domingo, 18 de abril de 2010

GERADOS DE NOVO

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos," (I Pedro 1 : 3)

O ser humano é um corpo que possui um espírito, este espírito vem de Deus que o deu.

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12 : 7)

Quando o homem pecou no Jardim do Éden, o homem se afastou de Deus, neste ponto ocorreu a morte espiritual do ser humano, pois afastar-se de Deus é morte.

Porém todo espírito anseia em estar perto de seu criador, por isso verificamos que o homem quer buscar a todo custo o sentido para a sua existência, ele na verdade quer procurar o seu criador, e nesta ânsia, o homem tem percorrido caminhos que não levam ao Senhor, ele tenta através da religião que ele mesmo criou agradar a Deus para assim ser aceito pelo Senhor e viver feliz.

A carne então quando do pecado de Adão, foi contaminada pela natureza do diabo, esta não mudará, por isso quando se morre ela vai para o pó, pois para nada presta.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

Jesus Cristo é o caminho que o Senhor nos deixou para seguir, este caminho para ser seguido precisa antes ser aceito por nós, pois ninguém consegue seguir a Jesus se antes não aceita-lo em sua vida, Ele é a porta.

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10 : 7)

Após o ser humano aceitar entrar por esta porta, então ele foi criado por Deus, ou seja, seu espírito está criado como novo e assim ligado novamente a Deus, ou seja, ganhando vida e tornando-se um ser vivo, no sentido espiritual.

Só que para ser gerado novo é pela grande misericórdia de Deus através de Jesus Cristo, para ganharmos esta nova vida e assim estarmos ligados ao criador não depende de nosso sacrifício, de sermos bons ou maus, e sim da graça de Deus, que já fez todas as coisas para que pudéssemos estar ligados a Ele.

Se cremos no Senhor Jesus, que Ele ressuscitou dos mortos, então automaticamente nosso espírito foi gerado como novo só desta vez perfeito sem nenhum defeito e ligados a Deus, o que nos restará a fazer é simplesmente ouvir e praticar a Palavra de Deus, guardando Seus mandamentos e não desviando-se deles.

Quando o homem então é gerado novo, sua vida muda completamente, ele sente a necessidade de estar próximo do Pai, pois já não é mais criatura de Deus e sim filho, então já no caminho correto busca o amor do Pai da maneira correta, ou seja, pela Palavra de Deus.

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." (Gálatas 5 : 17)

A carne por sua vez sempre luta e lutará contra as coisas de Deus, ela quer fazer o que fazia antes de seu dono ter passado pela porta (Jesus), por isso sempre há uma luta entre o espírito e a carne, a vitória depende qual dos lados estamos alimentando, se fizermos o que a carne quer, estaremos alimentando-a, ao contrário se estivermos ouvindo e praticando a Palavra de Deus não daremos atenção a carne e assim ela irá diminuir até ser crucificada em nossas vidas.

Gálatas 5

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

A carne possui um grande aliado, satanás, ele através de nossas mentes tenta induzir a pessoa a fazer a vontade da carne, porém o aliado de quem está no espírito é infinitamente maior e mais poderoso que ele, o Senhor Jesus. Com o Senhor do nosso lado e usando as armas que Ele nos deu e nos ensina usá-las contra as forças do inferno, a vitória sempre será nossa.

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (II Coríntios 10 : 4)

Quando em sua mente vir algo para você realizar que está errado, contrariando a Palavra de Deus, não faça, diga a este pensamento que se retire de sua mente em nome do Senhor Jesus, pois você não o aceita, fazendo assim você estará dando um tapa na cara do diabo e crucificando sua carne, estará usando as armas de Deus e assim crescendo espiritualmente para cada vez mais, e o Senhor se agradará de você e de sua atitude.


Flávio Franklin.

Nenhum comentário: