domingo, 8 de março de 2009

DELEITAR-SE


"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37 : 4)

Deleitar significa alegria plena, deliciar.
Na Palavra de Deus o salmista Davi nos diz, dirigido pelo Espírito de Deus, para nos deleitarmos também no Senhor, também, porque ele se deleitava, então nós igualmente temos que nos deleitar, no Senhor, em Sua Maravilhosa Palavra.
Em Mateus cap 18, o Senhor Jesus nos alerta que se não formos humildes como meninos de maneira nenhuma entraremos no reino dos céus.
"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18 : 3)
"Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus." (Mateus 18 : 4)
Uma criança de pouca idade é inocente e humilde, o que chamamos de “ a idade da inocência”, se dermos por exemplo um sorvete para uma pequenina criança, com certeza ela se deleitará em tomá-lo, sentirá uma alegria plena e se deliciará em degustar um delicioso sorvete, isto fará com que ela se lambuze e ela não estará nem aí para o que disserem ou pensarem dela, nem ficará olhando para os lados reparando no que há em sua volta, esta criança estará concentrada em degustar seu sorvete. Isto meus irmão em Cristo é o que o Senhor quer que façamos também com sua deliciosa Palavra.
Quando nos deliciamos com a Palavra de Deus, como uma criança se delicia com um doce, então entraremos em intimidade com Deus e seremos inocentes e humildes ao agir em todas as situações que nos rodeiam.
"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4 : 6)
Quando aprendemos a nos deleitar, deliciar com a Palavra de Deus o que acontece?
Ele (Jesus o Senhor) nos concederá o que desejamos em nosso coração.
Quando nos deleitamos no Senhor, em Sua Palavra os desejos de nosso coração mudam e passam ser os desejos do Senhor, desejaremos de acordo com a Sua Palavra. Se temos desejo material em nosso coração, veja bem, em nosso coração, todos podemos ter desejos materiais, uma casa, um carro, porém este desejo material não pode entrar em nosso coração, pois vai se tornar um embaraço, algo que atrapalha o agir de Deus em nossa vida.
Desejo material são as outras coisas que serão acrescentadas em nossa vida se em primeiro lugar buscarmos o Reino de Deus, se deleitarmos no Senhor.
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6 : 33)
Ao deleitarmos no Senhor, os desejos de nosso coração serão os desejos do Senhor, como: Andar na retidão da Palavra, ter sabedoria divina, ter o dom de revelação da Palavra, entendimento das coisas de Deus, querer ter mais e mais intimidade com o Pai, querer que nossos entes queridos e amigos e até desconhecidos conheçam o que estamos conhecendo (O Senhor Jesus), e muitas outras coisas maravilhosas que o Senhor nos promete em Sua Palavra.
O Senhor nos diz por meio da Palavra de Deus em Isaías cap 11, que se deleitarmos no temor do Senhor, ou seja no respeito a Palavra de Deus, cumprindo-á, não julgaremos ninguém de acordo com o que vemos nem chamaremos atenção das pessoas pelo que estamos ouvindo.
"E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos." (Isaías 11 : 3)
Seremos sábios o suficiente para saber que o que vemos nas pessoas e ouvimos elas falarem não vem delas e sim uma força do inferno que atua nelas que as fazem falar e agir totalmente errado ao que é ensinado na Palavra de Deus.
Então usaremos o que o Senhor nos deu em sua Palavra para julgar e repreender em nome de Jesus o que é culpado de todo mal causado no mundo, satanás, o assassino, ladrão e destruidor de vidas, e não as pessoas vítimas de suas artimanhas.
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10)
Meus amados, vamos todos nos deliciar na Palavra de Deus, para que possamos ser a verdadeira expressão da imagem do Senhor enquanto aqui estivermos.

Com amor em Cristo,
Flávio Franklin.

Nenhum comentário: