terça-feira, 15 de setembro de 2009

NÃO PERMITA QUE O INIMIGO TOME A SUA PAZ

Jerusalém significa lugar de paz. A Bíblia nos revela no antigo testamento que Jerusalém era uma cidade muito

almejada pelos inimigos de Israel, haviam várias guerras para tomarem Jerusalém.

Hoje não é diferente, só que estamos vivendo um mundo espiritual, estamos num mundo material, porém vivemos um mundo espiritual. O velho testamento é uma figuração do que vivemos agora. Israel tinha reis e sacerdotes, nós somos reis e sacerdotes no mundo espiritual.

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." (Apocalipse 1 : 6)

Os inimigos de Israel eram em carne e osso, eram seres humanos pertencentes a povos pagãos, os nossos inimigos não são seres humanos, são os demônios e Satanás.

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6 : 12)

Os reis reinavam sobre as cidades e países, nós reinamos sobre nossa vida e nossa família no reino de Deus.

Os inimigos de Israel queriam tomar as cidades fortificadas e Jerusalém.

Nossos inimigos querem nos afastar da fonte de nossa força, a Palavra de Deus e tomar a nossa paz (Jerusalém, lugar de paz).

A estratégia de Satanás é colocar em nossa vida coisas que nos afastam da Palavra de Deus, nos encher de coisas para fazer, ao mesmo tempo que com seus dardos inflamados tentam colocar em nossas mentes idéias que contrariam a Palavra de Deus, como: “Não leia a Bíblia agora, você tem muito o que fazer, deixe para depois...”

Estes dardos inflamados sendo aceitos em nossa mente, isto é se obedecermos o que o inimigo nos diz em nossas mentes, começaremos a nos afastar da Palavra de Deus, se lia-mos a Bíblia todos os dias em certo horário e nos dedicávamos as coisas de Deus, começaremos a nos afastar aos poucos de tudo, não teremos mais tempo ou vontade de nos dedicar as coisas de Deus, neste momento o inimigo está tomando as cidades fortificadas que haviam em nós, éramos fortalecidos pela Palavra de Deus, afastados dela seremos muito fracos diante dos ataques de Satanás.

Em II Crônicas 12 temos um exemplo disto:

II CRÔNICAS 12

1 Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel.

2 E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR)

3 Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes.

4 E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém.

Vemos que Roboão tornou-se rei de Israel e se fortaleceu, porém ele deixou a lei do Senhor, deixou de praticar a Palavra de Deus, e todo Israel também deixou.

Isto acontece com o cristão, ele tornasse rei se fortalece na verdade da Palavra e a deixa, com isso toda sua família começa a se afastar da Palavra também.

Então o rei do Egito (figuração de Satanás) ao ver que transgredimos contra o Senhor nos afastando da Palavra, vem contra nós com muitos problemas, doenças e ataques malignos em nossas mentes, e como não estamos mais fortalecidos na Palavra de Deus, ele nos toma a paz, a paz que o Senhor Jesus nos deu.

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14 : 27)

Satanás quer nos tomar a paz que o Senhor Jesus nos deu, aquela que verdadeiramente sacia a nossa sede.

Sem esta paz o homem vive errante andando de um lado para o outro, procurando nas coisas do mundo algo que possa o tornar feliz sem jamais conseguir.

Ao contrário desta passagem de Roboão temos em II Crônicas 32 um rei que sofrendo os mesmos ataques do inimigo não foi derrotado, pois não se afastou da lei do Senhor e o inimigo não conseguiu tomar as cidades fortificadas nem chegar a Jerusalém.

II CRÔNICAS 32

1 Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas.

2 Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém,

3 Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.

4 Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?

5 E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.

6 E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo:

7 Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.

8 Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.

O rei Ezequias sofreu ataques de Senaqueribe, rei da Assíria (também figura de Satanás), porém ele não abandonou ao Senhor, ficou firme na Palavra de Deus e não se intimidou diante das ameaças de invasão do inimigo, pelo contrário levantou o povo com palavras de acordo com a Palavra de Deus dizendo:

“Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.

Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós.”

Irmãos, temos que agir como Ezequias, nunca abandonar a Palavra de Deus, assim quando vir a adversidade temos força vindo da Palavra de Deus para destruir os ataques do inimigo. E assim Satanás que queria tomar nossas cidades fortificadas (afastamento da Palavra de Deus) e tomar Jerusalém (paz que o Senhor Jesus nos dá) não conseguirá vitória, pelo contrario nós em nome do Senhor Jesus destruiremos as fortalezas do inferno que tentam destruir nossas vidas.

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (II Coríntios 10 : 4)

Flávio Franklin

Nenhum comentário: