segunda-feira, 6 de julho de 2009

APARÊNCIA DO MAL

Diversas vezes na Palavra o Senhor nos ensina que devemos desviar do mal, não praticá-lo, mas em Tessalonicenses o Senhor nos alerta para nos afastarmos de toda a aparência do mal.

"Abstende-vos de toda a aparência do mal." (I Tessalonicenses 5 : 22)

O mal possui uma aparência, e esta aparência nem sempre é como acreditamos que seja o mal.

Eva no jardem do Éden viu que o mal não era tão feio assim, ela viu que a árvore era boa para comer e agradável aos olhos, apesar do Senhor ter dito para que não a comesse, essa desobediência de Eva trouxe para a humanidade a condenação a morte, além de ter transformado toda a natureza.

"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." (Gênesis 3 : 6)

Como vemos o mal pode ter uma aparência bonita e boa, porém se estivermos ligado na Palavra de Deus sabemos quando é o mal que está nos rodeando querendo nos enganar, mas se não nos dedicarmos as coisas de Deus, isto é se não tivermos tempo para ler a Bíblia, para orar, então seremos alvo fácil para as astutas ciladas do diabo, que não mede esforços para enganar os filhos de Deus, e infelizmente em muitos casos os cristãos estão sendo enganados pela aparência do mal e nem sabem, pois não se firmam na Palavra de Deus.

A aparência do mal se mostra as vezes boa e até útil para nós e até para os que nos rodeiam, porém ela contraria a Palavra de Deus. Um exemplo nós temos em Mateus capítulo 16, onde Jesus estava explicando aos discípulos algo que era preciso acontecer, pois para isto Ele veio e estava escrito na Palavra, Jesus estava dizendo aos discípulos que Ele teria que sofrer nas mãos dos religiosos seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia, Jesus estava dizendo o que iria acontecer, e que isto jamais iria ser mudado, Pedro porém ainda imaturo na fé chamou o mestre a parte e lhe disse que Deus iria ter compaixão Dele e isto não iria acontecer. Aparentemente esta atitude de Pedro é uma atitude boa e até amorosa, porém é contra a Palavra de Deus que anuncia a morte de Jesus desde os tempos antigos. Pedro não percebeu que satanás estava atacando sua mente para tentar a Jesus não cumprir a Palavra, isto pode acontecer conosco também. A resposta do Senhor Jesus foi direto para satanás:

MATEUS 16

21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Irmãos, vamos vigiar para que não venhamos a ser enganados pela aparência do mal, e se algo que queremos realizar mesmo que aparentemente seja muito bom porém é contra a Palavra de Deus, fujamos, pois é satanás querendo nos enredar e nos laçar para nos destruir.

A Palavra de Deus nos dá o amadurecimento para que possamos discernir o bem e o mal.

Quer amadurecer leia a Bíblia.

"Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5 : 14)


Flávio Franklin.


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse estudo! estou passando uma situação e Deus tem colocado exatamente isso:Abstende-vos de toda "aparência" do mal. Existem situações que parecem inofensivas, mas são sutilezas usadas pelo inimigo, para nos fazer contrariar a Palavra de Deus

Anônimo disse...

Entendo que livrar-se da aparência do mal também é abrir mão de uma situação cômoda que não lhe deixa em pecado, mas compromete a imagem do evangelho, gera escândalo, duvida ou polêmica nas pessoas em sua volta ou na sociedade local (Paulo diz me fiz de fraco para ganhar os fracos e de forte para ganhar os fortes, é negar a si mesmo, sair da zona de conforto por amor ao evangelho.