terça-feira, 12 de agosto de 2008

Andando no Espírito

SALMO 147

2 O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.

3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.

LUCAS 10

25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.


Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores (ladrões), que roubaram-no, e espancaram-no, ficando quase morto.

Ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; (homem muito religioso, porém não nascido de novo) e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, (homem que estava sempre louvando ao Senhor, porém não estava em comunhão com Deus) chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, (homem que ninguém dava valor algum, pois os judeus não conversavam com os samaritanos) que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

Este samaritano andava com Deus, era um homem que tinha comunhão com o Senhor, e portanto conhecia a Mente de Deus, pois ele realizou o propósito de Deus, Sua vontade, pois no Salmo 147:3, está revelada exatamente a vontade de Deus, oque Deus faz conosco: “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.”

Deitou-lhes azeite, significa o derramar do Espírito Santo, este homem samaritano estava cheio do Espírito, transbordando do Espírito, como as virgens prudentes de Mateus cap 25, este homem que fora roubado e agredido teve seu coração quebrantado pelo espírito derramado através do samaritano, e também deitou-lhe vinho, que significa o sangue precioso do Senhor Jesus derramado no calvário, tendo assim seus pecados perdoados. O que o Senhor Jesus nos revela neste texto de Sua Palavra é tremendo, pois é assim que o nosso Pai quer que agimos, como o samaritano, cheios do Espírito, sabedores da vontade de Deus. Jesus sabia a vontade do Pai, e nós também devemos saber, para que nosso Pai consiga nos usar, e sermos verdadeiros sacerdotes.

O samaritano não fez oque fez por ser “bonzinho”, mas porque andava no espírito, tinha comunhão com Deus, e Este pode usa-lo para realizar sua obra.

JOÃO 15

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

O Samaritano era amigo de Deus, pois fazia oque Ele mandava, conhecia a mente de Deus, pois andava pela Palavra, conforme está escrito em João 15.


JOÃO 4

9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).



I PEDRO 2

24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

GÊNESIS 6

14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

ÊXODO 2

3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.


LAMENTAÇÕES 5

15 Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança.

16 Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! porque pecamos.

17 Por isso desmaiou o nosso coração; por isso se escureceram os nossos olhos.

APOCALIPSE 3

11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.



Deus, com sua infinita misericórdia, para salvar a humanidade, e seu povo, usou três tipos de arcas diferentes, porém com um mesmo detalhe fundamental, a vida para tais atos estava dentro delas.

A primeira arca o Senhor usou para salvar a humanidade e os animais enfim toda a vida na terra, através da arca de Noé, homem reto, temente a Deus, andava pela Palavra, e pela Palavra com as medidas saídas da boca de Deus, construiu a arca sem questionar nada. "Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gênesis 6 : 22)

"Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume." (Gênesis 6 : 14)

O Senhor Deus colocou a vida dentro da arca, fechou e a morte assolou a terra com o dilúvio, porque o homem desviou-se de seu caminho. "Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." (Gênesis 6 : 13)

"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará." (Gênesis 6 : 17)

A segunda arca o senhor usou para salvar o seu povo (judeu), da escravidão egípcia, e como na primeira arca, a vida salvadora (Moisés), estava dentro dela. "Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio." (Êxodo 2 : 3).

Nota-se que nas duas arcas foi usada uma substância chamada betume, que impermeabiliza as arcas impedindo que se afundem nas águas, é a separação da morte (água), com a vida (arca).

A terceira e última arca, é para salvar todas as pessoas que querem ser salvas.

"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão."

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19 : 9-10)

A última arca é o próprio senhor Jesus, e esta arca, ainda está com sua porta aberta, até quando, não sei, mas ainda pode entrar pessoas nela."Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10 : 9)

"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." (Apocalipse 3 : 8).

Nesta arca, como as duas primeiras tinham betume para separar a morte da vida, esta também tem o Espírito Santo de Deus, que não permite que morramos afogados na morte espiritual, Irmãos ouçam a voz do Espírito, e se você não está ouvindo, com certeza não estás na arca.

Para Noé e sua família entrarem na arca, o Senhor Deus achou graça na sua vida, pois era um homem que conhecia o coração de Deus.

Para Deus usar Moisés para salvar seu povo, o povo teve de se arrepender de seus pecados e voltar-se ao único Deus, clamando-o.

E hoje, será que o Senhor acha graça em sua vida? Será que você está com betume (Espírito) cheio, o suficiente para não afundar na morte espiritual?

Entregue-se ao Senhor de todo seu coração, enquanto a porta da Arca Espiritual (graça) está aberta.


Nenhum comentário: