sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O SEMEADOR

MATEUS 13

3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

MATEUS 13

18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.


A parábola do semeador em Mateus 13, nos explica o que acontece em nosso coração quando recebemos a Palavra revelada. O semeador é o Senhor, que nos dá a revelação de sua palavra. Quando lemos a Palavra de Deus, devemos orar ao Senhor pedindo a Ele uma revelação, pois Deus fala a nós através de Sua Palavra, e quando estamos lendo a Bíblia, e num dado momento a Palavra nos salta os olhos, neste momento Deus entrou em contato conosco, neste instante o Senhor colocou em nosso coração uma semente de Sua Palavra, uma revelação, esta semente que caiu em nosso coração tem que ser exercitada, ou seja lida várias vezes para que frutifique em nós, e assim gere a fé.

Notamos que Jesus nos deu exemplos do que acontece com a semente que Deus nos dá. No primeiro exemplo a semente cai no pé do caminho, ou seja a revelação vai ao nosso coração, mas como não oramos a Deus pedindo a Ele entendimento de Sua Palavra, acabamos por não entender nada do que lemos na Bíblia, então o diabo vem e leva embora esta semente, esta revelação, e nós perdemos a benção, pois quando Deus fala conosco é um mandamento que ele está nos entregando, e este mandamento que iria gerar um fruto, uma virtude divina onde alimentaríamos outras pessoas e faríamos a vontade de Deus, acaba por ir embora com satanás.

No segundo exemplo, a revelação de Deus entra em nosso coração mas cai nas pedras que se encontram nele, estas pedras são coisas que entram em nosso coração, coisas do mundo, ou de satanás, uma discussão, um medo, um desejo contrário a palavra de Deus, ou uma angústia, enfim coisas que entram em nosso coração e formam como se fossem pedras duras que não permitem que as sementes penetrem na terra, no início até recebemos a revelação de Deus com alegria, ficamos felizes porque Deus está falando conosco, mas por não termos orado ao Senhor para tirar do nosso coração as pedras que impedem a revelação de Deus de gerar frutos, então começamos a ser perseguidos e angustiados por causa da palavra revelada, e acabamos nos ofendendo, e queremos partir para briga, só que onde há discussão e contenda, o Senhor se retira.

"Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou." (João 8 : 59)

No terceiro exemplo, o Senhor nos mostra o que acontece quando recebemos Sua revelação porém estamos cheios de espinhos, cheios de cuidados com o mundo, e somos seduzidos pelas riquezas, então a revelação de Deus é sufocada e tornasse sem frutos.

No último e quarto exemplo temos um coração limpo, de alguém que anda na palavra, e ora para que Deus limpe seu coração tornando-o sem pedras, espinhos, e satanás não vem roubar a semente.

Devemos sempre orar e ter um coração segundo a vontade de Deus, assim conseguiremos receber as revelações do Senhor e darmos frutos segundo Sua vontade.

Os frutos são os produzidos através das revelações que Deus nos dá.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5 : 22)

Muitas pessoas tem estas qualidades que são do fruto do Espírito Santo, porém se estas qualidades não vierem do Espírito Santo, ou seja se forem da própria pessoa, de nada valem e não são frutos de Espírito Santo, e sim uma maneira de ser de uma tal pessoa.

Que tenhamos um coração voltado a conhecer mais e mais o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que no dia em que Ele nos colocar uma semente em nosso coração, esta não venha cair no pé do caminho, ou nas pedras, ou espinhos, e sim que elas venham a cair em terra boa, sem coisas que não pertencem a Deus. Coração com terra boa é o que só tem coisas santas, só coisas do alto e não daqui.

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" (Colossenses 3 : 2)


Nenhum comentário: