terça-feira, 12 de agosto de 2008

ANDANDO NA PALAVRA

MATEUS 7

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.


"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24 : 35)


"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (II Pedro 3 : 10)


ÊXODO 17

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.


NÚMEROS 20

2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.

3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!

4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?

5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.

6 Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.

7 E o SENHOR falou a Moisés dizendo:

8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.

10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?

11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.


"Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça." (Isaías 44 : 8)


"Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26 : 4)


"Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;" (Provérbios 30 : 26)




Estar na Palavra é estar fazendo a vontade de Deus, é estar caminhando segundo Sua vontade, é ser prudente, ter juízo.

Nem todo cristão seja ele apenas um ouvinte da Palavra, ou um pregador (pastor), está andando na palavra, pois praticar a Palavra é algo que não é tão simples assim. Para começarmos a praticar a Palavra, isto é edificar nossa vida na Rocha (Palavra), é preciso termos fé ou seja a certeza de que Deus é o Senhor de nossas vidas, de que Ele está no controle das situações ao nosso redor, sejam situações adversas ou não, pois se entregamos a nossa vida a Ele, e se em nosso coração desejamos com sinceridade conhece-lo e queremos ter intimidade com Ele, Ele se revela a nós, pois Deus só age quando a pessoa permite, pois Ele nos deu o livre arbítrio.

Em Êxodo 17: 3 a 6, vemos que o povo incrédulo estava com sede e murmuravam contra Moisés, e Deus ordenou que Moisés pegasse sua vara e ferisse a rocha para que dela saísse água e Moisés assim fez, obedecendo a palavra de Deus, o mandamento de Deus.

Em Números 20: 2 a 12, vemos uma situação semelhante, pois o povo murmurava mais uma vez contra Moisés, porém desta vez ouve um erro grave por parte de Moisés, pois Deus ordenou para ele falar a rocha para dela dar água, porém Moisés não creu no Senhor, não praticou Sua Palavra, o resultado da atitude de Moisés aparentemente foi positiva, pois o povo foi saciado com a tão esperada água, porém não era a vontade de Deus, não era a palavra de Deus, pois Ele falou para simplesmente falar a rocha e não ferí-la como da primeira vez. O resultado da negligência de Moisés foi Deus declarar que aquela congregação não entraria na terra que Ele estava dando.

Moisés achou que na primeira vez o ferir a rocha funcionou, poderia feri-la de novo, porém esta não era a vontade de Deus. Apesar disso o Senhor teve misericórdia de Moisés e não permitiu que ele fosse envergonhado diante do povo ou até mesmo apedrejado por eles, e da rocha saiu água.

Irmãos há pregadores, pastores e obreiros que por estarem a frente de sua congregação acham que Deus esta feliz com eles, porem vemos que não é bem assim, para nossa igreja, nossa casa, nossa família serem abençoados pelo Senhor precisam estar na palavra, porque quem está na palavra não é confundido, e faz a vontade de Deus, pois quando acontece algo contrário da vontade de Deus, em que o homem quer fazer sua própria vontade achando que antes Deus o abençoou quando uma situação apareceu e o Senhor o livrou pela palavra ele pensa que quando vem uma situação semelhante ele pode resolver do mesmo jeito que dantes, porém ele se esquece que Deus é quem faz as coisas acontecerem, e para obedecer seus mandamentos precisamos estar em sintonia com Deus, isto é andando na palavra.

É preferível que se um pregador não estiver em espírito logo antes de começar o culto, que nem comece então, que substitua a palavra que ele escolheu para trazer ao povo sedento, por um período de oração ou louvor, pois se trouxer ao povo algo que não é de Deus vai acabar como a congregação de Moisés sem entrar na terra boa. Isto é muito sério, pois vai vir o arrebatamento e a igreja que não estiver na palavra, que não estiver praticando as palavras de Deus, ou seja que não estiver com suas lâmpadas cheias de azeite, vão ficar e a responsabilidade em parte vai cair em cima do pregador. Irmãos não falo só do pregador da Igreja, mas sim de todos os que foram levantados como sacerdotes e servos do Senhor, pois cada um de nós é um pregador da palavra, fomos feitos reis e sacerdotes de Deus. Eu fui levantado em minha casa para ser um canal de Deus aos meus parentes, por isso tenho responsabilidades, porém tenho que fazer a vontade do Pai e não minha, preciso estar na palavra para Deus atuar através de mim, ai de mim se não praticar a palavra.

Nenhum comentário: