sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SEGUIR O SENHOR

LUCAS 9

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.

58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.


Nesta passagem notamos que o Senhor Jesus ao passar por uma aldeia, alguns homens vieram ter com Ele para o seguirem na pregação do evangelho.

Sabemos que o reino de Deus iniciou-se quando Jesus começou seu ministério na terra, e esse reino nunca terá fim. "Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." (Lucas 1 : 32-33).

Por isso hoje se andarmos pela Palavra, guardando todos os mandamentos do Senhor, estaremos então no reino de Deus, pois ele é a própria Palavra em poder, e reinar com o Senhor significa que todas as coisas nos submetem principalmente os demônios e toda força de satanás: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10 : 19).

Em Lucas 9:57 um homem afirmava que seguiria Jesus para onde quer que Ele fosse, o Senhor então lhe disse que as raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, ou seja as raposas e as aves do céu pertencem a este mundo, tem lugar para descansar aqui, e que Ele por não pertencer a este mundo não tem onde descansar, pois se quisermos seguir Jesus também não teremos a onde descansar nossas cabeças, pois este mundo nunca nos dará descanso. O nosso descanso é na Palavra e não no mundo. "Não são do mundo, como eu do mundo não sou." (João 17 : 16)

Então no versículo 59 Jesus diz a outro para segui-lo, porém este diz ao Senhor que quer primeiro enterrar seu pai, no qual Jesus lhe diz para deixar os mortos enterrarem seus mortos pois ele era para ir anunciar o reino de Deus. Deixar os mortos enterrarem seus mortos significa não voltar para as coisas do mundo no qual os que seguem ao Senhor não pertencem.

Logo em seguida outro disse a Jesus que o seguiria, porém como o anterior este queria ir primeiro se despedir dos que estavam em sua casa. Então Jesus disse a ele a seguinte frase: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

Que palavras sábias o Senhor disse a este homem, pois arar a terra aqui significa trabalhar no reino de Deus, quando a terra é arada ela na verdade é preparada para receber a semente, e trazendo para o mundo espiritual significa pregar as boas novas para as pessoas, ou seja preparar o coração das pessoas para receberem a revelação da Palavra viva. Só que o Senhor faz uma advertência aqui que se olharmos para trás não seremos aptos para o reino de Deus. Mas o que significa olhar para trás?

Olhar para trás significa voltar nossos pensamentos para oque fizemos fora da Palavra, coisas que fizemos que não é reto aos olhos do senhor e que muitas vezes pessoas sem saberem que estão sendo usadas pela astúcia de satanás vem até nós filhos de Deus para estrategicamente levar-nos a olhar para trás.

Satanás quer que aqueles que estão andando pela Palavra de Deus olhem para trás, pois assim não serão aptos ao reino de Deus em conseqüência não poderão pisá-lo.

Muitas vezes cometemos uma iniqüidade no passado e nos arrependemos, pedimos perdão, enfim estamos novamente limpos no Senhor, então o diabo usa alguém para vir até nós e nos lembrarmos daquela iniqüidade cometida, muitas vezes até em tom de brincadeira, ex: lembra daquele dia que você ficou bravo com tal pessoa..., então você responde: é lembro, fiquei bravo porque ela me disse tal coisa...E assim você fica lembrando e falando algo que está morto, ou seja você está olhando para trás, afastando-se do reino de Deus.

Estes ensinamentos do Senhor são maravilhosos e nos dão a chave para seguirmos Sua Palavra, e nos afastarmos de tudo aquilo que desagrada o Senhor, pois Ele nos chamou para fazermos Sua vontade no reino de Deus, para reinarmos com Ele na terra.

Que o Senhor abençoe a todos que lerem esta revelação da Palavra de Deus e venham ao pleno conhecimento da verdade.


Flávio Franklin.

Nenhum comentário: