terça-feira, 11 de agosto de 2009

COMO É GERADO O PECADO?

TIAGO 1

14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

O pecado começa a ser gerado aos poucos como uma mulher grávida que está gerando uma criança.

O pai do pecado é o diabo, ele analisa em nossa mente se há uma cobiça, um desejo (concupiscência), ao encontrar a cobiça em nossa mente satanás usa então a sedução (engodo) para levar as pessoas a aceitarem as suas idéias (tentações) e assim se a pessoa aceitar gerará o pecado que afastará o homem de Deus causando-lhe a segunda morte e o levará para o lago de fogo e enxofre que foi feito para satanás e os demônios. (Mateus 25 : 41)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (I Pedro 5 : 8)

O Senhor nesta passagem nos alerta a ficarmos sóbrios e vigiar, uma pessoa que não é sóbria é porque se embriagou. A bebida alcoólica entorpece a mente e a pessoa que bebeu não consegue discernir as coisas a sua volta, não sabendo mais o que é certo e errado, assim é aquele que mesmo cristão não se alimenta da Palavra de Deus, deixando se envolver com as coisas do mundo, por isso o Senhor diz: “SEDE SÓBRIOS”. Logo em seguida Ele acrescenta: “VIGIAI”, só consegue vigiar quem é sóbrio, quem não é sóbrio jamais vai conseguir vigiar.

Há um objetivo do porque estarmos sóbrios e vigilantes, a razão é porque o diabo, que é o nosso adversário, inimigo de Deus, e causador de todo roubo, morte ou destruição (João 10 : 10) anda rodeando as pessoas, bramando, rugindo como um leão (ele não é leão, leão é Jesus, leão da tribo de Judá), porém ele ruge como um leão para causar medo aos que são de Deus para poder tragar, pois o medo é uma porta aberta para satanás entrar em nossa vida.

Jó, apesar de ser um homem íntegro, reto e temente a Deus e que se desviava do mal possuía um grande medo, ele mesmo confessa:

"Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu." (Jó 3 : 25)

Ele temia que nos banquetes que seus filhos realizavam tivessem pecado, e amaldiçoado a Deus.

JÓ 1

4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Por isso satanás ruge como um leão, para nos causar medo e através deste medo tentar destruir nossas vidas, porém o Senhor Jesus nos deu a vitória que é a Palavra de Deus, ao tomar posse dela como algo mais importante de sua nossa o Senhor começa a agir em nosso favor.

O segredo da vitória em nossas vidas é sermos sóbrios na Palavra de Deus e andar atento vigiando para não cairmos nas garras do nosso adversário.

Só seremos sóbrios se conhecermos bem a Palavra de Deus, não estou dizendo aqui para decorarmos versículos e capítulos, mas para praticarmos a Palavra de Deus porque só ler é letra, mas praticar e ser vivificado pelo Espirito de Deus.

"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." (II Coríntios 3 : 6)

SE UM PASSARINHO VOA ACIMA DE SUA CABEÇA, VOCÊ NÃO TEM CULPA ALGUMA, PORÉM SE ELE POUSAR E FIZER UM NINHO NELA, ENTÃO A CULPA É SUA POR TER DEIXADO.” Ou seja você não tem culpa alguma de ser tentado, porém se você aceita a tentação, então você é culpado e estará em pecado.


Flávio Franklin

Nenhum comentário: