quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A MENTIRA E A VERDADE

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44)


"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)


As pessoas sabem o que é a mentira e a verdade, entretanto a maioria delas não sabem o profundo significado do que representam estas opostas posições.

E você sabe o que é a mentira? E a verdade ?

Como tudo que há, e o que virá está escrito na Palavra de Deus (Bíblia), a mentira e a verdade também estão lá.

Entre várias passagens que falam sobre mentira e verdade na Bíblia, eu destaco estes dois versículos, pois eles explicam profundamente estes assuntos.

Em João 8:44, Deus quis nos mostrar que o diabo, satanás foi o genitor da mentira, e mais, que quem anda na mentira é praticamente filho do diabo, isto é muito profundo, mas é o que está escrito na Bíblia, e se não acreditamos na Bíblia, então confirmaremos que somos legítimos filhos do diabo.

Ao perguntarmos qual foi o primeiro homicídio no mundo. Muitos responderão que foi Caim matando Abel, não está errado esta visão, só que é uma visão material, pois materialmente Caim matou Abel. Porém se analisarmos os versículos 16 e 17 do capítulo 2 de Gênesis verificaremos que Deus tinha ordenado a Adão para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, para não morrer.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16-17)

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." (Gênesis 3 : 4)

"Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3 : 5)

No entanto satanás figurado aqui por uma serpente, usou da mentira para matar a criatura de Deus, satanás, muito astuto usou doque é dele pois é mentiroso, para tirar o homem da presença, da comunhão com Deus, pois ele sabia que se o homem provasse da árvore do conhecimento do bem e do mal, seria afastado da presença de Deus, isto significa a morte pois homem que não tem comunhão com Deus, está morto, esta é uma verdade.

Logo satanás usou uma mentira para matar Adão e Eva, então este foi o primeiro homicídio ocorrido no mundo. “ Ele foi homicida desde o princípio...”

Quando Adão e Eva provaram da árvore do conhecimento do bem e do mal, aconteceu algo sobrenatural e terrível com eles e com a humanidade, os olhos (a mente) deles se abriram, isto era tudo que satanás estava querendo, pois o homem com sua mente aberta seria como uma porta aberta para entrada livre da vontade dele no homem.

...se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” esta foi a frase que seduziu o homem a desobedecer a Deus. O homem realmente ficou sabendo o bem e o mal, porém morreu, morreu para o criador, o homem não suportaria ser igual a Deus, pois o mal vem do diabo e o homem não tem forças para derrotar o mal. O homem se tornou morto, fora da presença de Deus e com o mal impregnado, que situação terrível.

"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente," (Gênesis 3 : 22)

"O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." (Gênesis 3 : 23)

Então através deste conhecimento, sabemos que a mentira não é simplesmente não dizer a verdade a alguém, más é realizar o que não está na palavra de Deus, pois tudo que fizermos fora da palavra de Deus estaremos realizando uma mentira, e nos tornando filhos do diabo.

...não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

Porém com Sua infinita misericórdia e sabedoria o Senhor traçou um plano para neutralizar este acontecimento terrível da mentira, Ele enviou a verdade para que todo que nela creia seja feito verdadeiro e volte a viver.

Quem é ou o que é a verdade então? Verdade não é simplesmente falar a verdade a alguém.

Verdade é Jesus Cristo, é a Palavra de Deus, é a vida.

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17)

A Bíblia é a verdade, o que está fora dela é a mentira.

"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus." (Apocalipse 19 : 13)

Jesus é a Palavra de Deus, é a verdade, e o único pelo qual podemos derrotar a mentira (satanás).

Se toda a palavra de Deus é a verdade, então tudo que está escrito nela é a verdade

Temos que tomar posse de tudo que há na palavra da verdade.

"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1 : 18)

Não nos deixemos enganar, quem não está na verdade, não está na Palavra de Deus, não vive pela Palavra, não pratica tudo que está escrito nela, está na mentira, logo é mentiroso e irá para o lago de fogo.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)

Cuidado, Deus fala claramente aqui que todos os mentirosos sofrerão a segunda morte, todos que não andam na verdade.

Busque ao Senhor, procure ter intimidade com Deus, ore, leia a Palavra (Bíblia) sempre, fazendo assim você estará na verdade, e não aceitará mais a mentira em sua vida.

Um comentário:

JESUS disse...

Palavra fantástica, muito bem elaborada. Parabéns