão é o ajuntamento de várias pessoas, ou seja são obstáculos humanos como nossos pensamentos, nossa carne, porém o Senhor nos ajuda a superar estes obstáculos, como ajudou a Zaqueu, pois tinha uma árvore a qual Zaqueu subiu para Vê-lo, ou seja, algo feito por Deus, assim como a árvore que foi Deus quem fez, assim também é a ajuda que Deus nos dá para podermos superar os obstáculos humanos para podermos ver a Ele. Zaqueu era de pequena estatura, ou seja, era rasteiro, de baixo caráter, pois era cobrador de impostos e havia roubado muitos para ficar rico, uma pessoa desprezada por muitos, mas isto não importava para Deus, pois Ele vê os pensamentos e as intenções do coração, e Zaqueu queria ver quem era Jesus. Após Zaqueu subir para ver quem era Jesus, Jesus o viu em cima e disse para ele descer depressa para poder pousar em sua casa.

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa." (Lucas 19 : 5).

Após superarmos os nossos obstáculos para ver quem é Jesus subindo na ajuda de Deus, então o Senhor nos pede: “desce depressa”, então devemos fazer como Zaqueu fez, ou seja, descer apressado e recebê-lo alegremente. "E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente." (Lucas 19 : 6).

O descer para receber o Senhor alegremente é quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso único e suficiente salvador, ou seja, quando somos salvo, só que não basta ficarmos em cima vendo Jesus, pois Ele quer ter comunhão conosco e salvar nossa casa também então temos mais obstáculos a serem superados, para ver o Senhor (ser salvo) devemos subir e para recebermos o Senhor em toda nossa maneira de viver temos que descer e descer depressa, como Zaqueu fez, então só após descermos depressa da religião, dos nossos conceitos, então receberemos o Senhor com alegria.

Há no meio cristão muitos que apesar de ter uma vida como cristão não estão felizes e não estão entendendo nada do que está acontecendo em sua vida, pois não desceram de seus pensamentos, da religião ou dos conceitos humanos e ainda muitos culpam a Deus pelos obstáculos a serem superados como o descer da árvore, pois querem ficar só em cima de seus conceitos e atitudes vendo a Jesus.

Devemos fazer como Zaqueu, subir para ver, más descer depressa para receber o Senhor com alegria.

Flávio Franklin.